Estudos sobre a produção de discurso em idosos com Doença de Alzheimer em fase inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mariana Ducatti Horiquini de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-09102019-120229/
Resumo: A Demência de Alzheimer (DA) é um transtorno neurocognitivo, progressivo, que afeta principalmente a memória e a linguagem. Não há tratamentos curativos para a DA, contudo há medicações e técnicas de reabilitação cognitiva que atrasam o desenvolvimento da demência. O objetivo geral desta tese foi investigar o efeito de diferentes procedimentos de intervenção sobre repertórios verbais de idosos com DA. Para isto foram propostos três estudos. O Estudo 1 teve como objetivo averiguar o efeito da apresentação de objetos tridimensionais (dicas visuais) na tarefa de recontar histórias. Quarenta e oito idosos, sendo 24 sem indicativos de perdas cognitivas e 24 com DA, ouviram duas estórias e as recontaram em seguida. Em uma das condições a estória foi narrada, apenas; na outra foram apresentados objetos tridimensionais relacionados à história enquanto a mesma era narrada. Todos os participantes emitiram maior quantidade de informações gerais sobre as histórias do que informações específicas e os objetos tridimensionais não serviram como dicas para melhorar a narrativa dos idosos. O objetivo do Estudo 2 foi verificar a eficácia do procedimento fading out (FO) de perguntas na produção de narrativas com apoio visual de idosos com DA. Doze idosos, sendo seis sem demência (Grupo Comparação GC) e seis com DA (Grupo Experimental GE) realizaram narrativas de histórias com base em sequências de imagens. O procedimento foi dividido em três fases. Na Fase 1 (Pré-Teste) e Fase 3 (Pós-Teste) foram apresentadas pranchas com imagens aos participantes e pedido para que os mesmos contassem uma história com base naquelas imagens. A Fase 2 (intervenção) foi subdividida em três etapas. Todas as etapas iniciavam-se com o participante narrando uma história com base em uma sequência de três de imagens. Após a narrativa eram feitas perguntas aos participantes sobre cada imagem e, por fim, era solicitada uma nova narrativa. Realizouse um FO das dicas (perguntas) a cada etapa. De forma geral, os idosos com GC narram histórias com mais coerência em todas as fases e os idosos do GE se beneficiaram da intervenção pois melhoraram a coerência de suas narrativas. O objetivo do Estudo 3 foi comparar a eficácia dos procedimentos Spaced Retrieval (SR) e FO sobre o desempenho de nomeação de figuras em idosos com DA. Oito idosos com DA foram ensinados a nomear sete figuras por meio do SR e outras sete figuras por meio do FO. A ordem de dos procedimentos foi balanceada entre os participantes. Ao final de cada procedimento, assim como depois das duas intervenções, as imagens foram apresentadas e solicitou-se que os idosos as nomeassem. Ambos os procedimentos foram eficazes para ensinar a nomeação das figuras aos idosos, de forma que todos, ao final, nomearam corretamente no mínimo metade das figuras ensinadas. Os resultados encontrados aqui contribuem com os estudos sobre envelhecimento, especificamente com a área de reabilitação da linguagem, ao oferecer informações sobre o funcionamento da linguagem de idosos com DA e indicar procedimentos eficazes para melhorar os repertórios verbais desta população.
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Quarenta e oito idosos, sendo 24 sem indicativos de perdas cognitivas e 24 com DA, ouviram duas estórias e as recontaram em seguida. Em uma das condições a estória foi narrada, apenas; na outra foram apresentados objetos tridimensionais relacionados à história enquanto a mesma era narrada. Todos os participantes emitiram maior quantidade de informações gerais sobre as histórias do que informações específicas e os objetos tridimensionais não serviram como dicas para melhorar a narrativa dos idosos. O objetivo do Estudo 2 foi verificar a eficácia do procedimento fading out (FO) de perguntas na produção de narrativas com apoio visual de idosos com DA. Doze idosos, sendo seis sem demência (Grupo Comparação GC) e seis com DA (Grupo Experimental GE) realizaram narrativas de histórias com base em sequências de imagens. O procedimento foi dividido em três fases. Na Fase 1 (Pré-Teste) e Fase 3 (Pós-Teste) foram apresentadas pranchas com imagens aos participantes e pedido para que os mesmos contassem uma história com base naquelas imagens. A Fase 2 (intervenção) foi subdividida em três etapas. Todas as etapas iniciavam-se com o participante narrando uma história com base em uma sequência de três de imagens. Após a narrativa eram feitas perguntas aos participantes sobre cada imagem e, por fim, era solicitada uma nova narrativa. Realizouse um FO das dicas (perguntas) a cada etapa. De forma geral, os idosos com GC narram histórias com mais coerência em todas as fases e os idosos do GE se beneficiaram da intervenção pois melhoraram a coerência de suas narrativas. O objetivo do Estudo 3 foi comparar a eficácia dos procedimentos Spaced Retrieval (SR) e FO sobre o desempenho de nomeação de figuras em idosos com DA. Oito idosos com DA foram ensinados a nomear sete figuras por meio do SR e outras sete figuras por meio do FO. A ordem de dos procedimentos foi balanceada entre os participantes. Ao final de cada procedimento, assim como depois das duas intervenções, as imagens foram apresentadas e solicitou-se que os idosos as nomeassem. Ambos os procedimentos foram eficazes para ensinar a nomeação das figuras aos idosos, de forma que todos, ao final, nomearam corretamente no mínimo metade das figuras ensinadas. Os resultados encontrados aqui contribuem com os estudos sobre envelhecimento, especificamente com a área de reabilitação da linguagem, ao oferecer informações sobre o funcionamento da linguagem de idosos com DA e indicar procedimentos eficazes para melhorar os repertórios verbais desta população.Alzheimer\'s Dementia (AD) is a progressive neurocognitive disorder that affects memory and language, mainly. There are no curative treatments for AD, however there are medications and cognitive rehabilitation techniques that delays the development of dementia. The general objective of this study was to investigate the effect of different intervention procedures on behavior of speaking from elderly with AD. For this were proposed three studies. For the Study 1 we aimed to investigate the effect of threedimensional objects (visual cues) on the task of retelling stories. Forty-eight elderly, 24 with no indicative of cognitive losses and 24 with AD, heard two stories and then recounted them. In one of the conditions the story was narrated, only; and in the other was presented three-dimensional objects related to the story while it was narrated. All participants gave more general information about the stories than specific information and that the three-dimensional goals did not serve as clues to improve the narration of the elderly. The purpose of Study 2 was to verify the effectiveness of the fading out procedure (FO) of questions in the production of narratives. Twelve elderly subjects, six without dementia (Control Group - CG) and six with AD (Experimental Group - GE) carried out narrative stories based on images. The procedure was divided into three phases. InPhase 1 (Pre-Test) and Phase 3 (Post-Test), boards were presented with pictures to the participants and asked for them to tell a story based on those images. Phase 2 (intervention) was subdivided into three stages. All steps began with the participant narrating a story based on a sequence of three of images. After the narrative, the participants were asked questions about each image and, finally, a new narrative was requested. There was a FO of the tips (questions) at each step. In general, the elderly with CG report more coherent histories at all stages and the elderly of the GE benefited from the intervention because they improved the coherence of their narratives. The aim of Study 3 was to compare the efficacy of the Spaced Retrieval (SR) and FO procedures for the naming performance of figures in the elderly with AD. Eight elderly with AD were taught to name seven images by SR and seven images by FO. At the end of each training, as well as at the end of the procedures, the images were presented and were asked to name them to the elderly. Both procedures were effective in teaching the naming of thefigures to the elderly, so that, in the end, they all correctly named at least half of the figures taught. The results found in the studies contribute to the area of aging, specifically the rehabilitation of the language, since they contribute for the information about the functioning of the language of the elderly with AD and indicate effective procedures to improve the discourses of this population.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchmidt, AndreiaAlmeida, Mariana Ducatti Horiquini de2018-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-09102019-120229/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-08T16:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-09102019-120229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-08T16:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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