A arquitetura de Álvaro Siza: três estudos de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-12042022-153132/ |
Resumo: | Este estudo tenta compreender algumas das principais contribuições da obra de Álvaro Siza para a disciplina da Arquitetura. Observando que seus trabalhos não partem de regras preestabelecidas tampouco fixam uma linguagem, verifica que o sentido de sua arquitetura não deve ser compreendido dentro das classificações habituais. Recorre, então, aos próprios edifícios para reconhecer os termos para uma interpretação mais ampla e, a título de aproximação, analisa três de suas obras singulares - Casa de Chá da Boa Nova (1958-63), Banco Borges & Irmão III (1978-86) e Centro Galego de Arte Contemporânea (1988-93) - mediante diversas hipóteses de leitura: forma e programa, composição espacial e luz, estrutura e construção, etc. Considerando cada obra como parcela do próprio contexto, constata que é no confronto com a realidade da cultura e da sociedade como um processo de constantes mudanças, onde construção e destruição vão se justapondo ou sobrepondo através dos tempos, que Siza elabora seu método, (re)descobre modelos, (re)interpreta técnicas, assimila influências e acaba, com obras que contrariam a \"pureza\" que se acostumou esperar da arquitetura \"moderna\", sugerindo a possibilidade de uma continuidade criativa da história e até mesmo estabelecendo os limites de sua transformação. |
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A arquitetura de Álvaro Siza: três estudos de casoNot availableÁlvaro SizaArquitetura moderna (Portugal)Museus (Espanha)Not availableEste estudo tenta compreender algumas das principais contribuições da obra de Álvaro Siza para a disciplina da Arquitetura. Observando que seus trabalhos não partem de regras preestabelecidas tampouco fixam uma linguagem, verifica que o sentido de sua arquitetura não deve ser compreendido dentro das classificações habituais. Recorre, então, aos próprios edifícios para reconhecer os termos para uma interpretação mais ampla e, a título de aproximação, analisa três de suas obras singulares - Casa de Chá da Boa Nova (1958-63), Banco Borges & Irmão III (1978-86) e Centro Galego de Arte Contemporânea (1988-93) - mediante diversas hipóteses de leitura: forma e programa, composição espacial e luz, estrutura e construção, etc. Considerando cada obra como parcela do próprio contexto, constata que é no confronto com a realidade da cultura e da sociedade como um processo de constantes mudanças, onde construção e destruição vão se justapondo ou sobrepondo através dos tempos, que Siza elabora seu método, (re)descobre modelos, (re)interpreta técnicas, assimila influências e acaba, com obras que contrariam a \"pureza\" que se acostumou esperar da arquitetura \"moderna\", sugerindo a possibilidade de uma continuidade criativa da história e até mesmo estabelecendo os limites de sua transformação.This study attempts to understand some of the more important contributions Álvaro Siza has made to architecture. Since his work neither follows pre-set rules nor establishes its own language, its meaning cannot be understood within a conventional framework. Therefore, in order to identify the terms of a broader interpretation, this study returns to the structures themselves, and takes a closer look at three unique works - Boa Nova Tea House (1958-63), Borges & Irmão III Bank (1988-86) and Galician Centre of Contemporary Art (1988-93) - by means of several possible readings: form and program; spatial composition and light; structure and construction; etc Taking each work in context, we see that it is in the confrontation with the reality of culture and society as a process of constant change, where construction and destruction are juxtaposed and overlap through time, that Siza works out his method, (re)discovers models, (re)interprets techniques, assimilates influences, and, in works that contradict the \"purity\" we have been accustomed to expect from \"modern\" architecture, ends up suggesting the possibility of a Creative continuity in history, and even setting the limits of its transformation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMontesano, DarioSoares, Luciano Margotto2002-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-12042022-153132/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-02T19:42:46Zoai:teses.usp.br:tde-12042022-153132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-02T19:42:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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