Arte sonora: uma metamorfose das musas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-17062008-152641/ |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de realizar um mapeamento de questões presentes em um conjunto de obras que, a partir de meados da década de 1970, vêm se agrupando sob o termo - arte sonora. Para tanto, este trabalho parte de uma aproximação com o repertório, na medida em que realiza um levantamento e análise, por meio de bibliografia, discografia, catálogos de obras e outras fontes, abordando o trabalho de vários artistas que se destacam nesse âmbito, bem como apontando diversas questões extraídas desse primeiro passo. A partir daí, constatou-se que esse repertório é bastante amplo e divergente, e que a delimitação desse campo pode ser apenas aproximada. Porém, para a realização de um mapeamento do ideário da arte sonora, foi estabelecido um levantamento e análise de obras de artistas que, de uma forma ou outra, influenciaram esse processo. Três referências fundamentais são levantadas e abordadas: a Música Eletroacústica, a Installation Art e a Performance Art. Posteriormente a pesquisa concentrou-se no que, no decorrer da dissertação, chamamos de arte sonora e a partir daí, extraiu-se cinco aspectos considerados fundamentais para a análise e compreensão desse repertório. São eles: Sonoridade, Tecnologia, Interação, Espaço e Tempo. |
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Arte sonora: uma metamorfose das musasSound art: a metamorphosis of the musesarte sonoraelectroacoustic musicinstalação sonoramúsica eletroacústicaperformanceperformancesound artsound installationsEsta pesquisa tem o objetivo de realizar um mapeamento de questões presentes em um conjunto de obras que, a partir de meados da década de 1970, vêm se agrupando sob o termo - arte sonora. Para tanto, este trabalho parte de uma aproximação com o repertório, na medida em que realiza um levantamento e análise, por meio de bibliografia, discografia, catálogos de obras e outras fontes, abordando o trabalho de vários artistas que se destacam nesse âmbito, bem como apontando diversas questões extraídas desse primeiro passo. A partir daí, constatou-se que esse repertório é bastante amplo e divergente, e que a delimitação desse campo pode ser apenas aproximada. Porém, para a realização de um mapeamento do ideário da arte sonora, foi estabelecido um levantamento e análise de obras de artistas que, de uma forma ou outra, influenciaram esse processo. Três referências fundamentais são levantadas e abordadas: a Música Eletroacústica, a Installation Art e a Performance Art. Posteriormente a pesquisa concentrou-se no que, no decorrer da dissertação, chamamos de arte sonora e a partir daí, extraiu-se cinco aspectos considerados fundamentais para a análise e compreensão desse repertório. São eles: Sonoridade, Tecnologia, Interação, Espaço e Tempo.The main purpose of this research is to map the central aspects that can be observed in a representative repertoire of art works that since the 70\' is been labeled Sound Art. This work starts from the research and analysis of this repertoire based on the available bibliography, audiography, exhibitions\' catalogues and other sources. A representative number of artists are investigated and their work analyzed. From this research it becomes evident that this repertoire is extremely large ample and divergent, and that the delimitation of this field is a difficult task. However, for the accomplishment of a mapping of the main concepts that area related to Sound Art, we proceeded the analysis of a number of works. Three basic references are investigated: Electroacoustic Music; Installation Art and Performance. Afterward the research investigated five aspects that we consider to be of fundamental importance to the comprehension of this repertoire: Sound, Technology, Interaction, Space and TimeBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIazzetta, Fernando Henrique de OliveiraSilva, Lilian Campesato Custódio da2007-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-17062008-152641/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-17062008-152641Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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