O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forneck, Kári Lúcia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Fachini, Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/8542
Resumo: Neste artigo abordamos o ensino da leitura, considerando duas variáveis: as estratégias e os objetivos de leitura, sendo que o foco maior foi dado ao estudo de um objetivo de leitura em específico, o de ler para recontar. Tomando como recorte teórico os pressupostos da Psicolinguística (SOLÉ, 1998; BORGES, 2018; PEREIRA; BORGES, 2018), neste estudo buscou-se analisar de que maneira o ensino do reconto pode contribuir com o desenvolvimento e o aprimoramento da habilidade de compreensão leitora. Para oportunizar o desenvolvimento e aperfeiçoamento da habilidade de recontar, foram realizadas cinco oficinas precedidas pela aplicação de um pré-teste e sucedidas pela aplicação de um pós-teste. Os testes e as oficinas foram realizados com 18 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Embora a análise estatística não tenha apresentado variação significativa, houve uma melhora na média de desempenho dos estudantes, o que mostra que o trabalho com o reconto pode contribuir na formação de leitores mais autônomos, capazes de utilizar o que aprenderam e, consequentemente, controlar seu processo de compreensão leitora.
id UEFS-1_9df8f94ed5ba162ef7b64b04bae53320
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/8542
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitoraCompreensão leitoraObjetivos de leituraEstratégias de leituraRecontoNeste artigo abordamos o ensino da leitura, considerando duas variáveis: as estratégias e os objetivos de leitura, sendo que o foco maior foi dado ao estudo de um objetivo de leitura em específico, o de ler para recontar. Tomando como recorte teórico os pressupostos da Psicolinguística (SOLÉ, 1998; BORGES, 2018; PEREIRA; BORGES, 2018), neste estudo buscou-se analisar de que maneira o ensino do reconto pode contribuir com o desenvolvimento e o aprimoramento da habilidade de compreensão leitora. Para oportunizar o desenvolvimento e aperfeiçoamento da habilidade de recontar, foram realizadas cinco oficinas precedidas pela aplicação de um pré-teste e sucedidas pela aplicação de um pós-teste. Os testes e as oficinas foram realizados com 18 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Embora a análise estatística não tenha apresentado variação significativa, houve uma melhora na média de desempenho dos estudantes, o que mostra que o trabalho com o reconto pode contribuir na formação de leitores mais autônomos, capazes de utilizar o que aprenderam e, consequentemente, controlar seu processo de compreensão leitora.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2024-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/854210.13102/cl.v24i1.8542A Cor das Letras; v. 24 n. 1 (2023): Estudos Literários2594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/8542/8692Copyright (c) 2024 A Cor das Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessForneck, Kári LúciaFachini, Júlia2024-06-14T01:18:07Zoai:ojs3.uefs.br:article/8542Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2024-06-14T01:18:07A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora
title O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora
spellingShingle O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora
Forneck, Kári Lúcia
Compreensão leitora
Objetivos de leitura
Estratégias de leitura
Reconto
title_short O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora
title_full O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora
title_fullStr O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora
title_full_unstemmed O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora
title_sort O texto conta, o leitor reconta: o ensino do reconto para o desenvolvimento da compreensão leitora
author Forneck, Kári Lúcia
author_facet Forneck, Kári Lúcia
Fachini, Júlia
author_role author
author2 Fachini, Júlia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forneck, Kári Lúcia
Fachini, Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora
Objetivos de leitura
Estratégias de leitura
Reconto
topic Compreensão leitora
Objetivos de leitura
Estratégias de leitura
Reconto
description Neste artigo abordamos o ensino da leitura, considerando duas variáveis: as estratégias e os objetivos de leitura, sendo que o foco maior foi dado ao estudo de um objetivo de leitura em específico, o de ler para recontar. Tomando como recorte teórico os pressupostos da Psicolinguística (SOLÉ, 1998; BORGES, 2018; PEREIRA; BORGES, 2018), neste estudo buscou-se analisar de que maneira o ensino do reconto pode contribuir com o desenvolvimento e o aprimoramento da habilidade de compreensão leitora. Para oportunizar o desenvolvimento e aperfeiçoamento da habilidade de recontar, foram realizadas cinco oficinas precedidas pela aplicação de um pré-teste e sucedidas pela aplicação de um pós-teste. Os testes e as oficinas foram realizados com 18 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Embora a análise estatística não tenha apresentado variação significativa, houve uma melhora na média de desempenho dos estudantes, o que mostra que o trabalho com o reconto pode contribuir na formação de leitores mais autônomos, capazes de utilizar o que aprenderam e, consequentemente, controlar seu processo de compreensão leitora.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/8542
10.13102/cl.v24i1.8542
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/8542
identifier_str_mv 10.13102/cl.v24i1.8542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/8542/8692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 A Cor das Letras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 A Cor das Letras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 24 n. 1 (2023): Estudos Literários
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1814257141031108608