A escola isolada à meia-luz (1891/1927)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082011-152405/ |
Resumo: | A presente tese se insere na Área de História e Historiografia da Educação e objetiva analisar e compreender o processo de constituição das Escolas Isoladas enquanto modalidade escolar no contexto Mato-Grossense no período de 1890-1928. Trata-se de rehistoricizar o objeto escola de (des) naturalizá-la, retratá-la em seus aspectos internos, definindo sua cultura e os processos que configuram a sua modelização e organização. A busca pela compreensão dos aspectos internos da escola isolada, ou seja, como se dava a construção social e cultural das instituições escolares, exigiu o entendimento daquilo que chamamos de cultura escolar. Na medida em que a cultura escolar se constitui numa apropriada ferramenta teórica para explorar o passado e o presente da escola na sua relação com a sociedade e a cultura, e permite explorar o jogo tenso das lutas e tensões que perpassam a escola e expressam as contradições sociais. Como instrumentos de pesquisa, utilizei de documentos oriundos de atividades funcionais e pedagógicas, como: Mensagens governamentais, Relatórios dos inspetores (diretores, após 1880) da instrução; e de Diretores dos Grupos Escolares, alguns números de Jornais, Livros de Matrículas, Ofícios, Circulares, Livros de Notas, Atas de Exames, Mapas de freqüência de alunos e professores, Provas e Exercícios Escolares, Regulamentos, Regimentos e Fotografias. Essas fontes além de oferecerem preciosas informações sobre o funcionamento da escola ainda permitiu-me visualizar as representações dos profissionais envolvidos no processo, a forma pelas quais diretores, inspetores e autoridades do ensino interpretaram e cumpriram as determinações impostas pelas novas concepções pedagógicas. Nessa trilha a educação e a instrução da população estavam sendo amplamente discutidas e reafirmadas como essenciais, a fim de tornar o país, moderno e civilizado. Tais discursos tinham clara intenção em mostrar que, somente através da organização da instrução pública, seria possível elevar o país ao nível das nações civilizadas. Organizar a instrução era, segundo eles, romper com uma estrutura ineficaz, baseada em métodos ultrapassados e dispendiosos e, sobretudo, formar devidamente os professores. A partir de então, os Regulamentos e as Reformas da instrução pública teriam a finalidade de reordenar e restabelecer os critérios para a reorganização da instrução e também para o ingresso e a permanência dos professores no magistério primário. Propósito nosso foi demonstrar que se delineou nas escolas isoladas, a constituição e articulação de uma cultura e de uma forma escolar própria, caracterizada por dispositivos de normatização pedagógica e práticas dos agentes que se apropriaram deles, por meio de estratégias e táticas reveladoras de saberes socialmente acumulados permitindo reconstruir uma identidade escolar e difundir os seus valores e comportamentos específicos. |
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A escola isolada à meia-luz (1891/1927)The school for isolated half-light (1891/1927).cultura escolarescolas isoladashistória da educaçãohistory of educationisolated schoolsMato GrossoMato Grossoschool cultureA presente tese se insere na Área de História e Historiografia da Educação e objetiva analisar e compreender o processo de constituição das Escolas Isoladas enquanto modalidade escolar no contexto Mato-Grossense no período de 1890-1928. Trata-se de rehistoricizar o objeto escola de (des) naturalizá-la, retratá-la em seus aspectos internos, definindo sua cultura e os processos que configuram a sua modelização e organização. A busca pela compreensão dos aspectos internos da escola isolada, ou seja, como se dava a construção social e cultural das instituições escolares, exigiu o entendimento daquilo que chamamos de cultura escolar. Na medida em que a cultura escolar se constitui numa apropriada ferramenta teórica para explorar o passado e o presente da escola na sua relação com a sociedade e a cultura, e permite explorar o jogo tenso das lutas e tensões que perpassam a escola e expressam as contradições sociais. Como instrumentos de pesquisa, utilizei de documentos oriundos de atividades funcionais e pedagógicas, como: Mensagens governamentais, Relatórios dos inspetores (diretores, após 1880) da instrução; e de Diretores dos Grupos Escolares, alguns números de Jornais, Livros de Matrículas, Ofícios, Circulares, Livros de Notas, Atas de Exames, Mapas de freqüência de alunos e professores, Provas e Exercícios Escolares, Regulamentos, Regimentos e Fotografias. Essas fontes além de oferecerem preciosas informações sobre o funcionamento da escola ainda permitiu-me visualizar as representações dos profissionais envolvidos no processo, a forma pelas quais diretores, inspetores e autoridades do ensino interpretaram e cumpriram as determinações impostas pelas novas concepções pedagógicas. Nessa trilha a educação e a instrução da população estavam sendo amplamente discutidas e reafirmadas como essenciais, a fim de tornar o país, moderno e civilizado. Tais discursos tinham clara intenção em mostrar que, somente através da organização da instrução pública, seria possível elevar o país ao nível das nações civilizadas. Organizar a instrução era, segundo eles, romper com uma estrutura ineficaz, baseada em métodos ultrapassados e dispendiosos e, sobretudo, formar devidamente os professores. A partir de então, os Regulamentos e as Reformas da instrução pública teriam a finalidade de reordenar e restabelecer os critérios para a reorganização da instrução e também para o ingresso e a permanência dos professores no magistério primário. Propósito nosso foi demonstrar que se delineou nas escolas isoladas, a constituição e articulação de uma cultura e de uma forma escolar própria, caracterizada por dispositivos de normatização pedagógica e práticas dos agentes que se apropriaram deles, por meio de estratégias e táticas reveladoras de saberes socialmente acumulados permitindo reconstruir uma identidade escolar e difundir os seus valores e comportamentos específicos.This thesis falls within the Area of History and Historiography of Education and aims to analyze and understand the constitution of Isolated Schools as a school sport in the context of Mato Grosso in the period 1890-1928. It is the object rehistoricizar school (un) naturalizing it, portray it in its internal aspects, defining its culture and processes that shape modeling and organization. The search for understanding of the internal aspects of the school alone, that is, how was the social and cultural construction of educational institutions, demanded an understanding of what we call school culture. To the extent that the school culture is an appropriate theoretical tool to explore the past and present school in its relationship with society and culture, and the game lets you explore the tense struggles and tensions that pervade the school and express the social contradictions. As research tools, used documents from the functional and educational activities, such as government posts, the inspectors\' reports (directors, after 1880) Education, and Directors of School Groups, some numbers of Journals, Books Enrollment, Crafts, Circulars, Books, Notes, Minutes of Examinations, frequency maps for students and teachers, tests and exercises School, Regulations, Regiments and Photographs. These sources also provide valuable information about the school run has allowed me to see the representations of the professionals involved in the process, the way in which directors, inspectors and education authorities have interpreted and complied with the determinations imposed by the new educational ideas. That track the education and instruction of the population were being widely discussed and reaffirmed as essential in order to make the country, modern and civilized. Such speeches were clearly intent on showing that only through the organization of public instruction; the country could raise the level of civilized nations. Arrange the statement was, according to them, breaking with an ineffective structure, based on outdated methods and expensive and, above all, to properly train teachers. Since then, Regulations and Reforms of public education would have the purpose of reorganizing and re-establish criteria for the reorganization of education and also for entry and retention of teachers in primary teaching. Our purpose was to demonstrate that takes place in isolated schools, the creation and articulation of a culture and a school form itself, characterized by devices pedagogical norms and practices of the agents who took them through strategies and tactics that reveal knowledge socially allowing accumulated rebuild a school identity and spread its values and behaviors.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Marta Maria Chagas deReis, Rosinete Maria dos2011-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082011-152405/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-30082011-152405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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