O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/8542 |
Resumo: | Neste artigo abordamos o ensino da leitura, considerando duas variáveis: as estratégias e os objetivos de leitura, sendo que o foco maior foi dado ao estudo de um objetivo de leitura em específico, o de ler para recontar. Tomando como recorte teórico os pressupostos da Psicolinguística (SOLÉ, 1998; BORGES, 2018; PEREIRA; BORGES, 2018), neste estudo buscou-se analisar de que maneira o ensino do reconto pode contribuir com o desenvolvimento e o aprimoramento da habilidade de compreensão leitora. Para oportunizar o desenvolvimento e aperfeiçoamento da habilidade de recontar, foram realizadas cinco oficinas precedidas pela aplicação de um pré-teste e sucedidas pela aplicação de um pós-teste. Os testes e as oficinas foram realizados com 18 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Embora a análise estatística não tenha apresentado variação significativa, houve uma melhora na média de desempenho dos estudantes, o que mostra que o trabalho com o reconto pode contribuir na formação de leitores mais autônomos, capazes de utilizar o que aprenderam e, consequentemente, controlar seu processo de compreensão leitora. |
id |
UEFS-1_9df8f94ed5ba162ef7b64b04bae53320 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/8542 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitoraCompreensão leitoraObjetivos de leituraEstratégias de leituraRecontoNeste artigo abordamos o ensino da leitura, considerando duas variáveis: as estratégias e os objetivos de leitura, sendo que o foco maior foi dado ao estudo de um objetivo de leitura em específico, o de ler para recontar. Tomando como recorte teórico os pressupostos da Psicolinguística (SOLÉ, 1998; BORGES, 2018; PEREIRA; BORGES, 2018), neste estudo buscou-se analisar de que maneira o ensino do reconto pode contribuir com o desenvolvimento e o aprimoramento da habilidade de compreensão leitora. Para oportunizar o desenvolvimento e aperfeiçoamento da habilidade de recontar, foram realizadas cinco oficinas precedidas pela aplicação de um pré-teste e sucedidas pela aplicação de um pós-teste. Os testes e as oficinas foram realizados com 18 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Embora a análise estatística não tenha apresentado variação significativa, houve uma melhora na média de desempenho dos estudantes, o que mostra que o trabalho com o reconto pode contribuir na formação de leitores mais autônomos, capazes de utilizar o que aprenderam e, consequentemente, controlar seu processo de compreensão leitora.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2024-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/854210.13102/cl.v24i1.8542A Cor das Letras; v. 24 n. 1 (2023): Estudos Literários2594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/8542/8692Copyright (c) 2024 A Cor das Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessForneck, Kári LúciaFachini, Júlia2024-06-14T01:18:07Zoai:ojs3.uefs.br:article/8542Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2024-06-14T01:18:07A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora |
title |
O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora |
spellingShingle |
O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora Forneck, Kári Lúcia Compreensão leitora Objetivos de leitura Estratégias de leitura Reconto |
title_short |
O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora |
title_full |
O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora |
title_fullStr |
O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora |
title_full_unstemmed |
O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora |
title_sort |
O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora |
author |
Forneck, Kári Lúcia |
author_facet |
Forneck, Kári Lúcia Fachini, Júlia |
author_role |
author |
author2 |
Fachini, Júlia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forneck, Kári Lúcia Fachini, Júlia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão leitora Objetivos de leitura Estratégias de leitura Reconto |
topic |
Compreensão leitora Objetivos de leitura Estratégias de leitura Reconto |
description |
Neste artigo abordamos o ensino da leitura, considerando duas variáveis: as estratégias e os objetivos de leitura, sendo que o foco maior foi dado ao estudo de um objetivo de leitura em específico, o de ler para recontar. Tomando como recorte teórico os pressupostos da Psicolinguística (SOLÉ, 1998; BORGES, 2018; PEREIRA; BORGES, 2018), neste estudo buscou-se analisar de que maneira o ensino do reconto pode contribuir com o desenvolvimento e o aprimoramento da habilidade de compreensão leitora. Para oportunizar o desenvolvimento e aperfeiçoamento da habilidade de recontar, foram realizadas cinco oficinas precedidas pela aplicação de um pré-teste e sucedidas pela aplicação de um pós-teste. Os testes e as oficinas foram realizados com 18 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Embora a análise estatística não tenha apresentado variação significativa, houve uma melhora na média de desempenho dos estudantes, o que mostra que o trabalho com o reconto pode contribuir na formação de leitores mais autônomos, capazes de utilizar o que aprenderam e, consequentemente, controlar seu processo de compreensão leitora. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/8542 10.13102/cl.v24i1.8542 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/8542 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v24i1.8542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/8542/8692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 A Cor das Letras https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 A Cor das Letras https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 24 n. 1 (2023): Estudos Literários 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1814257141031108608 |