Alfabetização em biologia na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crepaldi, Marilize
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02052013-144301/
Resumo: O presente trabalho é um estudo de caso do CEEJA Dona Clara Mantelli, por possuir uma proposta curricular singular na cidade de São Paulo. A importância da Biologia para a formação do cidadão é parte essencial do trabalho. O objetivo principal dessa investigação foi o de analisar se os estudantes da educação de jovens e adultos dessa proposta metodológica de ensino diferenciada de ensino supletivo podem atingir níveis cognitivos mais complexos de aprendizado dos conteúdos da disciplina Biologia. A sequência metodológica consistiu de três momentos. No primeiro Momento foram entrevistados quarenta e três alunos que cursavam o ensino médio em 2010 e responderam ao primeiro instrumento de pesquisa que atingia questões relativas ao conhecimento da clientela da escola, sua relação com o currículo e a disciplina Biologia. Ainda nesse momento, houve a entrevista com o Dirigente da escola que respondeu sobre a comunidade escolar. O enfoque do segundo momento foi dirigido às professoras e a visão sobre o currículo. O terceiro Momento aconteceu em 2011 e procurou se aproximar dos diferentes níveis cognitivos que quarenta e oito alunos poderiam atingir frente aos vinte conteúdos de Biologia que foram previamente selecionados. As principais conclusões apontaram para o significado da alfabetização em Biologia na vida do aluno jovem e adulto que participou desse programa, entre elas que a concepção desse curso ainda é antropocêntrica, embora os cursos da atualidade estejam preocupados em se dirigir para uma visão mais ecocêntrica da Biologia. O espaço de leitura se mostrou essencial para o desenvolvimento do autodidatismo desse modelo de curso. A disciplina Biologia favorece a inserção do sujeito na vida cidadã e contribui para seus direitos humanos sejam assegurados. As oficinas de Biologia se mostraram eficientes com os três temas selecionados: Botânica, microscopia e Genética, possibilitando aos alunos durante o processo, atingir níveis cognitivos mais complexos de compreensão sobre os assuntos da disciplina.
id USP_ea910199ca9d91b30ad3cb2ae86a36b5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02052013-144301
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Alfabetização em biologia na educação de jovens e adultosLiteracy in biology for youth and adultsAlfabetização em biologiaBiologiaBiologyCurrículoCurriculumEducaçãoEducação de jovens e adultosEducationEducation of young and adultsLiteracy in biologyO presente trabalho é um estudo de caso do CEEJA Dona Clara Mantelli, por possuir uma proposta curricular singular na cidade de São Paulo. A importância da Biologia para a formação do cidadão é parte essencial do trabalho. O objetivo principal dessa investigação foi o de analisar se os estudantes da educação de jovens e adultos dessa proposta metodológica de ensino diferenciada de ensino supletivo podem atingir níveis cognitivos mais complexos de aprendizado dos conteúdos da disciplina Biologia. A sequência metodológica consistiu de três momentos. No primeiro Momento foram entrevistados quarenta e três alunos que cursavam o ensino médio em 2010 e responderam ao primeiro instrumento de pesquisa que atingia questões relativas ao conhecimento da clientela da escola, sua relação com o currículo e a disciplina Biologia. Ainda nesse momento, houve a entrevista com o Dirigente da escola que respondeu sobre a comunidade escolar. O enfoque do segundo momento foi dirigido às professoras e a visão sobre o currículo. O terceiro Momento aconteceu em 2011 e procurou se aproximar dos diferentes níveis cognitivos que quarenta e oito alunos poderiam atingir frente aos vinte conteúdos de Biologia que foram previamente selecionados. As principais conclusões apontaram para o significado da alfabetização em Biologia na vida do aluno jovem e adulto que participou desse programa, entre elas que a concepção desse curso ainda é antropocêntrica, embora os cursos da atualidade estejam preocupados em se dirigir para uma visão mais ecocêntrica da Biologia. O espaço de leitura se mostrou essencial para o desenvolvimento do autodidatismo desse modelo de curso. A disciplina Biologia favorece a inserção do sujeito na vida cidadã e contribui para seus direitos humanos sejam assegurados. As oficinas de Biologia se mostraram eficientes com os três temas selecionados: Botânica, microscopia e Genética, possibilitando aos alunos durante o processo, atingir níveis cognitivos mais complexos de compreensão sobre os assuntos da disciplina.The present work is a case study of CEEJA \"Dona Clara Mantelli\" for possessing a singular curriculum proposal in the city of São Paulo. The importance of biology to the formation of the citizen is an essential part of the job. The main purpose of this research was to examine whether students of education of young people and adults of this methodological proposal of supplementary education can achieve differentiated levels more complex cognitive learning Biology discipline content. Methodological sequence consisted of three moments. At the first moment were interviewed forty-three students who attended high school in 2010 and responded to the first survey instrument that was issues relating to knowledge of the clientele, its relationship with the school curriculum and discipline biology. Still at that moment, there was the interview with the head of school who responded about the school community. The focus of the second moment was directed at teachers and the insight into the curriculum. The third moment happened in 2011 and sought to bring the different cognitive levels that forty-eight students can reach facing twenty biology contents that were previously selected. The main conclusions pointed to the significance of literacy in biology on young and adult students who participated in this program, including the design of this course is still anthropocentric, although today\'s courses are concerned about heading to an ecocentric view of biology. The reading area proved essential to the development of this autodidacticism model of course. The Biology discipline encourages the insertion of the subject in civic life and contributes that their human rights will be insured. The workshops Biology proved efficient with the three selected topics: botany, microscopy and Genetics, enabling students during the process, achieve more complex cognitive levels of understanding on matters of discipline.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKrasilchik, MyriamCrepaldi, Marilize2012-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02052013-144301/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-02052013-144301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização em biologia na educação de jovens e adultos
Literacy in biology for youth and adults
title Alfabetização em biologia na educação de jovens e adultos
spellingShingle Alfabetização em biologia na educação de jovens e adultos
Crepaldi, Marilize
Alfabetização em biologia
Biologia
Biology
Currículo
Curriculum
Educação
Educação de jovens e adultos
Education
Education of young and adults
Literacy in biology
title_short Alfabetização em biologia na educação de jovens e adultos
title_full Alfabetização em biologia na educação de jovens e adultos
title_fullStr Alfabetização em biologia na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Alfabetização em biologia na educação de jovens e adultos
title_sort Alfabetização em biologia na educação de jovens e adultos
author Crepaldi, Marilize
author_facet Crepaldi, Marilize
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krasilchik, Myriam
dc.contributor.author.fl_str_mv Crepaldi, Marilize
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização em biologia
Biologia
Biology
Currículo
Curriculum
Educação
Educação de jovens e adultos
Education
Education of young and adults
Literacy in biology
topic Alfabetização em biologia
Biologia
Biology
Currículo
Curriculum
Educação
Educação de jovens e adultos
Education
Education of young and adults
Literacy in biology
description O presente trabalho é um estudo de caso do CEEJA Dona Clara Mantelli, por possuir uma proposta curricular singular na cidade de São Paulo. A importância da Biologia para a formação do cidadão é parte essencial do trabalho. O objetivo principal dessa investigação foi o de analisar se os estudantes da educação de jovens e adultos dessa proposta metodológica de ensino diferenciada de ensino supletivo podem atingir níveis cognitivos mais complexos de aprendizado dos conteúdos da disciplina Biologia. A sequência metodológica consistiu de três momentos. No primeiro Momento foram entrevistados quarenta e três alunos que cursavam o ensino médio em 2010 e responderam ao primeiro instrumento de pesquisa que atingia questões relativas ao conhecimento da clientela da escola, sua relação com o currículo e a disciplina Biologia. Ainda nesse momento, houve a entrevista com o Dirigente da escola que respondeu sobre a comunidade escolar. O enfoque do segundo momento foi dirigido às professoras e a visão sobre o currículo. O terceiro Momento aconteceu em 2011 e procurou se aproximar dos diferentes níveis cognitivos que quarenta e oito alunos poderiam atingir frente aos vinte conteúdos de Biologia que foram previamente selecionados. As principais conclusões apontaram para o significado da alfabetização em Biologia na vida do aluno jovem e adulto que participou desse programa, entre elas que a concepção desse curso ainda é antropocêntrica, embora os cursos da atualidade estejam preocupados em se dirigir para uma visão mais ecocêntrica da Biologia. O espaço de leitura se mostrou essencial para o desenvolvimento do autodidatismo desse modelo de curso. A disciplina Biologia favorece a inserção do sujeito na vida cidadã e contribui para seus direitos humanos sejam assegurados. As oficinas de Biologia se mostraram eficientes com os três temas selecionados: Botânica, microscopia e Genética, possibilitando aos alunos durante o processo, atingir níveis cognitivos mais complexos de compreensão sobre os assuntos da disciplina.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02052013-144301/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02052013-144301/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256604746973184