Residências artísticas: a política como experiência performativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Anna Carolina Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30112016-145338/
Resumo: Esta dissertação tem início em uma inquietação partilhada por muitos estudiosos: certo interesse na relação entre práticas artísticas e pedagógicas. A partir de um horizonte agonístico, vislumbra-se aqui a indiscernibilidade entre as referidas práticas. Para tanto, aciona-se a obra de Michel Foucault em duas frentes, quais sejam: a partir de alguns ditos e escritos ativados por práticas artísticas; e de uma abordagem específica do político, considerado aqui como efeito na economia de forças. Na primeira de seis seções, afirma-se como problema de pesquisa a investigação das tensões entre o artístico e o pedagógico a partir de seus modos. Na segunda parte, apresentam-se as fontes empíricas, constituídas por registros em pesquisa de campo junto a cinco ambientes de residência artística localizados na capital paulista. Nos dois primeiros capítulos teórico-analíticos, confrontamos alguns dados do arquivo com os princípios de interpretação e mediação. Ambos os princípios são carreados por certa tradição da crítica de arte, uma especificamente fundamentada num princípio hermenêutico. No primeiro deles, os dados de arquivo compreendem a relação entre procedimento e tema nas práticas artísticas, fazendo ver certo caráter artificial no procedimento de interpretação. No segundo, relaciona-se a experiência de imersão no trabalho artístico, no interior das residências, às considerações efetuadas por alguns artistas em relação às práticas artístico-pedagógicas por eles conduzidas, confrontando essa relação com o princípio mediador. O capítulo subsequente atenta ao tônus político da relação entre práticas artísticas e pedagógicas, na medida em que ela eventualmente ensejaria uma alteração na economia de forças. O último capítulo perscruta categorias do pensamento pedagógico em curso no interior da produção das ditas obras de arte. Ao longo do percurso analítico, toma vulto uma outra agonística, esta entre dois modos de pensamento e, por conseguinte, de análise, os quais num primeiro momento apresentavam-se, de maneira estratégica, com fronteiras demarcadas: um representacional e um performativo. Em seu deslinde, a dissertação analisa os dois campos de tensão armados.
id USP_f3843f07b889aff7f762ef18af920603
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30112016-145338
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Residências artísticas: a política como experiência performativaArtists-in-residence: politics as a performative experienceArtistic practicesArtists-in-residenceMichel FoucaultMichel Foucault,Pedagogical practicesPolíticaPoliticsPráticas artísticasPráticas pedagógicasResidências artísticasEsta dissertação tem início em uma inquietação partilhada por muitos estudiosos: certo interesse na relação entre práticas artísticas e pedagógicas. A partir de um horizonte agonístico, vislumbra-se aqui a indiscernibilidade entre as referidas práticas. Para tanto, aciona-se a obra de Michel Foucault em duas frentes, quais sejam: a partir de alguns ditos e escritos ativados por práticas artísticas; e de uma abordagem específica do político, considerado aqui como efeito na economia de forças. Na primeira de seis seções, afirma-se como problema de pesquisa a investigação das tensões entre o artístico e o pedagógico a partir de seus modos. Na segunda parte, apresentam-se as fontes empíricas, constituídas por registros em pesquisa de campo junto a cinco ambientes de residência artística localizados na capital paulista. Nos dois primeiros capítulos teórico-analíticos, confrontamos alguns dados do arquivo com os princípios de interpretação e mediação. Ambos os princípios são carreados por certa tradição da crítica de arte, uma especificamente fundamentada num princípio hermenêutico. No primeiro deles, os dados de arquivo compreendem a relação entre procedimento e tema nas práticas artísticas, fazendo ver certo caráter artificial no procedimento de interpretação. No segundo, relaciona-se a experiência de imersão no trabalho artístico, no interior das residências, às considerações efetuadas por alguns artistas em relação às práticas artístico-pedagógicas por eles conduzidas, confrontando essa relação com o princípio mediador. O capítulo subsequente atenta ao tônus político da relação entre práticas artísticas e pedagógicas, na medida em que ela eventualmente ensejaria uma alteração na economia de forças. O último capítulo perscruta categorias do pensamento pedagógico em curso no interior da produção das ditas obras de arte. Ao longo do percurso analítico, toma vulto uma outra agonística, esta entre dois modos de pensamento e, por conseguinte, de análise, os quais num primeiro momento apresentavam-se, de maneira estratégica, com fronteiras demarcadas: um representacional e um performativo. Em seu deslinde, a dissertação analisa os dois campos de tensão armados.This work begins in a concern shared by many scholars: some interest in the relationship between artistic and pedagogical practices. From an agonistic horizon, it glimpses the indiscernibility between those practices. Therefore, it triggers the work of Michel Foucault on two fronts, namely: from some sayings and writings activated by artistic practices; and a specific approach of the political, considered here as an effect on the economy of forces. In the first of six sections, it is stated as research problem the investigation of the tensions between the artistic and the pedagogical by their respective ways. The second part presents the empirical sources, consisting on records in field research in five artists-in-residence environments, all located in São Paulo. In the first two theoretical and analytical chapters, we confront some file data with the principles of interpretation and mediation. Both principles are carried by certain tradition of art criticism, one specifically based on a hermeneutical principle. In the first one, the file data comprise the relationship between procedure and theme in artistic practices, making seen some artificial character about the interpretation procedure. In the second one, it relates the experience of immersion into the artistic practices, within the residences, to considerations made by some artists in relation to the artistic-pedagogical practices conducted by them, comparing this relationship with the principle of mediation. The subsequent chapter attempts to the political tone of the relationship between artistic and pedagogical practices, to the extent that it eventually would cause a change in the economy of forces. The last chapter scrutinizes pedagogical categories of thinking ongoing within the production of so-called works of art. Throughout the analytical course, it takes shape another agonistic relationship, henceforth between two modes of thinking and, therefore, of analysis, which were firstly brought forward strategically, with marked boundaries: a representational one and a performative one. In its disentangling, the thesis analyzes the two fields of tension once armed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, Cintya ReginaLima, Anna Carolina Ferreira2016-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30112016-145338/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-30112016-145338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Residências artísticas: a política como experiência performativa
Artists-in-residence: politics as a performative experience
title Residências artísticas: a política como experiência performativa
spellingShingle Residências artísticas: a política como experiência performativa
Lima, Anna Carolina Ferreira
Artistic practices
Artists-in-residence
Michel Foucault
Michel Foucault,
Pedagogical practices
Política
Politics
Práticas artísticas
Práticas pedagógicas
Residências artísticas
title_short Residências artísticas: a política como experiência performativa
title_full Residências artísticas: a política como experiência performativa
title_fullStr Residências artísticas: a política como experiência performativa
title_full_unstemmed Residências artísticas: a política como experiência performativa
title_sort Residências artísticas: a política como experiência performativa
author Lima, Anna Carolina Ferreira
author_facet Lima, Anna Carolina Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Cintya Regina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Anna Carolina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Artistic practices
Artists-in-residence
Michel Foucault
Michel Foucault,
Pedagogical practices
Política
Politics
Práticas artísticas
Práticas pedagógicas
Residências artísticas
topic Artistic practices
Artists-in-residence
Michel Foucault
Michel Foucault,
Pedagogical practices
Política
Politics
Práticas artísticas
Práticas pedagógicas
Residências artísticas
description Esta dissertação tem início em uma inquietação partilhada por muitos estudiosos: certo interesse na relação entre práticas artísticas e pedagógicas. A partir de um horizonte agonístico, vislumbra-se aqui a indiscernibilidade entre as referidas práticas. Para tanto, aciona-se a obra de Michel Foucault em duas frentes, quais sejam: a partir de alguns ditos e escritos ativados por práticas artísticas; e de uma abordagem específica do político, considerado aqui como efeito na economia de forças. Na primeira de seis seções, afirma-se como problema de pesquisa a investigação das tensões entre o artístico e o pedagógico a partir de seus modos. Na segunda parte, apresentam-se as fontes empíricas, constituídas por registros em pesquisa de campo junto a cinco ambientes de residência artística localizados na capital paulista. Nos dois primeiros capítulos teórico-analíticos, confrontamos alguns dados do arquivo com os princípios de interpretação e mediação. Ambos os princípios são carreados por certa tradição da crítica de arte, uma especificamente fundamentada num princípio hermenêutico. No primeiro deles, os dados de arquivo compreendem a relação entre procedimento e tema nas práticas artísticas, fazendo ver certo caráter artificial no procedimento de interpretação. No segundo, relaciona-se a experiência de imersão no trabalho artístico, no interior das residências, às considerações efetuadas por alguns artistas em relação às práticas artístico-pedagógicas por eles conduzidas, confrontando essa relação com o princípio mediador. O capítulo subsequente atenta ao tônus político da relação entre práticas artísticas e pedagógicas, na medida em que ela eventualmente ensejaria uma alteração na economia de forças. O último capítulo perscruta categorias do pensamento pedagógico em curso no interior da produção das ditas obras de arte. Ao longo do percurso analítico, toma vulto uma outra agonística, esta entre dois modos de pensamento e, por conseguinte, de análise, os quais num primeiro momento apresentavam-se, de maneira estratégica, com fronteiras demarcadas: um representacional e um performativo. Em seu deslinde, a dissertação analisa os dois campos de tensão armados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30112016-145338/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30112016-145338/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257474352021504