Checklist para alterações da linguagem em crianças de 3 a 5 anos: aplicação e análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lilian Fabiano de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-01102019-153831/
Resumo: Os fatores de risco, quando presentes, determinam um aumento da probabilidade de surgimento de problemas, bem como a vulnerabilidade em desenvolver determinada doença ou agravo. O processo de identificar os possíveis fatores de risco relacionados à linguagem possui significativa relevância, já que é imprescindível realizar intervenção precoce, bem como a conscientização de pais sobre esses possíveis riscos, diante disto o uso de instrumento pode ser um recurso importante para esse processo. O objetivo do estudo foi de identificar riscos ou indícios clínicos para as alterações de linguagem em crianças na faixa etária de 3 a 5 anos, por meio da aplicação e análise do Checklist CICRICAL. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo (variável não métrica) nominal e ordinal. Participaram do estudo 76 crianças de ambos os gêneros, subdividas em 3 grupos, sendo eles: G3 com 25 crianças de 3 anos a 3 anos e 11 meses, G4 com 27 crianças de 4 anos a 4 anos e 11 meses e G5 com 24 crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses, de quatro redes de ensino, três de ensino público/municipal e uma de ensino privado de uma cidade do interior do estado de São Paulo. As crianças foram submetidas à aplicação do instrumento, que consiste de um Checklist composto por 2 partes, a primeira contempla os aspectos relacionados aos fatores de risco e abrange o Passo 1 e 2 do Checklist e a segunda os principais marcos do desenvolvimento linguístico, que corresponde ao Passo 3. Foi observado a prevalência de fatores de risco na população estudada, do tipo biológico e ambiental, assim como resultados estatisticamente significantes em fatores de risco de ambos os tipos de risco, como a síndrome genética e a baixa escolaridade materna.
id USP_f4c06083f8a4bd04c5a03b7952c2e190
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01102019-153831
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Checklist para alterações da linguagem em crianças de 3 a 5 anos: aplicação e análiseChecklist for language changes in children aged 3 to 5 years: application and analysisChecklistChild languageFatores de riscoLinguagem infantilLista de checagemRisk factorsOs fatores de risco, quando presentes, determinam um aumento da probabilidade de surgimento de problemas, bem como a vulnerabilidade em desenvolver determinada doença ou agravo. O processo de identificar os possíveis fatores de risco relacionados à linguagem possui significativa relevância, já que é imprescindível realizar intervenção precoce, bem como a conscientização de pais sobre esses possíveis riscos, diante disto o uso de instrumento pode ser um recurso importante para esse processo. O objetivo do estudo foi de identificar riscos ou indícios clínicos para as alterações de linguagem em crianças na faixa etária de 3 a 5 anos, por meio da aplicação e análise do Checklist CICRICAL. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo (variável não métrica) nominal e ordinal. Participaram do estudo 76 crianças de ambos os gêneros, subdividas em 3 grupos, sendo eles: G3 com 25 crianças de 3 anos a 3 anos e 11 meses, G4 com 27 crianças de 4 anos a 4 anos e 11 meses e G5 com 24 crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses, de quatro redes de ensino, três de ensino público/municipal e uma de ensino privado de uma cidade do interior do estado de São Paulo. As crianças foram submetidas à aplicação do instrumento, que consiste de um Checklist composto por 2 partes, a primeira contempla os aspectos relacionados aos fatores de risco e abrange o Passo 1 e 2 do Checklist e a segunda os principais marcos do desenvolvimento linguístico, que corresponde ao Passo 3. Foi observado a prevalência de fatores de risco na população estudada, do tipo biológico e ambiental, assim como resultados estatisticamente significantes em fatores de risco de ambos os tipos de risco, como a síndrome genética e a baixa escolaridade materna.Whenever present, risk factors determine an increase in the likelihood of problems arising, as well as the vulnerability in developing a certain disease or condition. The process of identifying the possible risk factors related to language has significant relevance since it is imperative to perform early intervention, as well as awareness of parents about these possible risks. As a result, an instrument can be an important resource for this process. The objective of the study was to identify clinical risks or indications for language alterations in children aged 3 to 5 years, through the application and analysis of the CICRICAL Checklist. It is a qualitative study (non-metric variable), nominal and ordinal. The study included 76 children of both genders, divided into 3 groups: G3 with 25 children from 3 years to 3 years and 11 months, G4 with 27 children from 4 years to 4 years and 11 months and G5 with 24 children from 5 years to 5 years and 11 months, from four schools, three from the public/municipal school system and one from a private school from a city in the interior of the state of São Paulo. The children were submitted to the instrument, which consists of a Checklist composed of 2 parts: the first one covers the aspects related to risk factors and covers Step 1 and 2 of the Checklist, and the second one covers the main milestones of language development, which corresponds to Step 3. The prevalence of risk factors in the studied population, both biological and environmental were observed, as well as statistically significant results in risk factors of both types of risk, such as genetic syndrome and low-educated mothers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaximino, Luciana PaulaOliveira, Lilian Fabiano de2019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-01102019-153831/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-01102019-153831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Checklist para alterações da linguagem em crianças de 3 a 5 anos: aplicação e análise
Checklist for language changes in children aged 3 to 5 years: application and analysis
title Checklist para alterações da linguagem em crianças de 3 a 5 anos: aplicação e análise
spellingShingle Checklist para alterações da linguagem em crianças de 3 a 5 anos: aplicação e análise
Oliveira, Lilian Fabiano de
Checklist
Child language
Fatores de risco
Linguagem infantil
Lista de checagem
Risk factors
title_short Checklist para alterações da linguagem em crianças de 3 a 5 anos: aplicação e análise
title_full Checklist para alterações da linguagem em crianças de 3 a 5 anos: aplicação e análise
title_fullStr Checklist para alterações da linguagem em crianças de 3 a 5 anos: aplicação e análise
title_full_unstemmed Checklist para alterações da linguagem em crianças de 3 a 5 anos: aplicação e análise
title_sort Checklist para alterações da linguagem em crianças de 3 a 5 anos: aplicação e análise
author Oliveira, Lilian Fabiano de
author_facet Oliveira, Lilian Fabiano de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maximino, Luciana Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lilian Fabiano de
dc.subject.por.fl_str_mv Checklist
Child language
Fatores de risco
Linguagem infantil
Lista de checagem
Risk factors
topic Checklist
Child language
Fatores de risco
Linguagem infantil
Lista de checagem
Risk factors
description Os fatores de risco, quando presentes, determinam um aumento da probabilidade de surgimento de problemas, bem como a vulnerabilidade em desenvolver determinada doença ou agravo. O processo de identificar os possíveis fatores de risco relacionados à linguagem possui significativa relevância, já que é imprescindível realizar intervenção precoce, bem como a conscientização de pais sobre esses possíveis riscos, diante disto o uso de instrumento pode ser um recurso importante para esse processo. O objetivo do estudo foi de identificar riscos ou indícios clínicos para as alterações de linguagem em crianças na faixa etária de 3 a 5 anos, por meio da aplicação e análise do Checklist CICRICAL. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo (variável não métrica) nominal e ordinal. Participaram do estudo 76 crianças de ambos os gêneros, subdividas em 3 grupos, sendo eles: G3 com 25 crianças de 3 anos a 3 anos e 11 meses, G4 com 27 crianças de 4 anos a 4 anos e 11 meses e G5 com 24 crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses, de quatro redes de ensino, três de ensino público/municipal e uma de ensino privado de uma cidade do interior do estado de São Paulo. As crianças foram submetidas à aplicação do instrumento, que consiste de um Checklist composto por 2 partes, a primeira contempla os aspectos relacionados aos fatores de risco e abrange o Passo 1 e 2 do Checklist e a segunda os principais marcos do desenvolvimento linguístico, que corresponde ao Passo 3. Foi observado a prevalência de fatores de risco na população estudada, do tipo biológico e ambiental, assim como resultados estatisticamente significantes em fatores de risco de ambos os tipos de risco, como a síndrome genética e a baixa escolaridade materna.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-01102019-153831/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-01102019-153831/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256480325042176