Proposta de modelagem, simulação e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora tipo C.O.D.O.G.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-25062024-135145/ |
Resumo: | Este trabalho descreve estudo realizado para modelagem, simulação dinâmica e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora combinada, motor diesel ou turbina gás, de um navio do tipo Fragata dotado de hélice de passo controlável. Inicialmente são analisados e selecionados modelos matemáticos para os componentes do sistema. Com as equações do movimento e do sistema de controle básico proposto obtêm-se o modelo integrado do sistema; desenvolve-se dois programas de simulação para computador digital: um com Diesel e outro com Turbina. Visando-se a rapidez de proposta do sistema são determinados os valores de alguns parâmetros de controle pela simulação de manobras de aceleração e parada brusca. Cada parâmetro é variado mantendo-se os demais constantes sendo a análise feita por comparação entre os índices de desempenho (ID). Tentando-se obter um projeto de fácil construção é procurada uma uniformização de parâmetros para todas as manobras e modos de operação. Finalmente é analisada a influência de condições de casco, mar e deslocamento de navio sobre o desempenho do sistema de controle proposto. As principais conclusões são apontadas. |
id |
USP_efee772ef6761188b7bd59412d6fba3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25062024-135145 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Proposta de modelagem, simulação e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora tipo C.O.D.O.G.Untitled in englishPropulsãoPropulsionEste trabalho descreve estudo realizado para modelagem, simulação dinâmica e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora combinada, motor diesel ou turbina gás, de um navio do tipo Fragata dotado de hélice de passo controlável. Inicialmente são analisados e selecionados modelos matemáticos para os componentes do sistema. Com as equações do movimento e do sistema de controle básico proposto obtêm-se o modelo integrado do sistema; desenvolve-se dois programas de simulação para computador digital: um com Diesel e outro com Turbina. Visando-se a rapidez de proposta do sistema são determinados os valores de alguns parâmetros de controle pela simulação de manobras de aceleração e parada brusca. Cada parâmetro é variado mantendo-se os demais constantes sendo a análise feita por comparação entre os índices de desempenho (ID). Tentando-se obter um projeto de fácil construção é procurada uma uniformização de parâmetros para todas as manobras e modos de operação. Finalmente é analisada a influência de condições de casco, mar e deslocamento de navio sobre o desempenho do sistema de controle proposto. As principais conclusões são apontadas.This work describe the study made for modelling dynamic simulation and control parameters determination for a CODOG propulsion train from a Brigate with controllable pitch propeller. First of all the system componentes mathematical models are analysed and selected. With the movement equations and the basic control system proposal we get the system integrated model, two programs for digital computer are developed: one for Diesel and the Other for gas turbine. Bearing in mind the system quick response some control parameters are determinated by simulation of crash stop and slam acceleration manoeuvres. Each parameter is changed keeping the others constants, the analysis is made by comparaison of performance indexes (PI). Trying to get a easy-made design the uniformization of parametres is searched for all manoeuvres and mode of operation. Finally, is analysed the influence of botton cleaneness, sea condiction and ship displacement on the performance of the control system proposed. Main conclusions are pointed out.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFreitas, Elcio de SaChagas, Paulo Sergio de Carvalho1983-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-25062024-135145/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T21:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-25062024-135145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T21:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de modelagem, simulação e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora tipo C.O.D.O.G. Untitled in english |
title |
Proposta de modelagem, simulação e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora tipo C.O.D.O.G. |
spellingShingle |
Proposta de modelagem, simulação e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora tipo C.O.D.O.G. Chagas, Paulo Sergio de Carvalho Propulsão Propulsion |
title_short |
Proposta de modelagem, simulação e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora tipo C.O.D.O.G. |
title_full |
Proposta de modelagem, simulação e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora tipo C.O.D.O.G. |
title_fullStr |
Proposta de modelagem, simulação e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora tipo C.O.D.O.G. |
title_full_unstemmed |
Proposta de modelagem, simulação e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora tipo C.O.D.O.G. |
title_sort |
Proposta de modelagem, simulação e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora tipo C.O.D.O.G. |
author |
Chagas, Paulo Sergio de Carvalho |
author_facet |
Chagas, Paulo Sergio de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Elcio de Sa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Paulo Sergio de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propulsão Propulsion |
topic |
Propulsão Propulsion |
description |
Este trabalho descreve estudo realizado para modelagem, simulação dinâmica e determinação de parâmetros de controle para uma instalação propulsora combinada, motor diesel ou turbina gás, de um navio do tipo Fragata dotado de hélice de passo controlável. Inicialmente são analisados e selecionados modelos matemáticos para os componentes do sistema. Com as equações do movimento e do sistema de controle básico proposto obtêm-se o modelo integrado do sistema; desenvolve-se dois programas de simulação para computador digital: um com Diesel e outro com Turbina. Visando-se a rapidez de proposta do sistema são determinados os valores de alguns parâmetros de controle pela simulação de manobras de aceleração e parada brusca. Cada parâmetro é variado mantendo-se os demais constantes sendo a análise feita por comparação entre os índices de desempenho (ID). Tentando-se obter um projeto de fácil construção é procurada uma uniformização de parâmetros para todas as manobras e modos de operação. Finalmente é analisada a influência de condições de casco, mar e deslocamento de navio sobre o desempenho do sistema de controle proposto. As principais conclusões são apontadas. |
publishDate |
1983 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1983-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-25062024-135145/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-25062024-135145/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091068198649856 |