Avaliação da compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental II por meio do reconto de um conto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Willemann, Claudine Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03012022-112650/
Resumo: O presente estudo tem por objetivo avaliar a compreensão leitora de estudantes do 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental II, de escolas da Rede Pública e Privada de Ensino, por meio da análise do reconto produzido por esses alunos, após a leitura individual de um conto da literatura nacional. Participaram desse estudo 86 estudantes, porém só havia 55 arquivos com os áudios dos recontos gravados para análise. Cada reconto foi avaliado com base no princípio de figura-fundo, fundamentado pela teoria da transitividade, possibilitando averiguar os tipos de orações resgatadas pelos alunos, sendo Figura as orações que representam as partes centrais do texto; Fundo 1 as orações relacionadas às ideias presentes nas orações-figura, porém com estruturas morfossintáticas mais complexas; e, por fim, Fundo 2 as orações mais periféricas, mais distantes das orações-figura, com informações mais subjetivas e estruturas mais complexas. Essa análise nos permitiu resultados bastantes precisos com relação a retomadas de orações, confirmando a hipótese de que as figuras seriam predominantes nos recontos. Também nos possibilitou perceber que a escolaridade influencia na quantidade de figuras, fundo 1 e fundo 2 resgatados pelos alunos em seus recontos
id USP_ec784a80a6e7ecae8f6609ca815a1ab3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03012022-112650
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação da compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental II por meio do reconto de um contoAssessment of reading comprehension in Elementary School II students through the retelling of a short storyAssessmentAvaliaçãoCompreensão de leituraElementary school IIEnsino fundamental II; Figura-fundoFigure-backgroundRecontoRetellingO presente estudo tem por objetivo avaliar a compreensão leitora de estudantes do 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental II, de escolas da Rede Pública e Privada de Ensino, por meio da análise do reconto produzido por esses alunos, após a leitura individual de um conto da literatura nacional. Participaram desse estudo 86 estudantes, porém só havia 55 arquivos com os áudios dos recontos gravados para análise. Cada reconto foi avaliado com base no princípio de figura-fundo, fundamentado pela teoria da transitividade, possibilitando averiguar os tipos de orações resgatadas pelos alunos, sendo Figura as orações que representam as partes centrais do texto; Fundo 1 as orações relacionadas às ideias presentes nas orações-figura, porém com estruturas morfossintáticas mais complexas; e, por fim, Fundo 2 as orações mais periféricas, mais distantes das orações-figura, com informações mais subjetivas e estruturas mais complexas. Essa análise nos permitiu resultados bastantes precisos com relação a retomadas de orações, confirmando a hipótese de que as figuras seriam predominantes nos recontos. Também nos possibilitou perceber que a escolaridade influencia na quantidade de figuras, fundo 1 e fundo 2 resgatados pelos alunos em seus recontosThis present study aims at evaluating the reading comprehension of students from the 7th, 8th and 9th Grades of Elementary School II, from schools in the Public and Private schools, through the analysis of the retelling produced by these students, after the individual reading of a tale from the national literature. Eighty-six students participated in this study, but there were only 55 files with the audios of the retellings recorded for analysis. Each retelling was evaluated based on the figure-ground principle, based on the transitivity theory, making it possible to investigate the types of clauses taken out by the students, with Figure being the clauses that represent the central parts of the text; Background 1, the clauses related to the ideas present in the figure clauses, but with more complex morphosyntactic structures; and, finally, Background 2, the more peripheral clauses, more distant from the figure clauses, with more subjective information and more complex structures. This analysis allowed us to obtain very precise results regarding the retaking of clauses, confirming the hypothesis that the figures would be predominant in the retellings. It also made it possible for us to realize that schooling influences the number of figures, background 1 and background 2 taken out by students in their retellingsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPaula, Fraulein Vidigal deWillemann, Claudine Alves2021-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03012022-112650/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-03T13:55:02Zoai:teses.usp.br:tde-03012022-112650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-03T13:55:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental II por meio do reconto de um conto
Assessment of reading comprehension in Elementary School II students through the retelling of a short story
title Avaliação da compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental II por meio do reconto de um conto
spellingShingle Avaliação da compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental II por meio do reconto de um conto
Willemann, Claudine Alves
Assessment
Avaliação
Compreensão de leitura
Elementary school II
Ensino fundamental II; Figura-fundo
Figure-background
Reconto
Retelling
title_short Avaliação da compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental II por meio do reconto de um conto
title_full Avaliação da compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental II por meio do reconto de um conto
title_fullStr Avaliação da compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental II por meio do reconto de um conto
title_full_unstemmed Avaliação da compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental II por meio do reconto de um conto
title_sort Avaliação da compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental II por meio do reconto de um conto
author Willemann, Claudine Alves
author_facet Willemann, Claudine Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, Fraulein Vidigal de
dc.contributor.author.fl_str_mv Willemann, Claudine Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Assessment
Avaliação
Compreensão de leitura
Elementary school II
Ensino fundamental II; Figura-fundo
Figure-background
Reconto
Retelling
topic Assessment
Avaliação
Compreensão de leitura
Elementary school II
Ensino fundamental II; Figura-fundo
Figure-background
Reconto
Retelling
description O presente estudo tem por objetivo avaliar a compreensão leitora de estudantes do 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental II, de escolas da Rede Pública e Privada de Ensino, por meio da análise do reconto produzido por esses alunos, após a leitura individual de um conto da literatura nacional. Participaram desse estudo 86 estudantes, porém só havia 55 arquivos com os áudios dos recontos gravados para análise. Cada reconto foi avaliado com base no princípio de figura-fundo, fundamentado pela teoria da transitividade, possibilitando averiguar os tipos de orações resgatadas pelos alunos, sendo Figura as orações que representam as partes centrais do texto; Fundo 1 as orações relacionadas às ideias presentes nas orações-figura, porém com estruturas morfossintáticas mais complexas; e, por fim, Fundo 2 as orações mais periféricas, mais distantes das orações-figura, com informações mais subjetivas e estruturas mais complexas. Essa análise nos permitiu resultados bastantes precisos com relação a retomadas de orações, confirmando a hipótese de que as figuras seriam predominantes nos recontos. Também nos possibilitou perceber que a escolaridade influencia na quantidade de figuras, fundo 1 e fundo 2 resgatados pelos alunos em seus recontos
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03012022-112650/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03012022-112650/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256626532188160