A emergência da música a partir da poesia no lied alemão do século XIX: uma análise de canções de Goethe/Schubert, Heine/Schumann e Tieck/Brahms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruthner, Simone Maria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-13112023-163829/
Resumo: A forma da canção, ao ser reinventada no Romantismo alemão, deu origem a uma forma moderna, o Kunstlied, atualmente conhecido como o gênero da \"canção artística\", ou simplesmente, o lied. O que isto significa, em que medida a estética das cantigas populares (Volkslied) e da ópera no século XIX se mesclam, qual o papel da retórica, da prosódia, da versificação e da declamação para os poetas e compositores do lied de expressão alemã, são algumas das questões que nortearam esta pesquisa. Com base nelas, um problema central se apresenta: até que ponto a poesia e a língua influenciam estruturas musicais na canção? Através do aprofundamento de análises no campo linguístico-literário, incluindo de modo integrado conceitos do campo da musicologia, buscamos responder a estas questões. Ao mesmo tempo, aspectos do tempo-ritmo, derivados do teatro e da ciência da fala, ganham relevância através da atuação de Goethe e Ludwig Tieck como leitores (Vorleser) e desempenham um influente papel no processo de evolução do lied de expressão alemã. Com base nas investigações desta inter-relação entre poesia, língua e música, a hipótese que se apresenta é a da existência de uma tendência crescente de aproximação da música à poesia e à língua, em sentido mais estreito, no processo de evolução do lied de expressão alemã, ao longo do século XIX. Em defesa desta hipótese, nosso trabalho se organiza a partir da análise de três canções: Gretchen am Spinnrade (1814), de Schubert e Goethe, \"Im wunderschönen Monat Mai\" (1840), de Schumann e Heine, e \"Muß es eine Trennung geben\" (1862), de Brahms e Tieck. Palavras-chave: Lied. Prosódia. Declamação. Performance musical. Leitura poética. Goethe.
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spelling A emergência da música a partir da poesia no lied alemão do século XIX: uma análise de canções de Goethe/Schubert, Heine/Schumann e Tieck/BrahmsThe emergence of music from poetry in 19th century German lied: an analysis of songs from Goethe/Schubert, Heine/Schumann and Tieck/Brahms.BrahmsDeclamaçãoDeclamationE.T.A. HoffmannGoetheGoethe, SchuberHeineHeine. Schumann. TieckLeitura poéticaLiedLiedMusical performancePerformance musicaPoetic readingProsódiaProsodySchubert.A forma da canção, ao ser reinventada no Romantismo alemão, deu origem a uma forma moderna, o Kunstlied, atualmente conhecido como o gênero da \"canção artística\", ou simplesmente, o lied. O que isto significa, em que medida a estética das cantigas populares (Volkslied) e da ópera no século XIX se mesclam, qual o papel da retórica, da prosódia, da versificação e da declamação para os poetas e compositores do lied de expressão alemã, são algumas das questões que nortearam esta pesquisa. Com base nelas, um problema central se apresenta: até que ponto a poesia e a língua influenciam estruturas musicais na canção? Através do aprofundamento de análises no campo linguístico-literário, incluindo de modo integrado conceitos do campo da musicologia, buscamos responder a estas questões. Ao mesmo tempo, aspectos do tempo-ritmo, derivados do teatro e da ciência da fala, ganham relevância através da atuação de Goethe e Ludwig Tieck como leitores (Vorleser) e desempenham um influente papel no processo de evolução do lied de expressão alemã. Com base nas investigações desta inter-relação entre poesia, língua e música, a hipótese que se apresenta é a da existência de uma tendência crescente de aproximação da música à poesia e à língua, em sentido mais estreito, no processo de evolução do lied de expressão alemã, ao longo do século XIX. Em defesa desta hipótese, nosso trabalho se organiza a partir da análise de três canções: Gretchen am Spinnrade (1814), de Schubert e Goethe, \"Im wunderschönen Monat Mai\" (1840), de Schumann e Heine, e \"Muß es eine Trennung geben\" (1862), de Brahms e Tieck. Palavras-chave: Lied. Prosódia. Declamação. Performance musical. Leitura poética. Goethe.The form of the folk song, when reinvented in German Romanticism, gives rise to a modern form, the Kunstlied, currently known as the genre of the \"art song\", or simply, the lied. What this means, to what extent the aesthetics of folk songs (Volkslied) and opera in the 19th century merge, what role rhetoric, prosody, versification and declamation play for the poets and composers of German-speaking lied, are some of the questions that guided this research. Based on them, a central problem presents itself: to what extent do poetry and language influence musical structures of song? Through further analyses in the linguistic-literary field, including concepts from the field of musicology in an integrated way, we seek to answer these questions. At the same time, aspects of the tempo-rhythm of speech, derived from theatre and speech science, gain relevance through Goethe and Ludwig Tieck\'s performance as readers (Vorleser), playing an influential role in the process of the evolution of lied in German language. By examining these interrelations between poetry, language and music, the hypothesis presented is the existence of a growing tendency of approaching music to poetry and language in a narrower sense, in the process of the evolution of lied in German language throughout the nineteenth century. In defense of this hypothesis, our work is organized on the basis of the analysis of three songs: Gretchen am Spinnrade (1814), by Schubert and Goethe, \"Im wunderschönen Monat Mai\" (1840), by Schumann and Heine, and \"Muß es eine Trennung geben\" (1862), by Brahms and Tieck.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGalle, Helmut Paul ErichRuthner, Simone Maria2023-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-13112023-163829/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-13T19:04:04Zoai:teses.usp.br:tde-13112023-163829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-13T19:04:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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