Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-21022020-152047/ |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo entender a vida das crianças imigrantes no Japão. Para tal, a implicação em escolas japonesas e brasileiras no Japão se deu. Para compreender como os estrangeiros vão se tornando parte da máquina ou ficando à margem da sociedade esmiuçaremos o funcionamento da própria escola. Esse quebra-cabeça só pode ser desvendado se nos atentarmos à história e geografia, ao momento fundador do Estado e da escola e suas implicações, bem como às teorias sobre a estrutura social da sociedade japonesa. Assim conseguiremos nos aproximar das questões centrais, por exemplo, o que a sociedade japonesa quer da escola, como a escola realmente é, e como as crianças imigrantes vivem no meio dessas imposições. |
id |
USP_f20003204d289c8288e95d42a3b0646c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21022020-152047 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no JapãoBecome machine: a study about Japanese and Brazilian school in JapanCotidianoDaily lifeEducaçãoEducationEscolaImigranteImmigrantSchoolO presente trabalho tem por objetivo entender a vida das crianças imigrantes no Japão. Para tal, a implicação em escolas japonesas e brasileiras no Japão se deu. Para compreender como os estrangeiros vão se tornando parte da máquina ou ficando à margem da sociedade esmiuçaremos o funcionamento da própria escola. Esse quebra-cabeça só pode ser desvendado se nos atentarmos à história e geografia, ao momento fundador do Estado e da escola e suas implicações, bem como às teorias sobre a estrutura social da sociedade japonesa. Assim conseguiremos nos aproximar das questões centrais, por exemplo, o que a sociedade japonesa quer da escola, como a escola realmente é, e como as crianças imigrantes vivem no meio dessas imposições.The present work aims to understand the lives of immigrant children in Japan. To this end, the involvement in Japanese and Brazilian schools in Japan took place. In order to understand how foreigners are becoming part of the machine or staying on the margins of society, we will scrutinize the functioning of the school itself. This puzzle can only be solved if we pay attention to history and geography, the founding moment of the State and the school and its implications, as well as theories about the social structure of Japanese society. In this way, we will be able to approach the central questions, for example, \"what does Japanese society want from school\", \"how school really is\", and \"how immigrant children live in the middle of these impositions\".Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDamiani, Amelia LuisaMoreno, Bruna2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-21022020-152047/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-21T21:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-21022020-152047Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-21T21:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão Become machine: a study about Japanese and Brazilian school in Japan |
title |
Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão |
spellingShingle |
Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão Moreno, Bruna Cotidiano Daily life Educação Education Escola Imigrante Immigrant School |
title_short |
Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão |
title_full |
Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão |
title_fullStr |
Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão |
title_full_unstemmed |
Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão |
title_sort |
Tornar-se máquina: um estudo sobre a escola japonesa e brasileira no Japão |
author |
Moreno, Bruna |
author_facet |
Moreno, Bruna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Damiani, Amelia Luisa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno, Bruna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidiano Daily life Educação Education Escola Imigrante Immigrant School |
topic |
Cotidiano Daily life Educação Education Escola Imigrante Immigrant School |
description |
O presente trabalho tem por objetivo entender a vida das crianças imigrantes no Japão. Para tal, a implicação em escolas japonesas e brasileiras no Japão se deu. Para compreender como os estrangeiros vão se tornando parte da máquina ou ficando à margem da sociedade esmiuçaremos o funcionamento da própria escola. Esse quebra-cabeça só pode ser desvendado se nos atentarmos à história e geografia, ao momento fundador do Estado e da escola e suas implicações, bem como às teorias sobre a estrutura social da sociedade japonesa. Assim conseguiremos nos aproximar das questões centrais, por exemplo, o que a sociedade japonesa quer da escola, como a escola realmente é, e como as crianças imigrantes vivem no meio dessas imposições. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-21022020-152047/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-21022020-152047/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090952886747136 |