Projeto e implementação de um sistema autônomo de Comando Vocal (VC) universal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ikeda, Claudio Alberto
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-30042024-094217/
Resumo: A complexidade dos sistemas de reconhecimento de comandos vocais tem resultado em intensa pesquisa em temas específicos tais quais algoritmos de treinamento, algoritmos de reconhecimento, técnicas de aquisição de sinais sonoros, etc. Esta realidade segmentada dificulta ao pesquisador uma visão global da implementação de um sistema real de reconhecimento de comandos vocais. Deste modo, optou-se pelo desenvolvimento de um sistema, baseado em subsistemas de tecnologias usualmente empregadas em sistemas desta classe. Para este propósito selecionou-se um chip DSP pré-programado, integrado a uma interface Homem Máquina desenvolvida em ambiente PC. O protótipo implementado foi submetido a diferentes condições de operação: - Três usuários; - Sete conjuntos de palavras; - Três tipos de ruídos ambientais. E todos os comandos foram treinados e reconhecidos pelo protótipo, na Língua Portuguesa. Os valores nominais de taxa de reconhecimento e tempo de resposta foram também medidos.
id USP_f441ed0b33fefb87a532891c50fc0b24
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30042024-094217
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Projeto e implementação de um sistema autônomo de Comando Vocal (VC) universal.Untitled in englishAlgorithmsAlgoritmosA complexidade dos sistemas de reconhecimento de comandos vocais tem resultado em intensa pesquisa em temas específicos tais quais algoritmos de treinamento, algoritmos de reconhecimento, técnicas de aquisição de sinais sonoros, etc. Esta realidade segmentada dificulta ao pesquisador uma visão global da implementação de um sistema real de reconhecimento de comandos vocais. Deste modo, optou-se pelo desenvolvimento de um sistema, baseado em subsistemas de tecnologias usualmente empregadas em sistemas desta classe. Para este propósito selecionou-se um chip DSP pré-programado, integrado a uma interface Homem Máquina desenvolvida em ambiente PC. O protótipo implementado foi submetido a diferentes condições de operação: - Três usuários; - Sete conjuntos de palavras; - Três tipos de ruídos ambientais. E todos os comandos foram treinados e reconhecidos pelo protótipo, na Língua Portuguesa. Os valores nominais de taxa de reconhecimento e tempo de resposta foram também medidos.The complexity of speech recognition systems results in a great variety of scientific research on its subsystems, including training algorithms, recognition or electronic sound acquisition subsystem. This reality difficults a global visiono f a real speech recognition system. Regarding this reality it was decided to develop a real speech recognition system integrating usual speech recognition subsystems. For this propose we selected a pre-programmed DSP chip integrated to a Man Machine Interface developed on PC environment. The prototype was submited to different operational conditions: * three users *seven sets of words * three types of environment noise and all commands were trained and recognized on portuguese language DSP Chip nominal recognition rate and response time were also measured.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarretto, Marcos Ribeiro PereiraIkeda, Claudio Alberto1999-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-30042024-094217/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-30T16:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-30042024-094217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-30T16:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto e implementação de um sistema autônomo de Comando Vocal (VC) universal.
Untitled in english
title Projeto e implementação de um sistema autônomo de Comando Vocal (VC) universal.
spellingShingle Projeto e implementação de um sistema autônomo de Comando Vocal (VC) universal.
Ikeda, Claudio Alberto
Algorithms
Algoritmos
title_short Projeto e implementação de um sistema autônomo de Comando Vocal (VC) universal.
title_full Projeto e implementação de um sistema autônomo de Comando Vocal (VC) universal.
title_fullStr Projeto e implementação de um sistema autônomo de Comando Vocal (VC) universal.
title_full_unstemmed Projeto e implementação de um sistema autônomo de Comando Vocal (VC) universal.
title_sort Projeto e implementação de um sistema autônomo de Comando Vocal (VC) universal.
author Ikeda, Claudio Alberto
author_facet Ikeda, Claudio Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barretto, Marcos Ribeiro Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ikeda, Claudio Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Algorithms
Algoritmos
topic Algorithms
Algoritmos
description A complexidade dos sistemas de reconhecimento de comandos vocais tem resultado em intensa pesquisa em temas específicos tais quais algoritmos de treinamento, algoritmos de reconhecimento, técnicas de aquisição de sinais sonoros, etc. Esta realidade segmentada dificulta ao pesquisador uma visão global da implementação de um sistema real de reconhecimento de comandos vocais. Deste modo, optou-se pelo desenvolvimento de um sistema, baseado em subsistemas de tecnologias usualmente empregadas em sistemas desta classe. Para este propósito selecionou-se um chip DSP pré-programado, integrado a uma interface Homem Máquina desenvolvida em ambiente PC. O protótipo implementado foi submetido a diferentes condições de operação: - Três usuários; - Sete conjuntos de palavras; - Três tipos de ruídos ambientais. E todos os comandos foram treinados e reconhecidos pelo protótipo, na Língua Portuguesa. Os valores nominais de taxa de reconhecimento e tempo de resposta foram também medidos.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-30042024-094217/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-30042024-094217/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091198072127488