Acolhimento e vínculo em um grupo de assistência a portadores de transtornos alimentares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Tatiane Mitleton Borges
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-27092010-162439/
Resumo: O acolhimento é um dispositivo técnico e político que visa garantir à população um atendimento em saúde usuário-centrado e com elevada resolutividade em suas ações. O vínculo entre profissional e usuário é a relação que possibilita que a autonomia e a cidadania sejam estimuladas, na participação ativa do usuário no serviço e na construção de saberes sobre saúde. No entanto, visto a relação conflituosa que se estabelece entre anoréxicos e bulímicos, e os profissionais de saúde que tratam desses pacientes, este estudo teve por objetivo avaliar como é o processo de acolhimento dos usuários do Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina - Campus USP (GRATA-HCFMRP-USP) e como se dá o vínculo entre os profissionais e os usuários, ambos inseridos nesse serviço. Através da Avaliação Qualitativa de Quarta Geração, que tem como base teórica o Construtivismo, e como ferramenta metodológica o Círculo Hermenêutico-Dialético de Guba e Lincoln, foram entrevistados 16 usuários e 7 profissionais do serviço. O Círculo Hermenêutico-Dialético teve a finalidade de fazer emergir construções sobre os significados do acolhimento e do vínculo, que foram negociados entre os participantes da pesquisa. Os dados foram analisados pelas construções conjuntas emergidas, dos pontos consensuais e divergentes levantados nas entrevistas, e também por meio de análises de documentos e das observações no serviço. Os dados mostraram que há alguns elementos que são essenciais para que o acolhimento aconteça e para que o vínculo se estabeleça, são eles: integralidade no serviço, intersetorialidade, interdisciplinaridade, formação profissional, vínculo e humanização do atendimento. Respectivamente, o GRATA mostrou ser um grupo que busca a integralidade em seu atendimento, no entanto essa integralidade pode ser prejudicada pelo excessivo emprego do modelo biomédico na atuação de alguns profissionais; a articulação intersetorial com os vários profissionais e setores de saúde mostrou-se fundamental ao serviço, apesar do HCFMRP-USP apresentar algumas deficiências quanto a estrutura física e organizacional; há uma trabalho interdisciplinar consistente na equipe, prejudicado apenas por algumas sobrecargas de funções e excessivo emprego de uma visão biomédica de alguns; as atividades de capacitação e supervisão mostraram-se fundamentais ao trabalho, podendo ser estendidas aos outros profissionais do HCFMRP-USP; os vínculos entre profissional e usuário mostraram-se consistentes e promissores de espaços dialógicos, no entanto prejudicados por fatores como a falta de salas, a inabilidade da escuta qualificada por alguns profissionais ou a rotatividade de profissionais; a relação entre os usuários mostrou-se um recurso de enfrentamento ao transtorno, porém, algumas vezes, prejudiciais ao tratamento, sendo que atividades que poderiam ser oferecidas pelo serviço foram citadas como redutoras dos danos causados por essas más relações; o GRATA, enfim, foi considerado um serviço que busca um atendimento usuário-centrado com considerada resolutividade, com procedimentos que priorizam a dimensão humana do sujeito atendido, apesar de algumas limitações e deficiências vistas.
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No entanto, visto a relação conflituosa que se estabelece entre anoréxicos e bulímicos, e os profissionais de saúde que tratam desses pacientes, este estudo teve por objetivo avaliar como é o processo de acolhimento dos usuários do Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina - Campus USP (GRATA-HCFMRP-USP) e como se dá o vínculo entre os profissionais e os usuários, ambos inseridos nesse serviço. Através da Avaliação Qualitativa de Quarta Geração, que tem como base teórica o Construtivismo, e como ferramenta metodológica o Círculo Hermenêutico-Dialético de Guba e Lincoln, foram entrevistados 16 usuários e 7 profissionais do serviço. O Círculo Hermenêutico-Dialético teve a finalidade de fazer emergir construções sobre os significados do acolhimento e do vínculo, que foram negociados entre os participantes da pesquisa. Os dados foram analisados pelas construções conjuntas emergidas, dos pontos consensuais e divergentes levantados nas entrevistas, e também por meio de análises de documentos e das observações no serviço. Os dados mostraram que há alguns elementos que são essenciais para que o acolhimento aconteça e para que o vínculo se estabeleça, são eles: integralidade no serviço, intersetorialidade, interdisciplinaridade, formação profissional, vínculo e humanização do atendimento. Respectivamente, o GRATA mostrou ser um grupo que busca a integralidade em seu atendimento, no entanto essa integralidade pode ser prejudicada pelo excessivo emprego do modelo biomédico na atuação de alguns profissionais; a articulação intersetorial com os vários profissionais e setores de saúde mostrou-se fundamental ao serviço, apesar do HCFMRP-USP apresentar algumas deficiências quanto a estrutura física e organizacional; há uma trabalho interdisciplinar consistente na equipe, prejudicado apenas por algumas sobrecargas de funções e excessivo emprego de uma visão biomédica de alguns; as atividades de capacitação e supervisão mostraram-se fundamentais ao trabalho, podendo ser estendidas aos outros profissionais do HCFMRP-USP; os vínculos entre profissional e usuário mostraram-se consistentes e promissores de espaços dialógicos, no entanto prejudicados por fatores como a falta de salas, a inabilidade da escuta qualificada por alguns profissionais ou a rotatividade de profissionais; a relação entre os usuários mostrou-se um recurso de enfrentamento ao transtorno, porém, algumas vezes, prejudiciais ao tratamento, sendo que atividades que poderiam ser oferecidas pelo serviço foram citadas como redutoras dos danos causados por essas más relações; o GRATA, enfim, foi considerado um serviço que busca um atendimento usuário-centrado com considerada resolutividade, com procedimentos que priorizam a dimensão humana do sujeito atendido, apesar de algumas limitações e deficiências vistas.The user embracement is a technical and political way aiming to guarantee the population a type of health assistance with high resolution. The attachment between the health professional and the patient is the relationship which makes possible that the autonomy and the citizenship are stimulated by an active participation of the user in the service and in the health knowledge construction. However, due to the conflicting relationship usually established between the anorexic and bulimic patients with the health professionals dealing with them, this investigation had the purpose to access how the user embracement process is in the Assistance Group of Eating Disorders of the University Hospital of the Ribeirão Preto Medical School (GRATA-HCFMRP-USP), and how the attachment between users and health professional is established. By means of the Fourth Generation Evaluation, which is based in the theoretical framework of the Constructivism and uses Guba and Lincoln\"s Hermeneutic-Dialectic Circle as methodological tool, 16 patients and 7 health professionals were interviewed. The Hermeneutic-Dialetic Circle was employed with the purpose of allowing the appearance of constructions about the meaning of the user embracement and of the attachment, which are negotiated among the research participants. The data were analyzed by the emerged constructions, the consensual and divergent aspects raised in the interviews and also by analysis of the documents and observations available in the service. The data disclosed that some elements are essential for the establishment of the user embracement and the attachment: service integrality, intersectoriality, interdisciplinary approach, degree of professional education, attachment and humanization of the health assistance process. Respectively, the GRATA showed to be a group seeking an integral patient assistance, although this integrality can be affected by the exceeding use of the biomedical model of some professionals; the sectorial articulation with the various professionals and health departments was fundamental to the service, despite some deficiencies of the HCFMRP-USP regarding its physical and structural organization; there is a consistent interdisciplinary aspect within the service, however influenced by function overload and excess use of the biomedical approach in some health professionals; the training and supervision activities were considered fundamental, which could also be extended to other professionals of the HCFMRP-USP; the attachments between the professionals and the patients were consistent and revealed some potentiality for dialogic spaces, despite being prejudiced by the lack of enough rooms, inability of some professionals for an adequate listening of the patient, and the professionals\" turnover; the relationship among the patients was considered an useful resource for facing the problem, even though it sometimes influenced the treatment negatively, considering that activities which could be offered by the service were supposed to attenuate the harm imposed by these relationships; the GRATA, in the end, was regarded as a service seeking a model of assistance centered in the patient, having a considerable degree of resolution and tending to adopt procedures that highlight the patient human dimension, despite the occurrence of some limitations and deficiencies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPedrão, Luiz JorgeRamos, Tatiane Mitleton Borges2010-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-27092010-162439/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-27092010-162439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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