O teatro revisionista de Denis Johnston

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Beatriz Kopschitz Xavier
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-24042023-155615/
Resumo: A primeira e a última peça de Denis Johnston são, em essência, peças históricas. The Old Lady says \'No!\' (1929) representa o herói do Levante de 1803, Robert Emmet; The Scythe and The Sunset é uma peça sobre o Levante de Páscoa de 1916. O objetivo desta tese é considerar de que maneira essas duas peças podem ser lidas não só como históricas, mas também como revisionistas. O Revisionismo Histórico consiste, em termos muito gerais, de uma interpretação pós-nacionalista da história da Irlanda, cujos embriões se formaram nas décadas de 30, 40 e 50 e floresceram nos anos 60, 70 e 80, através do trabalho de vários historiadores. Johnston surgiu como dramaturgo quando o teatro irlandês já conhecia fama internacional através da obra de grandes autores como W.B. Yeats, J. M. Synge e Sean O\'Casey. Fazendo parte de uma geração desiludida com os caminhos da política irlandesa nos anos 30 e procurando alternativas para a tradição do realismo irlandês no teatro, Johnston buscou na vanguarda expressionista internacional a inspiração para sua primeira experimentação dramática, uma sátira ao nacionalismo e à estética do Romantismo e do Renascimento irlandês - The Old Lady Says \'No!\'. Os sinos da história tocaram novamente para Denis Johnston em The Scythe and The Sunset, que revê não só um momento de enorme apelo emocional para o espírito nacional, mas também seu maior ícone de representação teatral - The Plough and the Stars, de Sean O\'Casey. Esta tese considera, assim, os caminhos teatrais através dos quais Denis Johnston representou dois dos mais significativos momentos da história da Irlanda dentro de uma perspectiva revisionista
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