O cine-romance em Marienbad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arlindo de Almeida Junior
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2004.tde-14122022-134631
Resumo: Cine-Romance é aquilo que se tornou um gênero de conceitos híbridos, cinema e romance de cada lado; usando meios literários para criar uma realidade em filme; mesclando dois gêneros ao ponto em que suas características não se separem, estabelecendo a dicotomia entre dois desenvolvimentos. Às considerações literárias pode se dar a continuidade da visão de mundo extraída das últimas obras; ao meio cinematográfico, a revisão do trabalho final.Enquanto o mundo da literatura mudava de perspectivas, o cinema avançava em estilos e gêneros, na segunda metade do século XX. O tempo presente das imagens, seu arranjo espacial na tela, a fluidez da movimento em cenas, dando ao público duplos sentidos de invadir a tela e viver o tempo do drama, levou o cinema à nova fronteiras de pesquisa de narrativas qeu romances não podiam alcançar na sua estrutura de palavras e frases. Os romances precisavam mostrar o homem traído pela própria história; abandonado pela guerra fria, que fez do futuro um caso de apertar dois botões. A era da literatura moderna descrevia formas de encurtar o tempo em que as coisas contecem; vários episódios mesclando jornadas em dias e jornadas em mentes, cada uma produzida pela outra e vice-versa. Era o tempo dos sonhos, escapando do real e questionando-o sobre o quê poderia ser dito sobre vida na sociedade moderna.Esta dissertação aborda a pesquisa da escola de novos romancistas franceses (Nouveau Roman) introduzindo Alain Robbe-Grillet e a nouvelle vague francesa em Alain Resnais, especificando a obra que reuniu esses dois estilos: O Ano Passado em Marienbad. Um filme-romance que desafiou gerações compondo o real com o imaginário, memória com delírio, espaço com tempo, linguagem com metalinguagem, e tudo não era mais que um drama passional
id USP_f1ea091ec66b0cb28eb95b03ddc2af20
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14122022-134631
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O cine-romance em Marienbad Cine-Novel in Marienbad 2004-04-27Ariovaldo José VidalRosinha Spiewak BrenerRegina Lucia PontieriArlindo de Almeida JuniorUniversidade de São PauloLetras (Teoria Literária e Literatura Comparada)USPBR Alain Resnais Alain Resnais Alain Robbe-Grillet Alain Robbe-Grillet Cinema Cinema Nouvelle vague Nouvelle vague Novel Romance Cine-Romance é aquilo que se tornou um gênero de conceitos híbridos, cinema e romance de cada lado; usando meios literários para criar uma realidade em filme; mesclando dois gêneros ao ponto em que suas características não se separem, estabelecendo a dicotomia entre dois desenvolvimentos. Às considerações literárias pode se dar a continuidade da visão de mundo extraída das últimas obras; ao meio cinematográfico, a revisão do trabalho final.Enquanto o mundo da literatura mudava de perspectivas, o cinema avançava em estilos e gêneros, na segunda metade do século XX. O tempo presente das imagens, seu arranjo espacial na tela, a fluidez da movimento em cenas, dando ao público duplos sentidos de invadir a tela e viver o tempo do drama, levou o cinema à nova fronteiras de pesquisa de narrativas qeu romances não podiam alcançar na sua estrutura de palavras e frases. Os romances precisavam mostrar o homem traído pela própria história; abandonado pela guerra fria, que fez do futuro um caso de apertar dois botões. A era da literatura moderna descrevia formas de encurtar o tempo em que as coisas contecem; vários episódios mesclando jornadas em dias e jornadas em mentes, cada uma produzida pela outra e vice-versa. Era o tempo dos sonhos, escapando do real e questionando-o sobre o quê poderia ser dito sobre vida na sociedade moderna.Esta dissertação aborda a pesquisa da escola de novos romancistas franceses (Nouveau Roman) introduzindo Alain Robbe-Grillet e a nouvelle vague francesa em Alain Resnais, especificando a obra que reuniu esses dois estilos: O Ano Passado em Marienbad. Um filme-romance que desafiou gerações compondo o real com o imaginário, memória com delírio, espaço com tempo, linguagem com metalinguagem, e tudo não era mais que um drama passional Cine-Novel is concerned to be such genre that involves hybrid concepts, movies and novels by each side; using literary meanings to create a cinematographic reality; mixing two genres by way that its singularities can\'t be detached, establishing dicotomy between two developments. To literary appreciations can be given the continuity of world\'s view extracted in latter masterpieces; to cinematography meanings, the final work review.While the world of literature was changing perspectives, cinema was advancing in styles and genres, at the second middle of XX th century. The present tense of images, its spatial lay-out on the screen, the flick-motion\'s fluency, giving to audience both senses of entering to the picture and experiencing the time at the drama occurs, left movies into new boundaries in researching narratives that novels couldn\'t realize by its word and phrases\'s structure. The novels needed to show the man betrayed by its own history; let down into a cold war wich made future a matter between two push-buttons. The age of modern literature described forms shortening the time that things happens; several episodes mixing journeys of days and journeys of minds, each one produced by other and vice-versa. That\'s the time of the dreams, escaping from reality and asking to it what could be said for life in modern society.This dissertation envolves the researchs of the french writer\'s school called New Novelists (Nouveau Roman) introducing Alain Robbe-Grillet and the french new wave cinema by Alain Resnais, appointing to the masterpiece wich joined these two workstyles: The Last Year at Marienbad. A novelfilm that threatened generations composing imaginary and real, memory and delirious, space and time, language with metalanguage, and everything was no more than a passioned drama https://doi.org/10.11606/D.8.2004.tde-14122022-134631info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:59:18Zoai:teses.usp.br:tde-14122022-134631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:40:51.616098Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O cine-romance em Marienbad
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cine-Novel in Marienbad
title O cine-romance em Marienbad
spellingShingle O cine-romance em Marienbad
Arlindo de Almeida Junior
title_short O cine-romance em Marienbad
title_full O cine-romance em Marienbad
title_fullStr O cine-romance em Marienbad
title_full_unstemmed O cine-romance em Marienbad
title_sort O cine-romance em Marienbad
author Arlindo de Almeida Junior
author_facet Arlindo de Almeida Junior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ariovaldo José Vidal
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosinha Spiewak Brener
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Regina Lucia Pontieri
dc.contributor.author.fl_str_mv Arlindo de Almeida Junior
contributor_str_mv Ariovaldo José Vidal
Rosinha Spiewak Brener
Regina Lucia Pontieri
description Cine-Romance é aquilo que se tornou um gênero de conceitos híbridos, cinema e romance de cada lado; usando meios literários para criar uma realidade em filme; mesclando dois gêneros ao ponto em que suas características não se separem, estabelecendo a dicotomia entre dois desenvolvimentos. Às considerações literárias pode se dar a continuidade da visão de mundo extraída das últimas obras; ao meio cinematográfico, a revisão do trabalho final.Enquanto o mundo da literatura mudava de perspectivas, o cinema avançava em estilos e gêneros, na segunda metade do século XX. O tempo presente das imagens, seu arranjo espacial na tela, a fluidez da movimento em cenas, dando ao público duplos sentidos de invadir a tela e viver o tempo do drama, levou o cinema à nova fronteiras de pesquisa de narrativas qeu romances não podiam alcançar na sua estrutura de palavras e frases. Os romances precisavam mostrar o homem traído pela própria história; abandonado pela guerra fria, que fez do futuro um caso de apertar dois botões. A era da literatura moderna descrevia formas de encurtar o tempo em que as coisas contecem; vários episódios mesclando jornadas em dias e jornadas em mentes, cada uma produzida pela outra e vice-versa. Era o tempo dos sonhos, escapando do real e questionando-o sobre o quê poderia ser dito sobre vida na sociedade moderna.Esta dissertação aborda a pesquisa da escola de novos romancistas franceses (Nouveau Roman) introduzindo Alain Robbe-Grillet e a nouvelle vague francesa em Alain Resnais, especificando a obra que reuniu esses dois estilos: O Ano Passado em Marienbad. Um filme-romance que desafiou gerações compondo o real com o imaginário, memória com delírio, espaço com tempo, linguagem com metalinguagem, e tudo não era mais que um drama passional
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2004.tde-14122022-134631
url https://doi.org/10.11606/D.8.2004.tde-14122022-134631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502747075117056