Suspensões do tempo: o superoitismo experimental no Brasil e no México na década de 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Marina da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09032021-232743/
Resumo: Esta tese é um estudo comparativo que visa aproximar as produções experimentais realizadas em Super-8 no Brasil e no México na década de 1970, a partir da articulação entre pesquisa histórica e análise fílmica de três curtas-metragens de cada país. Do Brasil analisamos Funeral para a década de brancas nuvens (Geneton Moraes Neto, 1979), Exposed (Edgard Navarro, 1978) e Explendor do Martírio (Sérgio Péo, 1974). Do México, examinamos Mi casa de altos techos (David Celestinos, 1970), La segunda primera matriz (Alfredo Gurrola, 1972) e Ah, ¿verdá? (Sergio García, 1973). Levando em consideração os diferentes processos históricos e a singularidade do movimento superoitista de cada território, é possível identificar as convergências formais e temáticas que os filmes apresentam como a opção pela linguagem experimental, a recorrência à ironia e à metáfora, e uma leitura crítica sobre a sociedade e a cultura de seu tempo. As obras aqui escolhidas abordam, direta ou indiretamente, as reverberações da década de 1960, em especial o ano de 1968: a implementação do Ato Institucional nº5, AI-5, no Brasil; o massacre dos estudantes em Tlatelolco, no México; as manifestações do movimento estudantil na França e a emergência da contracultura. A partir desta perspectiva, pretende-se pensar como a produção superoitista nesses dois países caracteriza-se como um regime de representação que revela as contradições sociais, culturais e políticas de sua época. A investigação conclui que tanto no México como no Brasil, o Super-8 experimental atua como um registro de visualidade histórica de uma suspensão do tempo, em que o desencanto atua como elemento emblemático na relação que esta geração estabelece com o seu passado (o desejo de rompimento e a nostalgia), seu presente (a (des)obediência) e seu futuro (a utopia e a desilusão).
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