Estilo e formação na filosofia do jovem Nietzsche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Alexander
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-03032016-143531/
Resumo: Num âmbito geral, nosso objetivo será identificar e analisar as origens da concepção estético-ética de estilo utilizada pelo jovem Nietzsche, bem como analisar a relação entre os conceitos de estilo (Stil) e formação (Bildung) nestes escritos juvenis. Num âmbito específico, o escopo do presente trabalho consiste em mostrar a tese de que o estilo, para o jovem Nietzsche, é tomado como um princípio estético-ético fundamental para que a filosofia realize a sua meta: a formação do homem. Pretendemos mostrar que Nietzsche pensa a ideia da formação do homem em estreita relação com a proposta classicista de uma educação estética através do caráter simples e ingênuo expresso no estilo da arte dos gregos. Retomando a luta pela formação (Bildungkampf)iniciada outrora pelos clássicos alemães, Winckelmann, Goethe e Schiller, Nietzsche se colocacomoherdeiro e continuador de uma corrente de pensadores que idealizaram a Grécia clássica como o modelo de cultura e, doravante, utilizaram este ideal como um ponto de fuga para superar a barbárie moderna. É neste registro que Nietzsche pensará o tema do estilo na filosofia, pois, uma vez que a tarefa da filosofia é realizar a formação do homem, o melhor estilo para o discurso filosófico deve ser o estilo simples e ingênuo dos clássicos. Como exemplo de simplicidade e ingenuidade no discurso filosófico moderno, Nietzsche apresenta Schopenhauer, o filósofo educador por excelência.
id USP_ed011876dcf41554c8eac7edaa67edf9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03032016-143531
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estilo e formação na filosofia do jovem NietzscheStyle and formation in young Nietzsche\'s philosophyClassicismClassicismoCulturaCultureEstiloFilosofiaFormaçãoFormationPhilosophyStyleNum âmbito geral, nosso objetivo será identificar e analisar as origens da concepção estético-ética de estilo utilizada pelo jovem Nietzsche, bem como analisar a relação entre os conceitos de estilo (Stil) e formação (Bildung) nestes escritos juvenis. Num âmbito específico, o escopo do presente trabalho consiste em mostrar a tese de que o estilo, para o jovem Nietzsche, é tomado como um princípio estético-ético fundamental para que a filosofia realize a sua meta: a formação do homem. Pretendemos mostrar que Nietzsche pensa a ideia da formação do homem em estreita relação com a proposta classicista de uma educação estética através do caráter simples e ingênuo expresso no estilo da arte dos gregos. Retomando a luta pela formação (Bildungkampf)iniciada outrora pelos clássicos alemães, Winckelmann, Goethe e Schiller, Nietzsche se colocacomoherdeiro e continuador de uma corrente de pensadores que idealizaram a Grécia clássica como o modelo de cultura e, doravante, utilizaram este ideal como um ponto de fuga para superar a barbárie moderna. É neste registro que Nietzsche pensará o tema do estilo na filosofia, pois, uma vez que a tarefa da filosofia é realizar a formação do homem, o melhor estilo para o discurso filosófico deve ser o estilo simples e ingênuo dos clássicos. Como exemplo de simplicidade e ingenuidade no discurso filosófico moderno, Nietzsche apresenta Schopenhauer, o filósofo educador por excelência.In a broad context, the main goal of this thesis will be to identify and analyze the origins of aesthetic-ethical conception in style used by the young Nietzsche, as well as to examine the relationship between the concepts of style (Stil) and education (Bildung) in these youthful writings. In a more specific context, the scope of this study is to describe the theory that style for young Nietzsche, is taken as an aesthetic-ethical fundamental principle for philosophy to achieveits goal: the formation of man. Nietzsche thinks the idea of the formation of man closely with the classicist proposal for an aesthetic education through the simple and naïve character expressed in the Greek art style. Returning to the \"struggle for formation\" (Bildungkampf) started once by German classics, Winckelmann, Goethe and Schiller, Nietzsche stands as an inheritor and continuer of a chain of thinkers who idealized the classical Greece as the model of culture and henceforth used this ideal as a breakout point for overcoming the modern barbarity. It is in this record that Nietzsche will think thetheme of style in philosophy, once, since the purpose of philosophy is to realize the formation of man, the best style for philosophical discourse should be simple and naïve style of the classics. As an example of simplicity and naivety in the modern philosophical discourse, Nietzsche presents Schopenhauer, the philosopher educator par excellence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarton, Scarlett ZerbettoGonçalves, Alexander2015-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-03032016-143531/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-03032016-143531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilo e formação na filosofia do jovem Nietzsche
Style and formation in young Nietzsche\'s philosophy
title Estilo e formação na filosofia do jovem Nietzsche
spellingShingle Estilo e formação na filosofia do jovem Nietzsche
Gonçalves, Alexander
Classicism
Classicismo
Cultura
Culture
Estilo
Filosofia
Formação
Formation
Philosophy
Style
title_short Estilo e formação na filosofia do jovem Nietzsche
title_full Estilo e formação na filosofia do jovem Nietzsche
title_fullStr Estilo e formação na filosofia do jovem Nietzsche
title_full_unstemmed Estilo e formação na filosofia do jovem Nietzsche
title_sort Estilo e formação na filosofia do jovem Nietzsche
author Gonçalves, Alexander
author_facet Gonçalves, Alexander
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marton, Scarlett Zerbetto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Alexander
dc.subject.por.fl_str_mv Classicism
Classicismo
Cultura
Culture
Estilo
Filosofia
Formação
Formation
Philosophy
Style
topic Classicism
Classicismo
Cultura
Culture
Estilo
Filosofia
Formação
Formation
Philosophy
Style
description Num âmbito geral, nosso objetivo será identificar e analisar as origens da concepção estético-ética de estilo utilizada pelo jovem Nietzsche, bem como analisar a relação entre os conceitos de estilo (Stil) e formação (Bildung) nestes escritos juvenis. Num âmbito específico, o escopo do presente trabalho consiste em mostrar a tese de que o estilo, para o jovem Nietzsche, é tomado como um princípio estético-ético fundamental para que a filosofia realize a sua meta: a formação do homem. Pretendemos mostrar que Nietzsche pensa a ideia da formação do homem em estreita relação com a proposta classicista de uma educação estética através do caráter simples e ingênuo expresso no estilo da arte dos gregos. Retomando a luta pela formação (Bildungkampf)iniciada outrora pelos clássicos alemães, Winckelmann, Goethe e Schiller, Nietzsche se colocacomoherdeiro e continuador de uma corrente de pensadores que idealizaram a Grécia clássica como o modelo de cultura e, doravante, utilizaram este ideal como um ponto de fuga para superar a barbárie moderna. É neste registro que Nietzsche pensará o tema do estilo na filosofia, pois, uma vez que a tarefa da filosofia é realizar a formação do homem, o melhor estilo para o discurso filosófico deve ser o estilo simples e ingênuo dos clássicos. Como exemplo de simplicidade e ingenuidade no discurso filosófico moderno, Nietzsche apresenta Schopenhauer, o filósofo educador por excelência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-03032016-143531/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-03032016-143531/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256630491611136