Um resto de potência: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sachet, Zenaide
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122021-102610/
Resumo: Quando se chega ao limite de uma experiência em que toda a vida deve ser definida por uma operatividade litúrgica e gloriosa de produção de efeitos, pensar a inoperosidade da vida, e das práticas educativas, parece tarefa central. A presente investigação, que tem como exemplo e ponto de partida a experiência limite de escritores que deixaram de escrever expondo uma capacidade que não se transfere à ação adentra a ideia da potência-de-não no pensamento de Giorgio Agamben. Perpassando suas dobras, o conceito de potência vai da impotência ao uso e ganha o sentido de prática inoperosa e atividade de desativação dos dispositivos, incluindo aqueles que moldam o pensar e que se sobrepõem à ciência e à filosofia. Se a questão para Agamben é pensar uma potência disruptiva, desativadora, essa potência só pode ser encontrada na forma de negação, ainda que não absoluta. Nesse contexto se coloca a educação, que molda a porta de acesso ao que pode ser, mas nunca ao que pode não-ser, para pensá-la como política inoperosa.
id USP_ee14a89ae2bd4b7a6ca745d9008f6bb4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09122021-102610
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um resto de potência: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educaçãoA remainder of potentiality: contributions of the philosophy of Giorgio Agamben to educationGiorgioPotência; Operatividade; Inoperosidade; AgambenPotentiality; Operativity; Inoperative; Giorgio Agambem.Quando se chega ao limite de uma experiência em que toda a vida deve ser definida por uma operatividade litúrgica e gloriosa de produção de efeitos, pensar a inoperosidade da vida, e das práticas educativas, parece tarefa central. A presente investigação, que tem como exemplo e ponto de partida a experiência limite de escritores que deixaram de escrever expondo uma capacidade que não se transfere à ação adentra a ideia da potência-de-não no pensamento de Giorgio Agamben. Perpassando suas dobras, o conceito de potência vai da impotência ao uso e ganha o sentido de prática inoperosa e atividade de desativação dos dispositivos, incluindo aqueles que moldam o pensar e que se sobrepõem à ciência e à filosofia. Se a questão para Agamben é pensar uma potência disruptiva, desativadora, essa potência só pode ser encontrada na forma de negação, ainda que não absoluta. Nesse contexto se coloca a educação, que molda a porta de acesso ao que pode ser, mas nunca ao que pode não-ser, para pensá-la como política inoperosa.When one reaches the limits of an experience where all life is to be defined by a glorious liturgical operativity of production of effects, to ponder on the inoperativity of life, and on the educational practices, seems to be of the utmost importance. The present investigation, which has as an example and starting point the limit experience of writers that have ceased writing exposing a capacity that does not transfer to action elaborates on the idea of potentialitynot-to in the thought of Giorgio Agamben. Throughout its development, the concept of potentiality moves from impotence to use and gains the sense of an inoperative practice and a deactivating activity of instruments, including those which forge thinking and which superimpose on science and philosophy. If, for Agamben, the matter is to imagine a disruptive, deactivating potentiality, this potentiality can only be found in the form of negation, even if not in an absolute form. It is within this context that education is discussed, that which frames the access to what can be but never to what can not-be, in order to conceive it as an inoperative politics.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFavaretto, Celso FernandoSachet, Zenaide2021-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122021-102610/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-13T13:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-09122021-102610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-13T13:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um resto de potência: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educação
A remainder of potentiality: contributions of the philosophy of Giorgio Agamben to education
title Um resto de potência: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educação
spellingShingle Um resto de potência: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educação
Sachet, Zenaide
Giorgio
Potência; Operatividade; Inoperosidade; Agamben
Potentiality; Operativity; Inoperative; Giorgio Agambem.
title_short Um resto de potência: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educação
title_full Um resto de potência: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educação
title_fullStr Um resto de potência: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educação
title_full_unstemmed Um resto de potência: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educação
title_sort Um resto de potência: contribuições da filosofia de Giorgio Agamben à educação
author Sachet, Zenaide
author_facet Sachet, Zenaide
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Favaretto, Celso Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Sachet, Zenaide
dc.subject.por.fl_str_mv Giorgio
Potência; Operatividade; Inoperosidade; Agamben
Potentiality; Operativity; Inoperative; Giorgio Agambem.
topic Giorgio
Potência; Operatividade; Inoperosidade; Agamben
Potentiality; Operativity; Inoperative; Giorgio Agambem.
description Quando se chega ao limite de uma experiência em que toda a vida deve ser definida por uma operatividade litúrgica e gloriosa de produção de efeitos, pensar a inoperosidade da vida, e das práticas educativas, parece tarefa central. A presente investigação, que tem como exemplo e ponto de partida a experiência limite de escritores que deixaram de escrever expondo uma capacidade que não se transfere à ação adentra a ideia da potência-de-não no pensamento de Giorgio Agamben. Perpassando suas dobras, o conceito de potência vai da impotência ao uso e ganha o sentido de prática inoperosa e atividade de desativação dos dispositivos, incluindo aqueles que moldam o pensar e que se sobrepõem à ciência e à filosofia. Se a questão para Agamben é pensar uma potência disruptiva, desativadora, essa potência só pode ser encontrada na forma de negação, ainda que não absoluta. Nesse contexto se coloca a educação, que molda a porta de acesso ao que pode ser, mas nunca ao que pode não-ser, para pensá-la como política inoperosa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122021-102610/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122021-102610/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090565647630336