Realismo e formalismo como pólos de composição fílmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-24112014-083259/ |
Resumo: | O projeto tem por objetivo o estudo da composição fílmica a partir da polarização entre realismo e formalismo. Em um primeiro momento, compreende os principais pontos definidos por André Bazin e Hollis Frampton, apresentando algumas de suas observações e críticas do que consideravam as características fundamentais do cinema. Em seguida, é proposta uma ampliação dessa comparação, num diálogo com obras e autores que de alguma maneira orbitaram em torno de Bazin e Frampton. Investigando as maneiras pelas quais as duas tendências se opõem, e quais aspectos relativos à composição são evidenciados por elas, o trabalho busca ainda uma possível complementaridade, uma abordagem que as considere igualmente como partes de um mesmo espectro. |
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Realismo e formalismo como pólos de composição fílmica-André BazinAndré BazinComposiçãoCompositionFormalismFormalismoHollis FramptonHollis FramptonRealismRealismoO projeto tem por objetivo o estudo da composição fílmica a partir da polarização entre realismo e formalismo. Em um primeiro momento, compreende os principais pontos definidos por André Bazin e Hollis Frampton, apresentando algumas de suas observações e críticas do que consideravam as características fundamentais do cinema. Em seguida, é proposta uma ampliação dessa comparação, num diálogo com obras e autores que de alguma maneira orbitaram em torno de Bazin e Frampton. Investigando as maneiras pelas quais as duas tendências se opõem, e quais aspectos relativos à composição são evidenciados por elas, o trabalho busca ainda uma possível complementaridade, uma abordagem que as considere igualmente como partes de um mesmo espectro.The purpose of this project is the study of film composition by means of the polarity between realism and formalism. At first, it covers the main points defined by André Bazin and Hollis Frampton, presenting some of their insights and criticisms, and what they considered to be the fundamental qualities of cinema. From this follows an attempt to amplify the comparative outlook, in a dialogue between authors and films that were closely related to Bazin and Frampton. As the work investigate the ways by which both tendencies oppose each other, and what aspects of film composition are revealed by this opposition, it looks for an approach which considers them equally as parts of the same spectrumBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBorges, Cristian da SilvaBaptista, Lucas Bastos Guimarães2014-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-24112014-083259/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-24112014-083259Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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