A Amazônia como lugar de conflito: o caso do Naturalismo Integral 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palumbo, Carmen
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-05122018-094311/
Resumo: Nessa dissertação, a viagem-expedição ao Rio Negro, realizada por Pierre Restany, Frans Krajcberg e Sepp Baendereck em 1978, e a análise das circunstâncias que levaram à escrita do Manifesto do Naturalismo Integral, são tomados como ponto de partida para refletir sobre a atuação do crítico Pierre Restany no processo de internacionalização da arte latino-americana nos anos 1960 e 1970. Com foco no contexto brasileiro, concentrado no eixo São Paulo - Rio de Janeiro, a recepção negativa do manifesto pela classe intelectual brasileira será analisada a partir de documentos da época conservados no Fundo Pierre Restany dos Archives de la Critique dArt (Rennes-França) e das matérias jornalísticas publicadas nos jornais da época. Procuramos analisar as diferentes representações de paisagens presentes nos documentos desaminados e as subjacentes visões da arte: por um lado, a floresta exótica e sublime evocada por Restany através do conceito de choque amazônico e sua inserção na teorização de uma arte planetária e internacional e, por outro, a Amazônia enquanto território de luta e resistência no processo de construção da identidade brasileira nos escritos daqueles autores que, como Francisco Bittencourt, Mário Pedrosa e Frederico Morais, pleitearam a afirmação de narrativas historicamente subalternizadas, contribuindo à criação de uma gnose liminar, ou seja, de um novo lugar de enunciação na história da arte.
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spelling A Amazônia como lugar de conflito: o caso do Naturalismo Integral The Amazon as a place of conflict: Pierre Restany\'s Integral NaturalismAmazonAmazôniaArte Latino-AmericanaIntegral NaturalismLatin-American ArtNaturalismo integralPierre RestanyPierre RestanyNessa dissertação, a viagem-expedição ao Rio Negro, realizada por Pierre Restany, Frans Krajcberg e Sepp Baendereck em 1978, e a análise das circunstâncias que levaram à escrita do Manifesto do Naturalismo Integral, são tomados como ponto de partida para refletir sobre a atuação do crítico Pierre Restany no processo de internacionalização da arte latino-americana nos anos 1960 e 1970. Com foco no contexto brasileiro, concentrado no eixo São Paulo - Rio de Janeiro, a recepção negativa do manifesto pela classe intelectual brasileira será analisada a partir de documentos da época conservados no Fundo Pierre Restany dos Archives de la Critique dArt (Rennes-França) e das matérias jornalísticas publicadas nos jornais da época. Procuramos analisar as diferentes representações de paisagens presentes nos documentos desaminados e as subjacentes visões da arte: por um lado, a floresta exótica e sublime evocada por Restany através do conceito de choque amazônico e sua inserção na teorização de uma arte planetária e internacional e, por outro, a Amazônia enquanto território de luta e resistência no processo de construção da identidade brasileira nos escritos daqueles autores que, como Francisco Bittencourt, Mário Pedrosa e Frederico Morais, pleitearam a afirmação de narrativas historicamente subalternizadas, contribuindo à criação de uma gnose liminar, ou seja, de um novo lugar de enunciação na história da arte.In this dissertation, the voyage-expedition to the Rio Negro, realized by Pierre Restany, Frans Krajcberg e Sepp Baendereck in 1978, and the analysis of the circumstances which led to the writing of the Manifesto of Integral Naturalism, is taken as a starting point for reflecting on the performance of the critic Pierre Restany in the process of internationalization of Latin American art in the 60s and 70s. With a focus on the Brazilian context, concentrated in the São Paulo - Rio de Janeiro axis, the negative reception of the manifesto by the Brazilian intellectual class will be analyzed from original documents preserved in the Pierre Restany Fund dos Archives de la Critique dArt (Rennes-France) and chronicles published in the newspapers of the time. We aim to analyze the different representations of landscape present in the documents examined and the underlying differents views of art: on the one hand, the exotic and \"sublime\" forest evoked by Restany through the concept of \"Amazonian shock\" and its insertion in the theorization of a planetary and internacional art, and, on the other, the Amazon as a territory of struggle and resistance in the process of constructing the Brazilians identity in the writings of those authors who, like Francisco Bittencourt, Mário Pedrosa and mFrederico Morais, undertook to the affirmation of historically subordinate narrations, contributing to the creation of a \"border gnosis\", that is, of a new place of enunciation in the history of art.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFreire, Maria Cristina MachadoPalumbo, Carmen2018-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-05122018-094311/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-05122018-094311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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