Compreender o trabalho de ensino de francês nos Centros de Estudos de Línguas (CEL): sistema educacional, dilemas do métier e desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-04072023-123407/ |
Resumo: | Esta pesquisa buscou estudar a implementação de um dispositivo de intervenção formativa com o objetivo de transformar e, posteriormente, compreender o trabalho de ensino de professores de francês do Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL). Seus objetivos específicos foram: implementar um dispositivo de intervenção formativa com esse grupo de professores a fim de compreender seu trabalho nesse contexto, levando-se em conta o sistema educacional, o sistema de ensino e o sistema didático (BRONCKART, 2005); compreender e caracterizar o trabalho desses professores, mais especificamente as dificuldades e soluções que encontram; e estudar longitudinalmente o possível desenvolvimento profissional desses professores durante sua participação no dispositivo. Os pressupostos teóricos se fundamentam em um paradigma interacionista social (VYGOTSKI, 1930/1985; 1934/1997) e no Internacionalismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008b, 2019; MACHADO, 2007; BULEA, 2004), quadro teórico-metodológico que fornece subsídios para analisar o papel da atividade linguageira nas mediações formativas. Apoiam-se também na Ergonomia da Atividade (SAUJAT, 2002; AMIGUES, 2002; FAÏTA, VIEIRA, 2003), considerando o ensino como trabalho, orientado, mediado e influenciado por prescrições; e na Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2008), considerando que é possível intervir com métodos de coanálise das situações de trabalho, a partir de uma entrada pelas dificuldades, visando à sua potencial transformação. A implementação do dispositivo de intervenção formativa se deu em nove etapas, contendo reunião inicial em que duas dificuldades foram elencadas pelos professores: o interesse/motivação dos alunos e o uso do português em aulas de francês como língua estrangeira. Esses temas foram, primeiramente, objeto de aloconfrontações (MOLLO, FALZON, 2004) coletivas. Posteriormente, dois professores realizaram autoconfrontações simples e cruzada (CLOT, FAÏTA, 2000) e foi feito um retorno ao coletivo. As entrevistas foram transcritas e foram selecionados para análise os excertos referentes às duas temáticas. Além desse conjunto de textos orais oriundos do dispositivo, a pesquisa contou com mais três outros: (1) textos prescritivos sobre o CEL; (2) dados quantitativos sobre o contexto do CEL de 2015 a 2019; (3) respostas dos professores participantes ao questionário sobre seu contexto. Com relação à proposta do dispositivo, os resultados constatam o efeito de focalização que as aloconfrontações e autoconfrontações exercem sobre o trabalho de ensino no interior do sistema didático. A respeito da caracterização do ensino de francês no CEL, os resultados de análise das prescrições apontam para uma representação do professor do ponto de vista ora administrativo, ora considerando o horizonte das finalidades educacionais, sem orientar sobre situações concretas em sala de aula. Os dados quantitativos fornecem um panorama em números sobre o CEL e revelam uma diminuição do número de alunos constante mesmo em outras línguas, o que traz luz sobre a questão do interesse dos alunos, mostrando que é de ordem coletiva e não individual. Os resultados das análises das entrevistas permitiram, por um lado, discutir de que forma as dificuldades se configuraram enquanto dilemas do métier; por outro lado, indícios linguísticos-discursivos presentes nas entrevistas mostraram a emergência de outras maneiras de agir que denotam traços de um possível desenvolvimento profissional dos participantes. |
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Compreender o trabalho de ensino de francês nos Centros de Estudos de Línguas (CEL): sistema educacional, dilemas do métier e desenvolvimento profissionalUnderstanding the work of teaching French in Centros de Estudos de Línguas (CEL): educational system, dilemmas of the métier and professional developmentAllo-confrontationAloconfrontaçãoAutoconfrontaçãoDesenvolvimento profissionalFrancês língua estrangeiraFrench as a foreign languageProfessional developmentSelf-confrontationTeaching workTrabalho de ensinoEsta pesquisa buscou estudar a implementação de um dispositivo de intervenção formativa com o objetivo de transformar e, posteriormente, compreender o trabalho de ensino de professores de francês do Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL). Seus objetivos específicos foram: implementar um dispositivo de intervenção formativa com esse grupo de professores a fim de compreender seu trabalho nesse contexto, levando-se em conta o sistema educacional, o sistema de ensino e o sistema didático (BRONCKART, 2005); compreender e caracterizar o trabalho desses professores, mais especificamente as dificuldades e soluções que encontram; e estudar longitudinalmente o possível desenvolvimento profissional desses professores durante sua participação no dispositivo. Os pressupostos teóricos se fundamentam em um paradigma interacionista social (VYGOTSKI, 1930/1985; 1934/1997) e no Internacionalismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2008b, 2019; MACHADO, 2007; BULEA, 2004), quadro teórico-metodológico que fornece subsídios para analisar o papel da atividade linguageira nas mediações formativas. Apoiam-se também na Ergonomia da Atividade (SAUJAT, 2002; AMIGUES, 2002; FAÏTA, VIEIRA, 2003), considerando o ensino como trabalho, orientado, mediado e influenciado por prescrições; e na Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2008), considerando que é possível intervir com métodos de coanálise das situações de trabalho, a partir de uma entrada pelas dificuldades, visando à sua potencial transformação. A implementação do dispositivo de intervenção formativa se deu em nove etapas, contendo reunião inicial em que duas dificuldades foram elencadas pelos professores: o interesse/motivação dos alunos e o uso do português em aulas de francês como língua estrangeira. Esses temas foram, primeiramente, objeto de aloconfrontações (MOLLO, FALZON, 2004) coletivas. Posteriormente, dois professores realizaram autoconfrontações simples e cruzada (CLOT, FAÏTA, 2000) e foi feito um retorno ao coletivo. As entrevistas foram transcritas e foram selecionados para análise os excertos referentes às duas temáticas. Além desse conjunto de textos orais oriundos do dispositivo, a pesquisa contou com mais três outros: (1) textos prescritivos sobre o CEL; (2) dados quantitativos sobre o contexto do CEL de 2015 a 2019; (3) respostas dos professores participantes ao questionário sobre seu contexto. Com relação à proposta do dispositivo, os resultados constatam o efeito de focalização que as aloconfrontações e autoconfrontações exercem sobre o trabalho de ensino no interior do sistema didático. A respeito da caracterização do ensino de francês no CEL, os resultados de análise das prescrições apontam para uma representação do professor do ponto de vista ora administrativo, ora considerando o horizonte das finalidades educacionais, sem orientar sobre situações concretas em sala de aula. Os dados quantitativos fornecem um panorama em números sobre o CEL e revelam uma diminuição do número de alunos constante mesmo em outras línguas, o que traz luz sobre a questão do interesse dos alunos, mostrando que é de ordem coletiva e não individual. Os resultados das análises das entrevistas permitiram, por um lado, discutir de que forma as dificuldades se configuraram enquanto dilemas do métier; por outro lado, indícios linguísticos-discursivos presentes nas entrevistas mostraram a emergência de outras maneiras de agir que denotam traços de um possível desenvolvimento profissional dos participantes.This research sought to study the implementation of a formative intervention device with the objective of transform and understand the teaching work of French teachers at the Center for Language Studies of the State of São Paulo (CEL). The specific purposes of this thesis were: to implement a formative intervention device with this group of teachers in order to understand their work in this context, taking into account the educational system, teaching system and didactic system (BRONCKART, 2005); to understand and to characterize the work of these teachers, more specifically the difficulties and solutions they encounter; and to study longitudinally the possible professional development of these teachers during their participation in the device. The theoretical framework is based on a social interactionist paradigm (VYGOTSKI, 1930/1985; 1934/1997) and on Socio-Discursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2008b, 2019; MACHADO, 2007; BULEA, 2004), a theoreticalmethodological framework that provides subsidies to analyze the role of language activity in formative mediations. They are also based on Activity Ergonomics (SAUJAT, 2002; AMIGUES, 2002; FAÏTA, VIEIRA, 2003), considering teaching as work, oriented, mediated and influenced by prescriptions; and at Clinic of Activity (CLOT, 1999, 2008), considering that it is possible to intervene with methods of co-analysis of work situations, starting from an entry point through difficulties, aiming at their potential transformation. The implementation of the formative intervention device took place in nine steps, with an initial meeting in which two difficulties were listed by the teachers: the students\' interest/motivation and the use of Portuguese in French as a Foreign Language classes. First of all, these themes were the object of collective alloconfrontations (MOLLO, FALZON, 2004). Later, two teachers carried out simple and crossed self-confrontations (CLOT, FAÏTA, 2000). Finally, a return to the collective meeting took place. The interviews were transcribed and the excerpts referring to the two themes were selected for analysis. In addition to this set of oral texts from the device, the research included three others: (1) prescriptive texts about the CEL; (2) quantitative data on the CEL context from 2015 to 2019; (3) responses from participating teachers to the questionnaire about their context. Regarding the design of the device, the results confirm the focusing effect that the alloconfrontations and self-confrontations have on the teaching work within the didactic system. Regarding the characterization of teaching French in the CEL, the results of the analysis of the prescriptions point to a representation of the teacher either from an administrative point of view, or considering the horizon of educational purposes, without providing guidance on concrete situations in the classroom. Quantitative data provide an overview of CEL in numbers and reveal a constant decrease in the number of students even in other languages, which sheds light on the issue of student interest/motivation, showing that it is a collective and not an individual issue. The results of the analysis of the interviews allowed, on the one hand, to discuss how the difficulties were configured as dilemmas of the métier; on the other hand, linguistic-discursive evidence present in the interviews shows the emergence of other ways of acting that might indicate traces of a possible professional development of the participants.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLousada, Eliane GouvêaSilva, Emily Caroline da2023-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-04072023-123407/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-04T15:52:20Zoai:teses.usp.br:tde-04072023-123407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-04T15:52:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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