Programa de intervenção em saúde auditiva baseado nos princípios do programa Dangerous Decibels® em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccino, Maria Thereza Raab Forastieri
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-05102021-090516/
Resumo: Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 1,5 milhão de jovens apresentam perda auditiva causada pela exposição a níveis de pressão sonora elevados. A promoção da saúde envolve aspectos educativos, transformando hábitos e estilo de vida. Dessa forma, projetos de Educação em Saúde sobre exposição a níveis elevados de pressão sonora, que estabeleçam parcerias internacionais, tornam-se caminhos para difusão do conhecimento, por meio de uma metodologia solidificada por estudos anteriores envolvendo o protagonismo juvenil. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um programa de intervenção em saúde auditiva baseada nos princípios da Educação Interativa, utilizando a dinâmica do programa Dangerous Decibels® aliada a proposta do Projeto Jovem Doutor. O estudo foi realizado com 41 escolares em 2 escolas, sendo uma particular e uma pública municipal, e em 1 Centro de Promoção Social. As atividades foram desenvolvidas em 4 etapas. Primeiramente os jovens participaram de uma atividade presencial, utilizando as atividades do programa Dangerous Decibels® Brasil. Em seguida, os escolares produziram materiais educacionais que foram apresentados nas Oficinas Culturais realizadas por eles em cada escola, objetivando multiplicar o conhecimento para seus colegas. Para avaliar a efetividade do programa de intervenção foram utilizados questionários idênticos em três situações: pré intervenção, pós intervenção e após quatro meses de realização do programa. Os resultados demonstram que o programa de intervenção foi efetivo. Foi realizada análise estatística descritiva. A eficácia do programa foi avaliada imediatamente após e após 4 meses. Foi observado diferença estatisticamente significativa (p <0,001) nos valores médios entre os grupos, nas 3 situações. Ao avaliar as escolas foi observado diferença estatisticamente significativa (p <0,05) entre os grupos. Domínios também foram avaliados, foi possível observar que para os domínios Conhecimento, Comportamento e Barreira, houve um aumento imediato nos resultados, sustentados após 4 meses. Pode-se concluir que o programa de intervenção em saúde auditiva foi eficaz, fazendo com que os escolares mudassem suas atitudes frente aos sons potencialmente perigosos.
id USP_ecbe35e74edb1a74da676214f5457e94
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05102021-090516
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Programa de intervenção em saúde auditiva baseado nos princípios do programa Dangerous Decibels® em escolaresHearing Health intervention Program based on the principles of Dangerous Decibels® program in studentsEducação em SaúdeEscolaresHealth EducationHearing LossNoisePerda AuditivaRuídoStudentsSegundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 1,5 milhão de jovens apresentam perda auditiva causada pela exposição a níveis de pressão sonora elevados. A promoção da saúde envolve aspectos educativos, transformando hábitos e estilo de vida. Dessa forma, projetos de Educação em Saúde sobre exposição a níveis elevados de pressão sonora, que estabeleçam parcerias internacionais, tornam-se caminhos para difusão do conhecimento, por meio de uma metodologia solidificada por estudos anteriores envolvendo o protagonismo juvenil. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um programa de intervenção em saúde auditiva baseada nos princípios da Educação Interativa, utilizando a dinâmica do programa Dangerous Decibels® aliada a proposta do Projeto Jovem Doutor. O estudo foi realizado com 41 escolares em 2 escolas, sendo uma particular e uma pública municipal, e em 1 Centro de Promoção Social. As atividades foram desenvolvidas em 4 etapas. Primeiramente os jovens participaram de uma atividade presencial, utilizando as atividades do programa Dangerous Decibels® Brasil. Em seguida, os escolares produziram materiais educacionais que foram apresentados nas Oficinas Culturais realizadas por eles em cada escola, objetivando multiplicar o conhecimento para seus colegas. Para avaliar a efetividade do programa de intervenção foram utilizados questionários idênticos em três situações: pré intervenção, pós intervenção e após quatro meses de realização do programa. Os resultados demonstram que o programa de intervenção foi efetivo. Foi realizada análise estatística descritiva. A eficácia do programa foi avaliada imediatamente após e após 4 meses. Foi observado diferença estatisticamente significativa (p <0,001) nos valores médios entre os grupos, nas 3 situações. Ao avaliar as escolas foi observado diferença estatisticamente significativa (p <0,05) entre os grupos. Domínios também foram avaliados, foi possível observar que para os domínios Conhecimento, Comportamento e Barreira, houve um aumento imediato nos resultados, sustentados após 4 meses. Pode-se concluir que o programa de intervenção em saúde auditiva foi eficaz, fazendo com que os escolares mudassem suas atitudes frente aos sons potencialmente perigosos.According to the World Health Organization, approximately 1.5 million young people have hearing loss caused by exposure to high levels of sound pressure. Health promotion involves educational aspects, transforming habits and lifestyle. Thus, Health Education projects on exposure to high levels of sound pressure, which establish international partnerships, become paths for the dissemination of knowledge, through a methodology solidified by previous studies involving young leadership. This work aimed to develop a hearing health intervention program based on the principles of Interactive Education, using the dynamics of the Dangerous Decibels® program combined with the proposal of the Young Doctor Project. The study was carried out with 41 students in 2 schools, a private and a public school, and also a Social Promotion Center. The activities were developed in 4 stages. Firstly, the youth participated in a classroom activity, using the activities of the Dangerous Decibels® Brazil program. Then, the students produced educational materials that were presented in Cultural Workshops held by them in each school, aiming to multiply the knowledge for their peers. In order to evaluate the effectiveness of the intervention program, identical questionnaires were used in three stages: pre-intervention, post-intervention and after four months of program implementation. The results demonstrated that the intervention program was effective. Descriptive statistical analysis was performed and the effectiveness of the program was evaluated immediately after intervention and then 4 months later. It was observed that there is a statistically significant difference (p <0.001) in the mean values between the groups in all 3 stages. When evaluating schools, a statistically significant difference (p <0.05) was observed between groups. Domains were also evaluated, it was observed that for the domains \"Knowledge\", \"Behavior\" and \"Barrier\", there was an immediate increase in results, sustained after 4 months. It can be concluded that the program was effective since it motivated students to change their attitude towards potentially dangerous sounds.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBlasca, Wanderléia QuinhoneiroPiccino, Maria Thereza Raab Forastieri2019-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-05102021-090516/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-05102021-090516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de intervenção em saúde auditiva baseado nos princípios do programa Dangerous Decibels® em escolares
Hearing Health intervention Program based on the principles of Dangerous Decibels® program in students
title Programa de intervenção em saúde auditiva baseado nos princípios do programa Dangerous Decibels® em escolares
spellingShingle Programa de intervenção em saúde auditiva baseado nos princípios do programa Dangerous Decibels® em escolares
Piccino, Maria Thereza Raab Forastieri
Educação em Saúde
Escolares
Health Education
Hearing Loss
Noise
Perda Auditiva
Ruído
Students
title_short Programa de intervenção em saúde auditiva baseado nos princípios do programa Dangerous Decibels® em escolares
title_full Programa de intervenção em saúde auditiva baseado nos princípios do programa Dangerous Decibels® em escolares
title_fullStr Programa de intervenção em saúde auditiva baseado nos princípios do programa Dangerous Decibels® em escolares
title_full_unstemmed Programa de intervenção em saúde auditiva baseado nos princípios do programa Dangerous Decibels® em escolares
title_sort Programa de intervenção em saúde auditiva baseado nos princípios do programa Dangerous Decibels® em escolares
author Piccino, Maria Thereza Raab Forastieri
author_facet Piccino, Maria Thereza Raab Forastieri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Blasca, Wanderléia Quinhoneiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccino, Maria Thereza Raab Forastieri
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Escolares
Health Education
Hearing Loss
Noise
Perda Auditiva
Ruído
Students
topic Educação em Saúde
Escolares
Health Education
Hearing Loss
Noise
Perda Auditiva
Ruído
Students
description Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 1,5 milhão de jovens apresentam perda auditiva causada pela exposição a níveis de pressão sonora elevados. A promoção da saúde envolve aspectos educativos, transformando hábitos e estilo de vida. Dessa forma, projetos de Educação em Saúde sobre exposição a níveis elevados de pressão sonora, que estabeleçam parcerias internacionais, tornam-se caminhos para difusão do conhecimento, por meio de uma metodologia solidificada por estudos anteriores envolvendo o protagonismo juvenil. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um programa de intervenção em saúde auditiva baseada nos princípios da Educação Interativa, utilizando a dinâmica do programa Dangerous Decibels® aliada a proposta do Projeto Jovem Doutor. O estudo foi realizado com 41 escolares em 2 escolas, sendo uma particular e uma pública municipal, e em 1 Centro de Promoção Social. As atividades foram desenvolvidas em 4 etapas. Primeiramente os jovens participaram de uma atividade presencial, utilizando as atividades do programa Dangerous Decibels® Brasil. Em seguida, os escolares produziram materiais educacionais que foram apresentados nas Oficinas Culturais realizadas por eles em cada escola, objetivando multiplicar o conhecimento para seus colegas. Para avaliar a efetividade do programa de intervenção foram utilizados questionários idênticos em três situações: pré intervenção, pós intervenção e após quatro meses de realização do programa. Os resultados demonstram que o programa de intervenção foi efetivo. Foi realizada análise estatística descritiva. A eficácia do programa foi avaliada imediatamente após e após 4 meses. Foi observado diferença estatisticamente significativa (p <0,001) nos valores médios entre os grupos, nas 3 situações. Ao avaliar as escolas foi observado diferença estatisticamente significativa (p <0,05) entre os grupos. Domínios também foram avaliados, foi possível observar que para os domínios Conhecimento, Comportamento e Barreira, houve um aumento imediato nos resultados, sustentados após 4 meses. Pode-se concluir que o programa de intervenção em saúde auditiva foi eficaz, fazendo com que os escolares mudassem suas atitudes frente aos sons potencialmente perigosos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-05102021-090516/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-05102021-090516/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256489828286464