Estilo e formação na filosofia do jovem Nietzsche
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-03032016-143531/ |
Resumo: | Num âmbito geral, nosso objetivo será identificar e analisar as origens da concepção estético-ética de estilo utilizada pelo jovem Nietzsche, bem como analisar a relação entre os conceitos de estilo (Stil) e formação (Bildung) nestes escritos juvenis. Num âmbito específico, o escopo do presente trabalho consiste em mostrar a tese de que o estilo, para o jovem Nietzsche, é tomado como um princípio estético-ético fundamental para que a filosofia realize a sua meta: a formação do homem. Pretendemos mostrar que Nietzsche pensa a ideia da formação do homem em estreita relação com a proposta classicista de uma educação estética através do caráter simples e ingênuo expresso no estilo da arte dos gregos. Retomando a luta pela formação (Bildungkampf)iniciada outrora pelos clássicos alemães, Winckelmann, Goethe e Schiller, Nietzsche se colocacomoherdeiro e continuador de uma corrente de pensadores que idealizaram a Grécia clássica como o modelo de cultura e, doravante, utilizaram este ideal como um ponto de fuga para superar a barbárie moderna. É neste registro que Nietzsche pensará o tema do estilo na filosofia, pois, uma vez que a tarefa da filosofia é realizar a formação do homem, o melhor estilo para o discurso filosófico deve ser o estilo simples e ingênuo dos clássicos. Como exemplo de simplicidade e ingenuidade no discurso filosófico moderno, Nietzsche apresenta Schopenhauer, o filósofo educador por excelência. |
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Estilo e formação na filosofia do jovem NietzscheStyle and formation in young Nietzsche\'s philosophyClassicismClassicismoCulturaCultureEstiloFilosofiaFormaçãoFormationPhilosophyStyleNum âmbito geral, nosso objetivo será identificar e analisar as origens da concepção estético-ética de estilo utilizada pelo jovem Nietzsche, bem como analisar a relação entre os conceitos de estilo (Stil) e formação (Bildung) nestes escritos juvenis. Num âmbito específico, o escopo do presente trabalho consiste em mostrar a tese de que o estilo, para o jovem Nietzsche, é tomado como um princípio estético-ético fundamental para que a filosofia realize a sua meta: a formação do homem. Pretendemos mostrar que Nietzsche pensa a ideia da formação do homem em estreita relação com a proposta classicista de uma educação estética através do caráter simples e ingênuo expresso no estilo da arte dos gregos. Retomando a luta pela formação (Bildungkampf)iniciada outrora pelos clássicos alemães, Winckelmann, Goethe e Schiller, Nietzsche se colocacomoherdeiro e continuador de uma corrente de pensadores que idealizaram a Grécia clássica como o modelo de cultura e, doravante, utilizaram este ideal como um ponto de fuga para superar a barbárie moderna. É neste registro que Nietzsche pensará o tema do estilo na filosofia, pois, uma vez que a tarefa da filosofia é realizar a formação do homem, o melhor estilo para o discurso filosófico deve ser o estilo simples e ingênuo dos clássicos. Como exemplo de simplicidade e ingenuidade no discurso filosófico moderno, Nietzsche apresenta Schopenhauer, o filósofo educador por excelência.In a broad context, the main goal of this thesis will be to identify and analyze the origins of aesthetic-ethical conception in style used by the young Nietzsche, as well as to examine the relationship between the concepts of style (Stil) and education (Bildung) in these youthful writings. In a more specific context, the scope of this study is to describe the theory that style for young Nietzsche, is taken as an aesthetic-ethical fundamental principle for philosophy to achieveits goal: the formation of man. Nietzsche thinks the idea of the formation of man closely with the classicist proposal for an aesthetic education through the simple and naïve character expressed in the Greek art style. Returning to the \"struggle for formation\" (Bildungkampf) started once by German classics, Winckelmann, Goethe and Schiller, Nietzsche stands as an inheritor and continuer of a chain of thinkers who idealized the classical Greece as the model of culture and henceforth used this ideal as a breakout point for overcoming the modern barbarity. It is in this record that Nietzsche will think thetheme of style in philosophy, once, since the purpose of philosophy is to realize the formation of man, the best style for philosophical discourse should be simple and naïve style of the classics. As an example of simplicity and naivety in the modern philosophical discourse, Nietzsche presents Schopenhauer, the philosopher educator par excellence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarton, Scarlett ZerbettoGonçalves, Alexander2015-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-03032016-143531/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-03032016-143531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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