Ensinar para aprender ou aprender para ensinar?: a formação linguística e didática de professores de italiano para crianças da rede pública de Jundiaí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savietto, Maria Eugenia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-14082024-180354/
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar um curso de formação de professores, resultado de uma parceria entre o governo italiano e a rede municipal de Jundiaí para o ensino da língua italiana a alunos do 1º ao 5º ano. Os participantes foram a pesquisadora, que atuou como professora-formadora, e dois grupos de professores em processo de desenvolvimento de suas competências linguístico-comunicativa e didática. Os dados do estudo foram gerados durante dois semestres: o primeiro, que teve como propósito principal ensinar a língua e a cultura italianas aos professores, enquanto o segundo priorizou o desenvolvimento da competência didática em italiano. Os instrumentos para a geração de dados foram: questionários, portfólios, relatos dos professores, anotações das aulas, e descrições das atividades elaboradas tanto pela professora-formadora quanto pelos professores em formação. Como base teórica, foram utilizados os pressupostos da pedagogia Pós-Método (KUMARAVADIVELU, 2003; 2006), e os conceitos de língua de herança (ORTALE; SALVATTO, 2022), de saberes docentes (TARDIF, 2002) e de competência para ensinar (PERRENOUD, 2000). Quanto aos principais resultados da análise das aulas do curso de formação, destacam-se: 1) a existência de uma relação direta entre as atividades propostas pela professora-formadora e a concretização das macroestratégias Pós-Método - em especial, aquela referente à aquisição da autonomia; 2) a efetivação dos parâmetros da particularidade, da praticidade e da possibilidade nas interações entre formadora e os professores em formação; e 3) a influência da vasta experiência de sala de aula dos professores (pedagogos) na construção da nova prática como professores de italiano. Com respeito às principais contribuições deste trabalho, menciona-se o conceito inédito de \"saberes de herança\" e, também, o caráter autoral do curso de formação docente ministrado pela pesquisadora. Espera-se que esta tese possa trazer contribuições para os estudos sobre formação de professores de língua italiana para crianças no contexto de escolas públicas e, de maneira geral, para o ensino e a formação de professores de línguas estrangeiras na perspectiva do Pós-Método
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spelling Ensinar para aprender ou aprender para ensinar?: a formação linguística e didática de professores de italiano para crianças da rede pública de JundiaíTeaching to learn or learning to teach?: the linguistic and didactic training of Italian teachers for children in the public school system of JundiaíCompetencesCompetênciasFormação de professoresHeritage knowledgeItalian as heritage languageItaliano como língua de herançaPós-MétodoPost-MethodSaberes de herançaSaberes docentesTeachers' knowlegeTeachers' trainingEste estudo teve como objetivo analisar um curso de formação de professores, resultado de uma parceria entre o governo italiano e a rede municipal de Jundiaí para o ensino da língua italiana a alunos do 1º ao 5º ano. Os participantes foram a pesquisadora, que atuou como professora-formadora, e dois grupos de professores em processo de desenvolvimento de suas competências linguístico-comunicativa e didática. Os dados do estudo foram gerados durante dois semestres: o primeiro, que teve como propósito principal ensinar a língua e a cultura italianas aos professores, enquanto o segundo priorizou o desenvolvimento da competência didática em italiano. Os instrumentos para a geração de dados foram: questionários, portfólios, relatos dos professores, anotações das aulas, e descrições das atividades elaboradas tanto pela professora-formadora quanto pelos professores em formação. Como base teórica, foram utilizados os pressupostos da pedagogia Pós-Método (KUMARAVADIVELU, 2003; 2006), e os conceitos de língua de herança (ORTALE; SALVATTO, 2022), de saberes docentes (TARDIF, 2002) e de competência para ensinar (PERRENOUD, 2000). Quanto aos principais resultados da análise das aulas do curso de formação, destacam-se: 1) a existência de uma relação direta entre as atividades propostas pela professora-formadora e a concretização das macroestratégias Pós-Método - em especial, aquela referente à aquisição da autonomia; 2) a efetivação dos parâmetros da particularidade, da praticidade e da possibilidade nas interações entre formadora e os professores em formação; e 3) a influência da vasta experiência de sala de aula dos professores (pedagogos) na construção da nova prática como professores de italiano. Com respeito às principais contribuições deste trabalho, menciona-se o conceito inédito de \"saberes de herança\" e, também, o caráter autoral do curso de formação docente ministrado pela pesquisadora. Espera-se que esta tese possa trazer contribuições para os estudos sobre formação de professores de língua italiana para crianças no contexto de escolas públicas e, de maneira geral, para o ensino e a formação de professores de línguas estrangeiras na perspectiva do Pós-MétodoThis study aimed to analyze a teachers\' training course resulted from a partnership between the Italian government and the municipal education network of Jundiaí for the teaching of Italian language to students from 1st through 5th grade. The participants on it were the researcher, who acted as a teacher-trainer, and two groups of teachers in the process of developing their linguistic-communicative and didactic skills as well. The study data were generated along two semesters: within the first one, the main purpose was to teach Italian language and culture to teachers; within the second one, the development of teaching competence in Italian was prioritized. The instruments for generating data were: questionnaires, portfolios, teachers\' reports, class notes, and descriptions of the activities organised by both the teacher trainer and the teachers in training. As a theoretical basis were used the assumptions of Post-Method pedagogy (KUMARAVADIVELU, 2003; 2006), the concepts of heritage language (ORTALE; SALVATTO, 2022), teaching knowledge (TARDIF, 2002), and competence to teach (PERRENOUD, 2000). Regarding the main results of the analysis of the training course classes, the following stands out: 1) the existence of a direct relationship between the activities proposed by the teacher-trainer and the implementation of Post-Method macrostrategies - in particular, the one related to the acquisition of autonomy; 2) the substantiation of the parameters of particularity, practicality and possibility within the interactions between the trainer and the teachers in training, and 3) the influence of the vast classroom experience of teachers (pedagogues) on the construction of a new practice as Italian teachers. Regarding the main contributions of this study, it is mentioned the unedited concept of \"heritage knowlege\", and the authorial nature of the teachers\' training course given by the researcher. It is expected that this thesis can bring contributions to the studies on training of Italian language teachers for children in the context of public schools and, in a broader sense, to the teaching and training of foreign language teachers under the Post-Method perspectiveBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOrtale, Fernanda LanducciSavietto, Maria Eugenia2024-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-14082024-180354/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-14082024-180354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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