A inovação na indústria calçadista brasileira: estudo de caso em empresas de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vegas, Marina de Ferraz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-26092017-125330/
Resumo: Este trabalho buscou compreender a inovação em produtos da indústria calçadista paulista no setor de desenvolvimento de novos produtos. Inicialmente se fez necessário conhecer como se deram as principais evoluções deste artefato em sua história. Em seguida, fizemos um levantamento sobre o papel da indústria calçadista no cenário mundial para contextualizar a importância de nos aprofundarmos nesse tema. Também investigamos os conhecimentos teóricos sobre inovação e produtos de moda. Essa fase foi particularmente importante porque pudemos perceber como a inovação opera em indústrias fora do universo da moda e transportar para inovação em produtos de moda. Como mencionado, esse processo de conduzir as teorias de inovação para o contexto dos produtos de moda nos levou a propor uma nova perspectiva de categorização dos produtos inovadores. São eles: produtos novos desconhecidos, produtos novos reformulados e produtos novos efêmeros. Por fim, para avançar na investigação de como inovar nesse segmento e propor diretrizes para essa indústria, analisamos o desenvolvimento de produtos de ateliês calçadistas da cidade de São Paulo. Por meio de entrevistas com metodologia de história oral, ouvimos como é o desenvolvimento de produtos de marcas que propõem produtos diferenciados do mercado de massa. Dessa maneira, este trabalho nos levou à proposta segundo a qual para fomentar a inovação em produtos de moda necessitamos contemplar na gestão da empresa um setor ou equipe com este foco, ou seja, equipe cujas atividades se baseiam em conhecimentos técnicos, teóricos e desenvolvimento experimental de produtos
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