Aprender brincando: a percepção de alunos adolescentes sobre grupos de orientação sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iossi, Marta Angélica
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-19102007-085506/
Resumo: Considerando o exercício da nossa prática, e a importância que a adolescência e a orientação sexual assumiram nos últimos anos, é que buscamos realizar o presente estudo. Nosso objetivo foi conhecer a percepção de alunos que haviam participado de um grupo de adolescentes com relação à dinâmica desses grupos e à orientação sexual, tendo como referencial teórico os aspectos conceituais da adolescência, sexualidade na adolescência, vulnerabilidade, orientação sexual, metodologia participativa e lúdica. Buscamos na abordagem qualitativa, uma alternativa metodológica para entender a realidade expressa através das percepções desses adolescentes. Do ponto de vista teórico e formal, optamos pela modalidade de Pesquisa Estratégica. Realizamos o estudo em uma escola municipal de Ribeirão Preto, tendo como atores sociais, alunos que participaram, de grupos de orientação nas 4ª séries. Com relação ao processo de trabalho de campo, para coleta de dados, utilizamos a técnica da entrevista semi-estruturada, tendo como técnica complementar a realização de grupos focais. O tratamento e análise dos dados foram feitos através da análise de conteúdo, elaborada por Bardin. A partir das falas dos atores sociais, pudemos identificar núcleos temáticos, relacionados ao lúdico, enquanto processo facilitador para a aquisição do conhecimento e reflexão; ao conteúdo abordado e a participação nos grupos, enquanto fator determinante para o seu futuro e um caminho para o diálogo intra familiar.
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