Alternativas para implementação da avaliação ambiental estratégica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isabel Silva Dutra de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-13052024-150722/
Resumo: O presente estudo discute a sustentabilidade e os instrumentos criados para concretizá-la. Expõe a preocupação com o enfraquecimento da ênfase ambiental da sustentabilidade em favor da sustentabilidade integrada, o que indica estar maquiando um processo que pretende ver a permanência da desigualdade e da pobreza. A avaliação ambiental estratégica (AAE), instrumento adotado para avaliação do impacto ambiental de políticas, planos e programas e muito apropriado para integrar o processo decisório de políticas públicas e agrega a discussão conceitual de adjetivação, ambiental ou integrada, à sua prática. O universo da AAE é identificado em seu contexto histórico/conceitual e processual legal/institucional e operacional/metodológico. As experiências de outros países e as demandas internacionais são entendidas como estímulo e devem ser utilizadas como subsídio à construção de uma AAE brasileira. O estudo realizado indica a construção de uma AAE ambiental no Brasil e destaca especificidades e peculiaridades associadas diretamente ao estágio brasileiro de planejamento e processo decisório, associadas também à sua organização político/institucional e legal, à garantia de participação da sociedade e à necessidade de informação. Destaca ainda o papel da informação, por meio da base de referência, como elo integrador da AAE, o qual sendo prévio e participativo é indispensável a um processo decisório ambientalmente sustentável. Utiliza também o arcabouço teórico conceitual de AAE e o seu vínculo com o processo decisório em dois exemplos: o plano intermodal de carga do estado de São Paulo/internacionalização do aeroporto Leite Lopes e o plano de macrodrenagem de Ribeirão Preto. O presente trabalho conclui que a AAE é um instrumento fundamental ao planejamento e ao processo decisório que visa à sustentabilidade e indica, para os dois exemplos, uma avaliação ambiental por AAE para políticas, planos e programas. Sua utilização no Brasil é possível e poderá adquirir maior importância se incorporar o valor ambiental à dimensão política e social como suporte essencial à perspectiva de mudança de paradigma em curso há quase meio século
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O universo da AAE é identificado em seu contexto histórico/conceitual e processual legal/institucional e operacional/metodológico. As experiências de outros países e as demandas internacionais são entendidas como estímulo e devem ser utilizadas como subsídio à construção de uma AAE brasileira. O estudo realizado indica a construção de uma AAE ambiental no Brasil e destaca especificidades e peculiaridades associadas diretamente ao estágio brasileiro de planejamento e processo decisório, associadas também à sua organização político/institucional e legal, à garantia de participação da sociedade e à necessidade de informação. Destaca ainda o papel da informação, por meio da base de referência, como elo integrador da AAE, o qual sendo prévio e participativo é indispensável a um processo decisório ambientalmente sustentável. Utiliza também o arcabouço teórico conceitual de AAE e o seu vínculo com o processo decisório em dois exemplos: o plano intermodal de carga do estado de São Paulo/internacionalização do aeroporto Leite Lopes e o plano de macrodrenagem de Ribeirão Preto. O presente trabalho conclui que a AAE é um instrumento fundamental ao planejamento e ao processo decisório que visa à sustentabilidade e indica, para os dois exemplos, uma avaliação ambiental por AAE para políticas, planos e programas. Sua utilização no Brasil é possível e poderá adquirir maior importância se incorporar o valor ambiental à dimensão política e social como suporte essencial à perspectiva de mudança de paradigma em curso há quase meio séculoThe present study discuss the sustainability and the tools to meet its goals. It deals with the weak environmental sustainability focus in favor of integrated sustainability and also the with the purpose to maintain inequalities and poverty. The strategic environmental assessment (SEA., as an instrument conceived to evaluate environmental impact of policy, plans and programs, established to integrate decision making process in public policies, has its conceptual adjective discussion, environmental or integrated, aggregated to its practice. The SEA is considered in its contextual history/concept and legal/institutional and operational/methodological processes. Other countries experiences and international demands are seen as stimulus and will be used to subsidize the brazilian SEA. The present study indicates an environmental SEA in Brazil and points out specificities and particularities related to the brazilian planning and decision making stage, to its political/institutional and legal structure, to the guaranty of society participation and to information obligation and responsibility. It highlights the necessity of the information and public participation, through the reference baseline as an integrative previous link in SEA, to a decision making process environmentally sustainable. It employs the conceptual framework review of SEA and its links to decision making process in two cases: the intermodal cargo plan in the state of São Paulo/the internationalization of the Leite Lopes airport of Ribeirão Preto and the macrodrainage plan of Ribeirão Preto. It concludes that SEA is an important tool to be used in planning and decision making process towards sustainability and recommends, for both cases, an environmental assessment supported by a SEA in policies, plans and programs. That its use in Brazil is possible and will grow in importance if the environmental value interact with the political and social dimensions as an essential support to the paradigm change perspective going on for almost half a centuryBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Marcelo Marini Pereira deOliveira, Isabel Silva Dutra de2008-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-13052024-150722/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-13T18:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-13052024-150722Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-13T18:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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