Percepção e conhecimentos de estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho dos alunos que cursaram o último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Jaqueline Montoril Sampaio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-21092015-122951/
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Odontologia determinam que, dentro das competências e habilidades que o cirurgião-dentista precisa desenvolver, encontra-se a capacidade de administração e gerenciamento de sua carreira, devendo estar apto para ser empreendedor, gestor e empregador, bem como para exercer papel de liderança dentro das equipes de saúde bucal. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é verificar a percepção e os conhecimentos dos alunos do último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em relação às estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo transversal, aplicando-se um questionário aos alunos que já haviam cursado a disciplina de Gestão e Planejamento em Odontologia de 2014. Os resultados foram tabulados em planilha Excel e analisados no pacote estatístico STATA 13.0. Dos 109 alunos matriculados na disciplina, 107 (99%) participaram da pesquisa, sendo a amostra composta por média de idade de 25 anos e por 70% dos participantes do gênero feminino. A partir da análise dos resultados, foi possível observar que 35,51% dos alunos sabem descrever com clareza o objetivo da organização na qual pretendem trabalhar; 45,79% acreditam que estão diante de uma oportunidade real para obter sucesso profissional; 58,88% estão seguindo esse caminho pela satisfação profissional; 37,38% aceitam riscos; 34,64% acreditam ter conhecimentos para gerir um bom negócio; e 54,21% consideram ter capacidade para liderar pessoas. Foi possível concluir, com este estudo, que a disciplina em questão consegue desempenhar o seu papel de auxiliar e orientar os alunos nessa transição para o ingresso no mercado de trabalho, tendo sido efetiva no aprendizado dos conhecimentos referentes às estratégias de gestão e empreendedorismo para esse início de carreira. Nesse sentido, observa-se ser fundamental que, ao longo do curso de graduação, a matriz curricular englobe conteúdos de gestão para o melhor desenvolvimento dessa competência.
id USP_f2c31df7bdf5ec1ff8c9ce1ad621a280
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21092015-122951
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Percepção e conhecimentos de estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho dos alunos que cursaram o último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 2014Perception and knowledge of management strategies for entering the labor market for the students who attended the last year of the Faculty of Dentistry of University of São Paulo in 2014EducaçãoEducationEstratégias de gestãoManagement strategiesOrganização e administraçãoOrganization and administrationPlanejamento em OdontologiaPlanning in DentistryAs Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Odontologia determinam que, dentro das competências e habilidades que o cirurgião-dentista precisa desenvolver, encontra-se a capacidade de administração e gerenciamento de sua carreira, devendo estar apto para ser empreendedor, gestor e empregador, bem como para exercer papel de liderança dentro das equipes de saúde bucal. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é verificar a percepção e os conhecimentos dos alunos do último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em relação às estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo transversal, aplicando-se um questionário aos alunos que já haviam cursado a disciplina de Gestão e Planejamento em Odontologia de 2014. Os resultados foram tabulados em planilha Excel e analisados no pacote estatístico STATA 13.0. Dos 109 alunos matriculados na disciplina, 107 (99%) participaram da pesquisa, sendo a amostra composta por média de idade de 25 anos e por 70% dos participantes do gênero feminino. A partir da análise dos resultados, foi possível observar que 35,51% dos alunos sabem descrever com clareza o objetivo da organização na qual pretendem trabalhar; 45,79% acreditam que estão diante de uma oportunidade real para obter sucesso profissional; 58,88% estão seguindo esse caminho pela satisfação profissional; 37,38% aceitam riscos; 34,64% acreditam ter conhecimentos para gerir um bom negócio; e 54,21% consideram ter capacidade para liderar pessoas. Foi possível concluir, com este estudo, que a disciplina em questão consegue desempenhar o seu papel de auxiliar e orientar os alunos nessa transição para o ingresso no mercado de trabalho, tendo sido efetiva no aprendizado dos conhecimentos referentes às estratégias de gestão e empreendedorismo para esse início de carreira. Nesse sentido, observa-se ser fundamental que, ao longo do curso de graduação, a matriz curricular englobe conteúdos de gestão para o melhor desenvolvimento dessa competência.The National Curriculum Guidelines for the degree course in Dentistry determine that, within the skills and abilities that the surgeon dentist needs to develop, it is the ability of administration and management of his career, and he should be able to be an entrepreneur, manager and employer and to exercise leadership role within the oral health teams. In this context, the aim of this study is to verify the perception and knowledge of students in the last year of the Faculty of Dentistry of University of São Paulo in relation to management strategies for entering the labor market. Thus, a cross-sectional study was conducted by applying a questionnaire to students who already had studied Management and Dentistry Planning in 2014. The results were tabulated in an Excel spreadsheet and analyzed using the statistical package STATA 13.0. Among the 109 students enrolled in the course, 107 (99%) participated in the survey, the average age of the sample was 25 years old and 70% were female. From the analysis of the results, it was observed that 35.51% of students know clearly describe the organization\'s purpose in which they wish to work; 45.79% believe they are facing a real opportunity for professional success; 58.88% are following this path by job satisfaction; 37.38% take risks; 34.64% believe they have knowledge to manage a good deal; and 54.21% consider having the ability to lead people. It was possible to conclude from this study that the discipline in question manages its role to assist and guide students in the transition for entering the job market. It was effective in teaching entrepreneurship and management strategies for this early career. In this sense, it is observed it is essential that, throughout the course, the curricular matrix covers management contents for the best development of this competence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCrosato, Edgard MichelMota, Jaqueline Montoril Sampaio2015-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-21092015-122951/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-21092015-122951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção e conhecimentos de estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho dos alunos que cursaram o último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 2014
Perception and knowledge of management strategies for entering the labor market for the students who attended the last year of the Faculty of Dentistry of University of São Paulo in 2014
title Percepção e conhecimentos de estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho dos alunos que cursaram o último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 2014
spellingShingle Percepção e conhecimentos de estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho dos alunos que cursaram o último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 2014
Mota, Jaqueline Montoril Sampaio
Educação
Education
Estratégias de gestão
Management strategies
Organização e administração
Organization and administration
Planejamento em Odontologia
Planning in Dentistry
title_short Percepção e conhecimentos de estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho dos alunos que cursaram o último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 2014
title_full Percepção e conhecimentos de estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho dos alunos que cursaram o último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 2014
title_fullStr Percepção e conhecimentos de estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho dos alunos que cursaram o último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 2014
title_full_unstemmed Percepção e conhecimentos de estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho dos alunos que cursaram o último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 2014
title_sort Percepção e conhecimentos de estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho dos alunos que cursaram o último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 2014
author Mota, Jaqueline Montoril Sampaio
author_facet Mota, Jaqueline Montoril Sampaio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crosato, Edgard Michel
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Jaqueline Montoril Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Estratégias de gestão
Management strategies
Organização e administração
Organization and administration
Planejamento em Odontologia
Planning in Dentistry
topic Educação
Education
Estratégias de gestão
Management strategies
Organização e administração
Organization and administration
Planejamento em Odontologia
Planning in Dentistry
description As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Odontologia determinam que, dentro das competências e habilidades que o cirurgião-dentista precisa desenvolver, encontra-se a capacidade de administração e gerenciamento de sua carreira, devendo estar apto para ser empreendedor, gestor e empregador, bem como para exercer papel de liderança dentro das equipes de saúde bucal. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é verificar a percepção e os conhecimentos dos alunos do último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em relação às estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo transversal, aplicando-se um questionário aos alunos que já haviam cursado a disciplina de Gestão e Planejamento em Odontologia de 2014. Os resultados foram tabulados em planilha Excel e analisados no pacote estatístico STATA 13.0. Dos 109 alunos matriculados na disciplina, 107 (99%) participaram da pesquisa, sendo a amostra composta por média de idade de 25 anos e por 70% dos participantes do gênero feminino. A partir da análise dos resultados, foi possível observar que 35,51% dos alunos sabem descrever com clareza o objetivo da organização na qual pretendem trabalhar; 45,79% acreditam que estão diante de uma oportunidade real para obter sucesso profissional; 58,88% estão seguindo esse caminho pela satisfação profissional; 37,38% aceitam riscos; 34,64% acreditam ter conhecimentos para gerir um bom negócio; e 54,21% consideram ter capacidade para liderar pessoas. Foi possível concluir, com este estudo, que a disciplina em questão consegue desempenhar o seu papel de auxiliar e orientar os alunos nessa transição para o ingresso no mercado de trabalho, tendo sido efetiva no aprendizado dos conhecimentos referentes às estratégias de gestão e empreendedorismo para esse início de carreira. Nesse sentido, observa-se ser fundamental que, ao longo do curso de graduação, a matriz curricular englobe conteúdos de gestão para o melhor desenvolvimento dessa competência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-21092015-122951/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23148/tde-21092015-122951/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090966377725952