Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Danilo Mendes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16062020-150417/
Resumo: Esta pesquisa propõe a investigação do uso do Role Playing Game (RPG) no contexto educacional, como uma forma de facilitar o aprendizado de Física para os estudantes. O pressuposto principal para o uso do RPG é que ele pode funcionar como um ambiente para um ensinar física através de problemas abertos. Os problemas abertos são situações que necessitam de soluções, mas os indivíduos envolvidos não conhecem meios ou caminhos evidentes para obtê-las. Eles são úteis na física para conhecer para se conhecer as concepções dos alunos sobre conceitos estruturados cientificamente e também trabalhar significações diferentes dos problemas de lápis e papel. Foi elaborada uma aventura no sistema FATE. Este sistema genérico apresenta regras simples e facilita o processo de iniciação dos alunos ao RPG. Foram realizadas duas aplicações do RPG em contexto educacional, com estudantes em diferentes situações de ensino. Conclui-se que o RPG pode ser proveitoso como uma atividade paralela às aulas tradicionais e como um incentivador da problematização dos conceitos físicos para os alunos.
id USP_f1b74782a19861e192a89e6589413608
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16062020-150417
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertosPlaying physics: the Role Playing Game (RPG) as a way to explore ill-structured problems.Ensino de FísicaGames and EducationJogos e educaçãoPhysics TeachingRole Playing GameRole Playing GameRPGRPGEsta pesquisa propõe a investigação do uso do Role Playing Game (RPG) no contexto educacional, como uma forma de facilitar o aprendizado de Física para os estudantes. O pressuposto principal para o uso do RPG é que ele pode funcionar como um ambiente para um ensinar física através de problemas abertos. Os problemas abertos são situações que necessitam de soluções, mas os indivíduos envolvidos não conhecem meios ou caminhos evidentes para obtê-las. Eles são úteis na física para conhecer para se conhecer as concepções dos alunos sobre conceitos estruturados cientificamente e também trabalhar significações diferentes dos problemas de lápis e papel. Foi elaborada uma aventura no sistema FATE. Este sistema genérico apresenta regras simples e facilita o processo de iniciação dos alunos ao RPG. Foram realizadas duas aplicações do RPG em contexto educacional, com estudantes em diferentes situações de ensino. Conclui-se que o RPG pode ser proveitoso como uma atividade paralela às aulas tradicionais e como um incentivador da problematização dos conceitos físicos para os alunos.This research proposes the investigation of Role Playing Games (RPG) in the educational context, as a way of facilitating the learning of physics for students. The main assumption for using RPGs is that they can function as a space for teaching based on ill-structured problems. Ill-structured problems are situations where a solution is needed, but the individuals involved do not know the obvious ways or means to get them. They are useful in physics in understanding students\' conceptions of scientifically structured concepts as well as working on different meanings for structured problems. An adventure was elaborated in the FATE system and two applications of RPGs in the educational context were made, with students in different teaching situations. It is concluded that role-playing can be useful as a parallel activity to traditional classes and as an incentive for the problematization of physical concepts for students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Andre MachadoVieira, Danilo Mendes2019-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16062020-150417/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-06-25T01:31:10Zoai:teses.usp.br:tde-16062020-150417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-06-25T01:31:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertos
Playing physics: the Role Playing Game (RPG) as a way to explore ill-structured problems.
title Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertos
spellingShingle Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertos
Vieira, Danilo Mendes
Ensino de Física
Games and Education
Jogos e educação
Physics Teaching
Role Playing Game
Role Playing Game
RPG
RPG
title_short Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertos
title_full Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertos
title_fullStr Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertos
title_full_unstemmed Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertos
title_sort Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertos
author Vieira, Danilo Mendes
author_facet Vieira, Danilo Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Andre Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Danilo Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Games and Education
Jogos e educação
Physics Teaching
Role Playing Game
Role Playing Game
RPG
RPG
topic Ensino de Física
Games and Education
Jogos e educação
Physics Teaching
Role Playing Game
Role Playing Game
RPG
RPG
description Esta pesquisa propõe a investigação do uso do Role Playing Game (RPG) no contexto educacional, como uma forma de facilitar o aprendizado de Física para os estudantes. O pressuposto principal para o uso do RPG é que ele pode funcionar como um ambiente para um ensinar física através de problemas abertos. Os problemas abertos são situações que necessitam de soluções, mas os indivíduos envolvidos não conhecem meios ou caminhos evidentes para obtê-las. Eles são úteis na física para conhecer para se conhecer as concepções dos alunos sobre conceitos estruturados cientificamente e também trabalhar significações diferentes dos problemas de lápis e papel. Foi elaborada uma aventura no sistema FATE. Este sistema genérico apresenta regras simples e facilita o processo de iniciação dos alunos ao RPG. Foram realizadas duas aplicações do RPG em contexto educacional, com estudantes em diferentes situações de ensino. Conclui-se que o RPG pode ser proveitoso como uma atividade paralela às aulas tradicionais e como um incentivador da problematização dos conceitos físicos para os alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16062020-150417/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16062020-150417/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257072908894208