Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruna Moreno
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-21022020-152047
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo entender a vida das crianças imigrantes no Japão. Para tal, a implicação em escolas japonesas e brasileiras no Japão se deu. Para compreender como os estrangeiros vão se tornando parte da máquina ou ficando à margem da sociedade esmiuçaremos o funcionamento da própria escola. Esse quebra-cabeça só pode ser desvendado se nos atentarmos à história e geografia, ao momento fundador do Estado e da escola e suas implicações, bem como às teorias sobre a estrutura social da sociedade japonesa. Assim conseguiremos nos aproximar das questões centrais, por exemplo, o que a sociedade japonesa quer da escola, como a escola realmente é, e como as crianças imigrantes vivem no meio dessas imposições.
id USP_f20003204d289c8288e95d42a3b0646c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21022020-152047
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão Become machine: a study about Japanese and Brazilian school in Japan 2019-12-17Amelia Luisa DamianiRicardo BaitzEduardo Donizeti GirottoWataru KikuchiBruna MorenoUniversidade de São PauloGeografia (Geografia Humana)USPBR Cotidiano Daily life Educação Education Escola Imigrante Immigrant School O presente trabalho tem por objetivo entender a vida das crianças imigrantes no Japão. Para tal, a implicação em escolas japonesas e brasileiras no Japão se deu. Para compreender como os estrangeiros vão se tornando parte da máquina ou ficando à margem da sociedade esmiuçaremos o funcionamento da própria escola. Esse quebra-cabeça só pode ser desvendado se nos atentarmos à história e geografia, ao momento fundador do Estado e da escola e suas implicações, bem como às teorias sobre a estrutura social da sociedade japonesa. Assim conseguiremos nos aproximar das questões centrais, por exemplo, o que a sociedade japonesa quer da escola, como a escola realmente é, e como as crianças imigrantes vivem no meio dessas imposições. The present work aims to understand the lives of immigrant children in Japan. To this end, the involvement in Japanese and Brazilian schools in Japan took place. In order to understand how foreigners are becoming part of the machine or staying on the margins of society, we will scrutinize the functioning of the school itself. This puzzle can only be solved if we pay attention to history and geography, the founding moment of the State and the school and its implications, as well as theories about the social structure of Japanese society. In this way, we will be able to approach the central questions, for example, \"what does Japanese society want from school\", \"how school really is\", and \"how immigrant children live in the middle of these impositions\". https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-21022020-152047info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:45:41Zoai:teses.usp.br:tde-21022020-152047Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:04:31.258396Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Become machine: a study about Japanese and Brazilian school in Japan
title Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão
spellingShingle Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão
Bruna Moreno
title_short Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão
title_full Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão
title_fullStr Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão
title_full_unstemmed Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão
title_sort Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão
author Bruna Moreno
author_facet Bruna Moreno
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amelia Luisa Damiani
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Baitz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eduardo Donizeti Girotto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Wataru Kikuchi
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruna Moreno
contributor_str_mv Amelia Luisa Damiani
Ricardo Baitz
Eduardo Donizeti Girotto
Wataru Kikuchi
description O presente trabalho tem por objetivo entender a vida das crianças imigrantes no Japão. Para tal, a implicação em escolas japonesas e brasileiras no Japão se deu. Para compreender como os estrangeiros vão se tornando parte da máquina ou ficando à margem da sociedade esmiuçaremos o funcionamento da própria escola. Esse quebra-cabeça só pode ser desvendado se nos atentarmos à história e geografia, ao momento fundador do Estado e da escola e suas implicações, bem como às teorias sobre a estrutura social da sociedade japonesa. Assim conseguiremos nos aproximar das questões centrais, por exemplo, o que a sociedade japonesa quer da escola, como a escola realmente é, e como as crianças imigrantes vivem no meio dessas imposições.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-21022020-152047
url https://doi.org/10.11606/D.8.2020.tde-21022020-152047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Geografia (Geografia Humana)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502939075674112