Práticas parentais, habilidades sociais e problemas de comportamentos em crianças no jardim de infância: fatores de proteção e de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Alessandra Mafra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-17022020-173633/
Resumo: Diversos estudos revelaram que problemas de comportamento, como agressividade, em crianças são um dos maiores preditores de violência e criminalidade na idade adulta. Assim, para que programas de prevenção sejam efetivos, a realização de intervenções nos primeiros estágios do desenvolvimento é um aspecto relevante. A literatura internacional já possui uma ampla gama estudos relacionados à prevenção, em contrapartida no Brasil, esses ainda são escassos. Segundo a ciência da prevenção, fatores de risco aumentam a probabilidade do indivíduo se comportar de maneira prejudicial, enquanto os fatores de proteção atenuam o impacto dos fatores de risco, aumentando a probabilidade do desenvolvimento de comportamentos positivos. O presente trabalho teve como objetivo descrever os fatores de proteção e de risco na família e no contexto já identificados na literatura que estão relacionados ao desenvolvimento de comportamentos problema e habilidades sociais em pré-escolares. Para isso foi utilizado um questionário sociodemográfico para a identificação do índice de fatores de risco. Em seguida, o instrumento PKBS serviu para apontar as habilidades sociais em crianças pré-escolares e o CRPR para designar as práticas parentais dos pais daquelas crianças. Os escores dos instrumentos foram correlacionados para verificar se havia alguma interação entre as variáveis. Por fim, um estudo de caso foi feito para a identificação dos fatores de proteção que estariam relacionados com o desenvolvimento de habilidades sociais em uma criança pré-escolar. Este estudo revelou que, ao contrário do esperado, a quantidade de fatores de risco não foi suficiente para a determinação do índice. As práticas parentais autoritárias estão relacionadas com o desenvolvimento de problemas de comportamento, assim como as práticas democráticas estão relacionadas com o desenvolvimento de habilidades sociais nesta amostra. Por fim, o estudo de caso revelou fatores na criança, na família e no contexto que podem estar relacionados ao desenvolvimento de habilidades sociais em crianças pré-escolares. Os dados são discutidos em termos de suas limitações, como por exemplo o número reduzido da amostra, implicações para a ciência da prevenção e direções para futuras pesquisas são sugeridas
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Segundo a ciência da prevenção, fatores de risco aumentam a probabilidade do indivíduo se comportar de maneira prejudicial, enquanto os fatores de proteção atenuam o impacto dos fatores de risco, aumentando a probabilidade do desenvolvimento de comportamentos positivos. O presente trabalho teve como objetivo descrever os fatores de proteção e de risco na família e no contexto já identificados na literatura que estão relacionados ao desenvolvimento de comportamentos problema e habilidades sociais em pré-escolares. Para isso foi utilizado um questionário sociodemográfico para a identificação do índice de fatores de risco. Em seguida, o instrumento PKBS serviu para apontar as habilidades sociais em crianças pré-escolares e o CRPR para designar as práticas parentais dos pais daquelas crianças. Os escores dos instrumentos foram correlacionados para verificar se havia alguma interação entre as variáveis. Por fim, um estudo de caso foi feito para a identificação dos fatores de proteção que estariam relacionados com o desenvolvimento de habilidades sociais em uma criança pré-escolar. Este estudo revelou que, ao contrário do esperado, a quantidade de fatores de risco não foi suficiente para a determinação do índice. As práticas parentais autoritárias estão relacionadas com o desenvolvimento de problemas de comportamento, assim como as práticas democráticas estão relacionadas com o desenvolvimento de habilidades sociais nesta amostra. Por fim, o estudo de caso revelou fatores na criança, na família e no contexto que podem estar relacionados ao desenvolvimento de habilidades sociais em crianças pré-escolares. Os dados são discutidos em termos de suas limitações, como por exemplo o número reduzido da amostra, implicações para a ciência da prevenção e direções para futuras pesquisas são sugeridasSeveral studies have shown that behavioral problems, such as aggression, in children are one of the major predictors of adult violence and crime. Thus, for prevention programs to be effective, interventions must occur in the early stages of development. In addition, it is known that preventive actions are more effective and involve less cost when compared to late actions. The international literature already has a wide range of studies related to the subject, however, in Brazil these are still scarce. According to the science of prevention, risk factors increase a person\'s likelihood of behaving in a specifically harmful manner, while protective factors mitigate the impact of risk factors, increasing the likelihood of developing positive outcomes. This study aims to describe protective and risk factors in the family and context already identified in the literature that may increase the likelihood of a child developing a repertoire of behavioral problems or promoting the development of social skills. For this, a socio-demographic questionnaire was used to identify the risk factor index. The Preschool and Kindergarten Behavior Scales instrument then served to point out social skills in preschool children and the Child-Rearing Practices Report to designate parenting practices. The instrument scores were correlated to verify if there was any interaction between the variables. Finally, a case study was conducted to identify the protective factors that would be related to the development of social skills in a preschool child. This study revealed that, contrary to the expectations, the amount of risk factors was not sufficient to determine the index. However, as found in the literature, authoritarian parenting practices are related to the development of behavioral problems, just as democratic practices are related to the development of social skills. Finally, the case study revealed factors in the child, family and context that may be related to the development of social skills in a preschool child. The data are discussed in terms of their implications for prevention science and directions for future research are presentedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBertolla, Márcia Helena da Silva MeloRibeiro, Alessandra Mafra2019-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-17022020-173633/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-17T23:42:01Zoai:teses.usp.br:tde-17022020-173633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-17T23:42:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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