Estudo do Metabolismo Energético do Sistemas de Transporte: Caso de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Renata Marson Teixeira de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-19012012-095743/
Resumo: O meio ambiente urbano vem sofrendo drásticas transformações ao longo destas últimas décadas. E um dos principais problemas é o aumento significativo da poluição atmosférica devido ao metabolismo realizado pela frota de veículos motorizados e indústrias instaladas nos centros urbanos. Neste trabalho, a cidade é compreendida como um sistema aberto e vista como um organismo vivo, que se alimenta de recursos naturais, realiza seu próprio metabolismo, produz resíduos, como subprodutos resultantes deste metabolismo, sob a forma de emissão gasosa, liquida e sólida que agridem e desequilibram o meio biogeofísico e afetam a comunidade al residente, bem como de regiões circunvizinhas e até bem distantes. Uma cidade ou um de seus sistemas podem ser considerados como possuidor de um metabolismo eficiente, quando consomem menos energia ou recurso natural para realizar as mesmas funções de manutenção, de geração de serviços, de crescimento urbano e de desenvolvimento sócio-econômico, produzindo menores quantidades de emissões, diminuindo os impactos negativos sobre o meio biogeofísico. Por meio de uma abordagem sistêmica e multidisciplinar, utilizado o modelo do metabolismo de uma cidade, focaliza-se no metabolismo energético do sistema de transportes. Como estudo de caso a cidade de Curitiba, estudando o metabolismo energético de seu sistema de circulação, em especial da Rede integrada de Transportes RIT, criada a partir de 1971.
id USP_ea67c584ad97828fd117b4b6b73817b9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19012012-095743
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo do Metabolismo Energético do Sistemas de Transporte: Caso de CuritibaStudy of energy metabolism of the transport system: Case of CuritibaenergiaenergyO meio ambiente urbano vem sofrendo drásticas transformações ao longo destas últimas décadas. E um dos principais problemas é o aumento significativo da poluição atmosférica devido ao metabolismo realizado pela frota de veículos motorizados e indústrias instaladas nos centros urbanos. Neste trabalho, a cidade é compreendida como um sistema aberto e vista como um organismo vivo, que se alimenta de recursos naturais, realiza seu próprio metabolismo, produz resíduos, como subprodutos resultantes deste metabolismo, sob a forma de emissão gasosa, liquida e sólida que agridem e desequilibram o meio biogeofísico e afetam a comunidade al residente, bem como de regiões circunvizinhas e até bem distantes. Uma cidade ou um de seus sistemas podem ser considerados como possuidor de um metabolismo eficiente, quando consomem menos energia ou recurso natural para realizar as mesmas funções de manutenção, de geração de serviços, de crescimento urbano e de desenvolvimento sócio-econômico, produzindo menores quantidades de emissões, diminuindo os impactos negativos sobre o meio biogeofísico. Por meio de uma abordagem sistêmica e multidisciplinar, utilizado o modelo do metabolismo de uma cidade, focaliza-se no metabolismo energético do sistema de transportes. Como estudo de caso a cidade de Curitiba, estudando o metabolismo energético de seu sistema de circulação, em especial da Rede integrada de Transportes RIT, criada a partir de 1971.In the less developed countries, the urban environment has been suffering drastic transformations in the last decades. One of the main problems from the city growth is the signicant increase of the atmospheric pollution due to emissions resulted from the metabolism of the Circulatory System, caused by traffic stream. In this work, the city is understood as an open system and seen as an alive organism that accomplishes its own metabolism: it consumes energy and material and produces residues, as resulting by-products from its metabolism. The waste disposal is in the form of gaseous, liquid and solid emissions that change the environment and affect the inhabitants of the urban areas. The city or one of its systems can accomplish an efficient metabolism, when they consume less energy or any resource to maintain its functions (generation of services, urban growth and social-economical development), producing smaller amounts of emissions and nally decreasing the negative impacts on the environment. By a systemic and multidisciplinary approach, the indicators of the metabolism of a city are used to study the energy metabolism of the transport system. The case of this study is the city of Curitiba, looking at the energy metabolism of its system of circulation, specially of RlTS - Public Transport integrated Net.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoldemberg, JoseAndrade, Renata Marson Teixeira de1998-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-19012012-095743/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-19012012-095743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do Metabolismo Energético do Sistemas de Transporte: Caso de Curitiba
Study of energy metabolism of the transport system: Case of Curitiba
title Estudo do Metabolismo Energético do Sistemas de Transporte: Caso de Curitiba
spellingShingle Estudo do Metabolismo Energético do Sistemas de Transporte: Caso de Curitiba
Andrade, Renata Marson Teixeira de
energia
energy
title_short Estudo do Metabolismo Energético do Sistemas de Transporte: Caso de Curitiba
title_full Estudo do Metabolismo Energético do Sistemas de Transporte: Caso de Curitiba
title_fullStr Estudo do Metabolismo Energético do Sistemas de Transporte: Caso de Curitiba
title_full_unstemmed Estudo do Metabolismo Energético do Sistemas de Transporte: Caso de Curitiba
title_sort Estudo do Metabolismo Energético do Sistemas de Transporte: Caso de Curitiba
author Andrade, Renata Marson Teixeira de
author_facet Andrade, Renata Marson Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldemberg, Jose
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Renata Marson Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv energia
energy
topic energia
energy
description O meio ambiente urbano vem sofrendo drásticas transformações ao longo destas últimas décadas. E um dos principais problemas é o aumento significativo da poluição atmosférica devido ao metabolismo realizado pela frota de veículos motorizados e indústrias instaladas nos centros urbanos. Neste trabalho, a cidade é compreendida como um sistema aberto e vista como um organismo vivo, que se alimenta de recursos naturais, realiza seu próprio metabolismo, produz resíduos, como subprodutos resultantes deste metabolismo, sob a forma de emissão gasosa, liquida e sólida que agridem e desequilibram o meio biogeofísico e afetam a comunidade al residente, bem como de regiões circunvizinhas e até bem distantes. Uma cidade ou um de seus sistemas podem ser considerados como possuidor de um metabolismo eficiente, quando consomem menos energia ou recurso natural para realizar as mesmas funções de manutenção, de geração de serviços, de crescimento urbano e de desenvolvimento sócio-econômico, produzindo menores quantidades de emissões, diminuindo os impactos negativos sobre o meio biogeofísico. Por meio de uma abordagem sistêmica e multidisciplinar, utilizado o modelo do metabolismo de uma cidade, focaliza-se no metabolismo energético do sistema de transportes. Como estudo de caso a cidade de Curitiba, estudando o metabolismo energético de seu sistema de circulação, em especial da Rede integrada de Transportes RIT, criada a partir de 1971.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-19012012-095743/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-19012012-095743/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090848833404928