Contribuições de Tycho Brahe na evolução histórica e filosófica de métodos astronômicos: uma proposta didática para a educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14135/tde-29042024-213137/ |
Resumo: | Neste trabalho abordamos noções de Astronomia por meio do contexto histórico. Mais especificamente, exploramos algumas contribuições de Tycho Brahe para essa ciência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática fundamentada nos três momentos pedagógicos e na ideia de problematização de Delizoicov, e nas principais contribuições de Brahe para a Astronomia. Para isso utilizamos um artigo de divulgação científica que simula uma entrevista com esse astrônomo. Aplicamos tal sequência em uma disciplina Eletiva, voltada para uma turma do ensino médio, em uma escola pública do estado de São Paulo. Como principais resultados indicamos o aumento da motivação dos estudantes no estudo de noções de Astronomia, a construção de conhecimentos relacionados a alguns modelos cosmológicos históricos, as contribuições de Brahe para a Astronomia, e o desenvolvimento de aspectos relacionados à natureza das ciências, como o desenvolvimento de conhecimentos científicos. |
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Contribuições de Tycho Brahe na evolução histórica e filosófica de métodos astronômicos: uma proposta didática para a educação básicaTycho Brahe\'s contributions to historical evolution and philosophical approach to astronomical methods: a didactic proposal for basic educationAstronomy TeachingEnsino de AstronomiaHistória da AstronomiaHistory of AstronomyModelos CosmológicosTycho BraheTycho Brahe; Cosmological ModelsNeste trabalho abordamos noções de Astronomia por meio do contexto histórico. Mais especificamente, exploramos algumas contribuições de Tycho Brahe para essa ciência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática fundamentada nos três momentos pedagógicos e na ideia de problematização de Delizoicov, e nas principais contribuições de Brahe para a Astronomia. Para isso utilizamos um artigo de divulgação científica que simula uma entrevista com esse astrônomo. Aplicamos tal sequência em uma disciplina Eletiva, voltada para uma turma do ensino médio, em uma escola pública do estado de São Paulo. Como principais resultados indicamos o aumento da motivação dos estudantes no estudo de noções de Astronomia, a construção de conhecimentos relacionados a alguns modelos cosmológicos históricos, as contribuições de Brahe para a Astronomia, e o desenvolvimento de aspectos relacionados à natureza das ciências, como o desenvolvimento de conhecimentos científicos.In this paper we approach notions of astronomy through a historical context. More specifically, we explore some of Tycho Brahe\'s contributions to this science. This is a qualitative study in which we developed and applied a didactic sequence based on the three pedagogical moments and Delizoicov\'s idea of problematization, and Brahe\'s main contributions to astronomy. To do this, we used a science news article that simulates an interview with this astronomer. We applied this sequence for a high school class in a public school in the state of São Paulo. The main results were an increase in student motivation to study notions of astronomy, the construction of knowledge related to some historical cosmological models, Brahe\'s contributions to astronomy, and the development of aspects related to the nature of science, such as the development of scientific knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTossato, Claudemir RoqueMotta, Bianca Cantana2024-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14135/tde-29042024-213137/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-04T11:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-29042024-213137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-04T11:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Neste trabalho abordamos noções de Astronomia por meio do contexto histórico. Mais especificamente, exploramos algumas contribuições de Tycho Brahe para essa ciência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática fundamentada nos três momentos pedagógicos e na ideia de problematização de Delizoicov, e nas principais contribuições de Brahe para a Astronomia. Para isso utilizamos um artigo de divulgação científica que simula uma entrevista com esse astrônomo. Aplicamos tal sequência em uma disciplina Eletiva, voltada para uma turma do ensino médio, em uma escola pública do estado de São Paulo. Como principais resultados indicamos o aumento da motivação dos estudantes no estudo de noções de Astronomia, a construção de conhecimentos relacionados a alguns modelos cosmológicos históricos, as contribuições de Brahe para a Astronomia, e o desenvolvimento de aspectos relacionados à natureza das ciências, como o desenvolvimento de conhecimentos científicos. |
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