Rousseau e a educação do adolescente para cidadania: contrapontos com a atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiele Aparecida Trujillo da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06102008-123339/
Resumo: Atualmente, a educação brasileira enfrenta um período de crise, seja pelas condições de trabalho dos educadores, pela insuficiência dos recursos financeiros destinados, pela ausência da família, pela falta de recursos didáticos ou pela má formação dos professores, entre inúmeros fatores. E um dos objetivos mais perseguidos, até mesmo para tentar, num futuro próximo, superar essa crise, é a definição acerca do conceito e de como realizar a educação para cidadania. Muitos educadores, inclusive aqueles que elaboram os documentos que são referenciais na educação do país, como os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), apontam para a idéia de que é possível melhorar a situação brasileira se houver uma educação voltada para a formação do cidadão. Em contrapartida, no ambiente escolar, pouco se discute ou se define sobre o que seja, de fato, a educação para a cidadania. Desse modo, é preciso que esse tema seja tratado com ênfase na definição do conceito de educação para cidadania, bem como no apontamento de princípios que norteiem para a realização efetiva dessa educação que forma o cidadão. A partir dessa preocupação, surgiu o tema da pesquisa, a educação do adolescente para a cidadania, que pretende apontar, dentro do contexto rousseauniano, o conceito de educação do homem e do cidadão, características da adolescência, princípios norteadores para a formação do adolescente voltada para a cidadania e contrapontos entre os ideais de Rousseau e a atualidade no que diz respeito à possibilidade de ter nos seus princípios um referencial para se pensar a educação para a cidadania dos jovens de hoje. Rousseau é o referencial teórico, devido à grandeza de suas obras no que diz respeito à política, como no Contrato Social e, especialmente, à educação, como no Emílio, lembrando que para o autor ambas são indissociáveis. Através da leitura dessas, entre outras obras do autor, principalmente do Emílio, seu Tratado de Educação, realizou-se uma análise em torno dos conceitos de educação doméstica, educação pública, educação negativa, formação do homem e do cidadão, para então, traçar o perfil do adolescente, levantando princípios que podem orientar sua formação para a cidadania. Especialmente com a leitura do Emílio, constatou-se que é possível formar o adolescente para a cidadania, o que se dá simultaneamente através da educação doméstica e da educação pública, que precisam ser norteadas pelos princípios, entre outros, de utilidade, necessidade e liberdade, propiciando ao educando uma postura crítica e reflexiva em torno da estrutura e do funcionamento da sociedade, e, assim, possibilitando-lhe uma vivência mais humana, participativa e democrática.
id USP_f54960d6513860bcf7fe67a3eeb878dd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06102008-123339
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Rousseau e a educação do adolescente para cidadania: contrapontos com a atualidadeRousseau et l´éducacion de l\'adolescent pour la citoyenneté.AdolescenceAdolescênciaCidadaniaCitoyennetéEducaçãoEducationPolíticaPolitiqueRousseauRousseauAtualmente, a educação brasileira enfrenta um período de crise, seja pelas condições de trabalho dos educadores, pela insuficiência dos recursos financeiros destinados, pela ausência da família, pela falta de recursos didáticos ou pela má formação dos professores, entre inúmeros fatores. E um dos objetivos mais perseguidos, até mesmo para tentar, num futuro próximo, superar essa crise, é a definição acerca do conceito e de como realizar a educação para cidadania. Muitos educadores, inclusive aqueles que elaboram os documentos que são referenciais na educação do país, como os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), apontam para a idéia de que é possível melhorar a situação brasileira se houver uma educação voltada para a formação do cidadão. Em contrapartida, no ambiente escolar, pouco se discute ou se define sobre o que seja, de fato, a educação para a cidadania. Desse modo, é preciso que esse tema seja tratado com ênfase na definição do conceito de educação para cidadania, bem como no apontamento de princípios que norteiem para a realização efetiva dessa educação que forma o cidadão. A partir dessa preocupação, surgiu o tema da pesquisa, a educação do adolescente para a cidadania, que pretende apontar, dentro do contexto rousseauniano, o conceito de educação do homem e do cidadão, características da adolescência, princípios norteadores para a formação do adolescente voltada para a cidadania e contrapontos entre os ideais de Rousseau e a atualidade no que diz respeito à possibilidade de ter nos seus princípios um referencial para se pensar a educação para a cidadania dos jovens de hoje. Rousseau é o referencial teórico, devido à grandeza de suas obras no que diz respeito à política, como no Contrato Social e, especialmente, à educação, como no Emílio, lembrando que para o autor ambas são indissociáveis. Através da leitura dessas, entre outras obras do autor, principalmente do Emílio, seu Tratado de Educação, realizou-se uma análise em torno dos conceitos de educação doméstica, educação pública, educação negativa, formação do homem e do cidadão, para então, traçar o perfil do adolescente, levantando princípios que podem orientar sua formação para a cidadania. Especialmente com a leitura do Emílio, constatou-se que é possível formar o adolescente para a cidadania, o que se dá simultaneamente através da educação doméstica e da educação pública, que precisam ser norteadas pelos princípios, entre outros, de utilidade, necessidade e liberdade, propiciando ao educando uma postura crítica e reflexiva em torno da estrutura e do funcionamento da sociedade, e, assim, possibilitando-lhe uma vivência mais humana, participativa e democrática.Actuellement, l\'éducation brésilienne affronte une période de crise laquelle, entre d\'innombrables facteurs, provient des conditions de travail des éducateurs, de l\'absence d\'intérêt manifesté par la famille, de l\'insuffisance de les recours financiers prédestinés, du manque de ressources didactiques ainsi que de la mauvaise formation des enseignants. Pour essayer, dans un avenir proche, de dépasser cette situation tendue, l\'un des objectifs les plus poursuivis repose sur le concept et la pratique de l\'éducation en fonction de la citoyenneté. Beaucoup d\'éducateurs sont convaincus qu\'il serait possible d\'améliorer la situation brésilienne si l\'éducation était dirigée vers la citoyenneté, en particulier ceux qui élaborent lês documents jugés comme étant des références en ce qui concerne l\'enseignement dans notre pays, comme le PCNs (Paramètres des Curriculums Nationaux). En contrepartie, dans l\'environnement scolaire, peu se discute ou se définit sur ce problème. De cette manière, il est nécessaire que ce thême soit traité attentivement dans la définition de l´éducation en relation à la citoyenneté, aussi bien que sur la remarque des principes qui dirigent la réalisation effective de cette éducation qui forme le citoyen. A partir de cette préoccupation, le besoin de la recherche de l´éducation de l´adolescent pour la citoyenneté est apparu. Ce thème prétend indiquer, dans le contexte de J.J. Rousseau, le concept de l´éducation de l´homme et du citoyen, les caractéristiques de l´adolescence, les principes qui orientent la formation de l´adolescent pour la citoyenneté et les contrepoints entre les idéaux de Rousseau avec l´actualité en ce qui concerne la possibilité de trouver dans ses principes des références pour penser à l´ éducation pour la citoyenneté des jeunes d´aujourdhui.. Rousseau est le référentiel théorique, dû à la grandeur de ses oeuvres en ce qui concerne la politique, comme dans le Contrat Social et, surtout l\'éducation, comme dans Emílio, rappelant que pour l\'auteur toutes les deux sont indissociables. Au-travers de la lecture de ces deux livres, ainsi que d\'autres oeuvres de cet auteur, principalement de l\'Emílio, son Traité d\'Éducation, une analyse a été réalisée en ce qui concerne les concepts d\'éducation domestique, publique, négative, formation de l\'homme et du citoyen, pour enfin, tracer le profil de l\'adolescent, en mettant en évidence les principes qui peuvent guider leur formation pour la citoyenneté. La lecture d´Emílio, réhausse qu\'il est possible de former l\'adolescent pour la citoyenneté , car elle parvient simultanément au-travers de l\'éducation domestique et de l\'éducation publique, qui ont besoin d\'être guidées par les principes, entre autres, ceux de l\'utilité, de la nécessité et de la liberté, imprégnant l\'éducateur d\'un comportement critique, garni d\'une réflexion adéquate en ce qui concerne la structure et le fonctionnement de la société, rendant ainsi possible une convivialité plus humaine, participative et démocratique.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrancisco, Maria de Fatima SimoesSilva, Fabiele Aparecida Trujillo da2008-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06102008-123339/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-06102008-123339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rousseau e a educação do adolescente para cidadania: contrapontos com a atualidade
Rousseau et l´éducacion de l\'adolescent pour la citoyenneté.
title Rousseau e a educação do adolescente para cidadania: contrapontos com a atualidade
spellingShingle Rousseau e a educação do adolescente para cidadania: contrapontos com a atualidade
Silva, Fabiele Aparecida Trujillo da
Adolescence
Adolescência
Cidadania
Citoyenneté
Educação
Education
Política
Politique
Rousseau
Rousseau
title_short Rousseau e a educação do adolescente para cidadania: contrapontos com a atualidade
title_full Rousseau e a educação do adolescente para cidadania: contrapontos com a atualidade
title_fullStr Rousseau e a educação do adolescente para cidadania: contrapontos com a atualidade
title_full_unstemmed Rousseau e a educação do adolescente para cidadania: contrapontos com a atualidade
title_sort Rousseau e a educação do adolescente para cidadania: contrapontos com a atualidade
author Silva, Fabiele Aparecida Trujillo da
author_facet Silva, Fabiele Aparecida Trujillo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francisco, Maria de Fatima Simoes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiele Aparecida Trujillo da
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescence
Adolescência
Cidadania
Citoyenneté
Educação
Education
Política
Politique
Rousseau
Rousseau
topic Adolescence
Adolescência
Cidadania
Citoyenneté
Educação
Education
Política
Politique
Rousseau
Rousseau
description Atualmente, a educação brasileira enfrenta um período de crise, seja pelas condições de trabalho dos educadores, pela insuficiência dos recursos financeiros destinados, pela ausência da família, pela falta de recursos didáticos ou pela má formação dos professores, entre inúmeros fatores. E um dos objetivos mais perseguidos, até mesmo para tentar, num futuro próximo, superar essa crise, é a definição acerca do conceito e de como realizar a educação para cidadania. Muitos educadores, inclusive aqueles que elaboram os documentos que são referenciais na educação do país, como os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), apontam para a idéia de que é possível melhorar a situação brasileira se houver uma educação voltada para a formação do cidadão. Em contrapartida, no ambiente escolar, pouco se discute ou se define sobre o que seja, de fato, a educação para a cidadania. Desse modo, é preciso que esse tema seja tratado com ênfase na definição do conceito de educação para cidadania, bem como no apontamento de princípios que norteiem para a realização efetiva dessa educação que forma o cidadão. A partir dessa preocupação, surgiu o tema da pesquisa, a educação do adolescente para a cidadania, que pretende apontar, dentro do contexto rousseauniano, o conceito de educação do homem e do cidadão, características da adolescência, princípios norteadores para a formação do adolescente voltada para a cidadania e contrapontos entre os ideais de Rousseau e a atualidade no que diz respeito à possibilidade de ter nos seus princípios um referencial para se pensar a educação para a cidadania dos jovens de hoje. Rousseau é o referencial teórico, devido à grandeza de suas obras no que diz respeito à política, como no Contrato Social e, especialmente, à educação, como no Emílio, lembrando que para o autor ambas são indissociáveis. Através da leitura dessas, entre outras obras do autor, principalmente do Emílio, seu Tratado de Educação, realizou-se uma análise em torno dos conceitos de educação doméstica, educação pública, educação negativa, formação do homem e do cidadão, para então, traçar o perfil do adolescente, levantando princípios que podem orientar sua formação para a cidadania. Especialmente com a leitura do Emílio, constatou-se que é possível formar o adolescente para a cidadania, o que se dá simultaneamente através da educação doméstica e da educação pública, que precisam ser norteadas pelos princípios, entre outros, de utilidade, necessidade e liberdade, propiciando ao educando uma postura crítica e reflexiva em torno da estrutura e do funcionamento da sociedade, e, assim, possibilitando-lhe uma vivência mais humana, participativa e democrática.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06102008-123339/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06102008-123339/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256726511812608