Estudo do Metabolismo Energético do Sistemas de Transporte: Caso de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Marson Teixeira de Andrade
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.86.1998.tde-19012012-095743
Resumo: O meio ambiente urbano vem sofrendo drásticas transformações ao longo destas últimas décadas. E um dos principais problemas é o aumento significativo da poluição atmosférica devido ao metabolismo realizado pela frota de veículos motorizados e indústrias instaladas nos centros urbanos. Neste trabalho, a cidade é compreendida como um sistema aberto e vista como um organismo vivo, que se alimenta de recursos naturais, realiza seu próprio metabolismo, produz resíduos, como subprodutos resultantes deste metabolismo, sob a forma de emissão gasosa, liquida e sólida que agridem e desequilibram o meio biogeofísico e afetam a comunidade al residente, bem como de regiões circunvizinhas e até bem distantes. Uma cidade ou um de seus sistemas podem ser considerados como possuidor de um metabolismo eficiente, quando consomem menos energia ou recurso natural para realizar as mesmas funções de manutenção, de geração de serviços, de crescimento urbano e de desenvolvimento sócio-econômico, produzindo menores quantidades de emissões, diminuindo os impactos negativos sobre o meio biogeofísico. Por meio de uma abordagem sistêmica e multidisciplinar, utilizado o modelo do metabolismo de uma cidade, focaliza-se no metabolismo energético do sistema de transportes. Como estudo de caso a cidade de Curitiba, estudando o metabolismo energético de seu sistema de circulação, em especial da Rede integrada de Transportes RIT, criada a partir de 1971.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Estudo do Metabolismo Energético do Sistemas de Transporte: Caso de Curitiba Study of energy metabolism of the transport system: Case of Curitiba 1998-07-23Jose GoldembergLucio GrinoverNicolau Fares GualdaRenata Marson Teixeira de AndradeUniversidade de São PauloInterunidades em EnergiaUSPBR energia energy O meio ambiente urbano vem sofrendo drásticas transformações ao longo destas últimas décadas. E um dos principais problemas é o aumento significativo da poluição atmosférica devido ao metabolismo realizado pela frota de veículos motorizados e indústrias instaladas nos centros urbanos. Neste trabalho, a cidade é compreendida como um sistema aberto e vista como um organismo vivo, que se alimenta de recursos naturais, realiza seu próprio metabolismo, produz resíduos, como subprodutos resultantes deste metabolismo, sob a forma de emissão gasosa, liquida e sólida que agridem e desequilibram o meio biogeofísico e afetam a comunidade al residente, bem como de regiões circunvizinhas e até bem distantes. Uma cidade ou um de seus sistemas podem ser considerados como possuidor de um metabolismo eficiente, quando consomem menos energia ou recurso natural para realizar as mesmas funções de manutenção, de geração de serviços, de crescimento urbano e de desenvolvimento sócio-econômico, produzindo menores quantidades de emissões, diminuindo os impactos negativos sobre o meio biogeofísico. Por meio de uma abordagem sistêmica e multidisciplinar, utilizado o modelo do metabolismo de uma cidade, focaliza-se no metabolismo energético do sistema de transportes. Como estudo de caso a cidade de Curitiba, estudando o metabolismo energético de seu sistema de circulação, em especial da Rede integrada de Transportes RIT, criada a partir de 1971. In the less developed countries, the urban environment has been suffering drastic transformations in the last decades. One of the main problems from the city growth is the signicant increase of the atmospheric pollution due to emissions resulted from the metabolism of the Circulatory System, caused by traffic stream. In this work, the city is understood as an open system and seen as an alive organism that accomplishes its own metabolism: it consumes energy and material and produces residues, as resulting by-products from its metabolism. The waste disposal is in the form of gaseous, liquid and solid emissions that change the environment and affect the inhabitants of the urban areas. The city or one of its systems can accomplish an efficient metabolism, when they consume less energy or any resource to maintain its functions (generation of services, urban growth and social-economical development), producing smaller amounts of emissions and nally decreasing the negative impacts on the environment. By a systemic and multidisciplinary approach, the indicators of the metabolism of a city are used to study the energy metabolism of the transport system. The case of this study is the city of Curitiba, looking at the energy metabolism of its system of circulation, specially of RlTS - Public Transport integrated Net. https://doi.org/10.11606/D.86.1998.tde-19012012-095743info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:21:40Zoai:teses.usp.br:tde-19012012-095743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:53:24.107104Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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