Ser criança imigrante boliviana na Ocupação Prestes Maia: o cotidiano e os sonhos da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Abrão Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-14122018-094847
Resumo: Este trabalho analisa o cotidiano e os sonhos das crianças imigrantes bolivianas de 2ª geração moradoras da ocupação vertical Prestes Maia, com o intuito de constatar como estes meninos e meninas vivenciam a infância cujas experiências transitam entre Brasil e Bolívia, em ser semteto, frequentar a escola pública e principalmente em expressar as suas brincadeiras e maneiras de habitar a cidade e a moradia ocupada. O objetivo desta pesquisa se amplia ao trazer as narrativas dos familiares das crianças que expõe suas trajetórias como imigrantes, principalmente as dificuldades encontradas na cidade em relação ao trabalho e habitação, levando-os a participar da Frente de Luta por Moradia (FLM). A observação participante e entrevistas semiestruturadas (realizadas com familiares das crianças e uma das coordenadoras da Ocupação Prestes Maia) ocorreram ao longo do ano de 2016. As oficinas que inicialmente começaram na brinquedoteca da Ocupação se expandiram para outros espaços, como escadas, lajes e pátios, consistindo em práticas que envolveram rodas de conversa, brincadeiras, desenhos, fotografias e dobraduras. Os dados coletados e compostos com as crianças foram fundamentais na compreensão desta nova geração de imigrantes que se forma em um cotidiano permeado por dificuldades e sonhos de uma vida melhor, como a aquisição da casa própria. Confirma-se a hipótese de uma infância que em seu cotidiano revela experiências que apontam para a composição de identidades híbridas, transitando entre Brasil e Bolívia e em busca dos seus direitos de crianças, como o brincar e habitar a moradia ocupada.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Ser criança imigrante boliviana na Ocupação Prestes Maia: o cotidiano e os sonhos da infância Being a Bolivian immigrant child in Occupation Prestes Maia: the daily life and dreams of childhood 2018-03-27Marcia Aparecida GobbiCaio BoucinhasCarolina de Roig CatiniCarolina Abrão GonçalvesUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Bolivian children Crianças bolivianas FLM Imigração Immigration Luta por moradia Occupation Prestes Maia Ocupação Prestes Maia Sem-teto Este trabalho analisa o cotidiano e os sonhos das crianças imigrantes bolivianas de 2ª geração moradoras da ocupação vertical Prestes Maia, com o intuito de constatar como estes meninos e meninas vivenciam a infância cujas experiências transitam entre Brasil e Bolívia, em ser semteto, frequentar a escola pública e principalmente em expressar as suas brincadeiras e maneiras de habitar a cidade e a moradia ocupada. O objetivo desta pesquisa se amplia ao trazer as narrativas dos familiares das crianças que expõe suas trajetórias como imigrantes, principalmente as dificuldades encontradas na cidade em relação ao trabalho e habitação, levando-os a participar da Frente de Luta por Moradia (FLM). A observação participante e entrevistas semiestruturadas (realizadas com familiares das crianças e uma das coordenadoras da Ocupação Prestes Maia) ocorreram ao longo do ano de 2016. As oficinas que inicialmente começaram na brinquedoteca da Ocupação se expandiram para outros espaços, como escadas, lajes e pátios, consistindo em práticas que envolveram rodas de conversa, brincadeiras, desenhos, fotografias e dobraduras. Os dados coletados e compostos com as crianças foram fundamentais na compreensão desta nova geração de imigrantes que se forma em um cotidiano permeado por dificuldades e sonhos de uma vida melhor, como a aquisição da casa própria. Confirma-se a hipótese de uma infância que em seu cotidiano revela experiências que apontam para a composição de identidades híbridas, transitando entre Brasil e Bolívia e em busca dos seus direitos de crianças, como o brincar e habitar a moradia ocupada. This work analyzes the daily life and dreams of the bolivian immigrant childrens of second generation living in the vertical occupation Prestes Maia, with the purpose of verifying how these boys and girls live infancy whose experiences transiting between Brazil and Bolivia, in being homeless, attending public school and especially in expressing their joking and ways of inhabiting the city and the occupied dwelling. The objective of this research is extended by bringing the narratives of the families of the children that exposes their trajectories as immigrants, especially the difficulties encountered in the city in relation to work and housing, leading them to participate in the Front for Struggle for Housing (FLM). The participant observation and semi-structured interviews (conducted with family members of the children and one of the coordinators of the Prestes Maia Occupation) occurred throughout 2016. The workshops that initially started in the Ocupação toyroom expanded into other spaces, such as stairs, slabs and patios, consisting of practices involving talk wheels, plays, drawings, photographs and fold of paper. The collected data were fundamental in the understanding of this new generation of immigrants that forms in a daily life permeated by difficulties and dreams of a better life, like the acquisition of the house. We confirm the hypothesis of a childhood that in its daily life reveals experiences that point to the composition of hybrid identities, transiting between Brazil and Bolivia and in search of their rights of children, such as playing and inhabiting the occupied dwelling. https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-14122018-094847info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:59:11Zoai:teses.usp.br:tde-14122018-094847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:40:46.588507Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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