Pedestre: modalidade de transporte na cidade, uma visão ergonômica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiza Yabiku
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.16.2006.tde-18112010-114629
Resumo: Esta tese tem por objetivo verificar a aplicabilidade da metodologia proposta pelo HCM-2000 (Highway Capacity Manual/ano 2000) para a determinação dos Níveis de Serviço nas Instalações para Pedestres. A tese apresenta a avaliação da qualidade de serviço das instalações para pedestres como instrumento que possibilite a inserção da escala do pedestre dentro da escala dos projetos viários e urbanos. A visão ergonômica (o ajuste das instalações para o ser humano) é fundamental para a caracterização da escala do pedestre. A metodologia tem a sua aplicabilidade comprovada, com o estudo de caso na cidade de São Paulo. O campo experimental da pesquisa foi a Zona Leste de São Paulo, devido as suas peculiaridades de espaço com potencial de ocupação e adensamento, com conseqüente exposição de pedestres aos acidentes. Com base nesta tese foram levantadas oito proposições para a cidade de São Paulo, que fazem parte deste trabalho.
id USP_f64db5e3b34008a4925273cc3f90b375
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18112010-114629
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Pedestre: modalidade de transporte na cidade, uma visão ergonômica Pedestrian: mode of transportation in the city, an ergonomic vision 2006-10-27Jose Jorge Boueri FilhoNilson Franco MartinsRosaria OnoSylvio Barros SawayaJosé Carlos Plácido da SilvaLuiza YabikuUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR Acidentes de trânsito Calçadas Circulação de pedestres Ergonomia Ergonomics Pedestrian circulation Sidewalks Traffic accidents Esta tese tem por objetivo verificar a aplicabilidade da metodologia proposta pelo HCM-2000 (Highway Capacity Manual/ano 2000) para a determinação dos Níveis de Serviço nas Instalações para Pedestres. A tese apresenta a avaliação da qualidade de serviço das instalações para pedestres como instrumento que possibilite a inserção da escala do pedestre dentro da escala dos projetos viários e urbanos. A visão ergonômica (o ajuste das instalações para o ser humano) é fundamental para a caracterização da escala do pedestre. A metodologia tem a sua aplicabilidade comprovada, com o estudo de caso na cidade de São Paulo. O campo experimental da pesquisa foi a Zona Leste de São Paulo, devido as suas peculiaridades de espaço com potencial de ocupação e adensamento, com conseqüente exposição de pedestres aos acidentes. Com base nesta tese foram levantadas oito proposições para a cidade de São Paulo, que fazem parte deste trabalho. This thesis purpose to verify the HCM 2000 (Highway Capacity Manual 2000) purposed methodology which evaluates the pedestrians facilities Level-of-Service in São Paulo city pedestrian s facilities. This thesis also introduces an evaluation from Level-of-Service determinations as a mean to insert the pedestrian scale into the urban projects scales. The ergonomics view (the human beings facilities adjustment) is essential to characterize the pedestrian scale. A study of case in São Paulo City confirmed this methodology appliance. This research took place in São Paulos East Side due to its potential peculiarities and high density occupation, which expose the pedestrians to several hazardous of accidents. Based in this research, there were elaborate eight proposals for São Paulo city. https://doi.org/10.11606/T.16.2006.tde-18112010-114629info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:20:16Zoai:teses.usp.br:tde-18112010-114629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:52:43.919996Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Pedestre: modalidade de transporte na cidade, uma visão ergonômica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedestrian: mode of transportation in the city, an ergonomic vision
title Pedestre: modalidade de transporte na cidade, uma visão ergonômica
spellingShingle Pedestre: modalidade de transporte na cidade, uma visão ergonômica
Luiza Yabiku
title_short Pedestre: modalidade de transporte na cidade, uma visão ergonômica
title_full Pedestre: modalidade de transporte na cidade, uma visão ergonômica
title_fullStr Pedestre: modalidade de transporte na cidade, uma visão ergonômica
title_full_unstemmed Pedestre: modalidade de transporte na cidade, uma visão ergonômica
title_sort Pedestre: modalidade de transporte na cidade, uma visão ergonômica
author Luiza Yabiku
author_facet Luiza Yabiku
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Jorge Boueri Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nilson Franco Martins
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosaria Ono
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sylvio Barros Sawaya
dc.contributor.referee4.fl_str_mv José Carlos Plácido da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiza Yabiku
contributor_str_mv Jose Jorge Boueri Filho
Nilson Franco Martins
Rosaria Ono
Sylvio Barros Sawaya
José Carlos Plácido da Silva
description Esta tese tem por objetivo verificar a aplicabilidade da metodologia proposta pelo HCM-2000 (Highway Capacity Manual/ano 2000) para a determinação dos Níveis de Serviço nas Instalações para Pedestres. A tese apresenta a avaliação da qualidade de serviço das instalações para pedestres como instrumento que possibilite a inserção da escala do pedestre dentro da escala dos projetos viários e urbanos. A visão ergonômica (o ajuste das instalações para o ser humano) é fundamental para a caracterização da escala do pedestre. A metodologia tem a sua aplicabilidade comprovada, com o estudo de caso na cidade de São Paulo. O campo experimental da pesquisa foi a Zona Leste de São Paulo, devido as suas peculiaridades de espaço com potencial de ocupação e adensamento, com conseqüente exposição de pedestres aos acidentes. Com base nesta tese foram levantadas oito proposições para a cidade de São Paulo, que fazem parte deste trabalho.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.16.2006.tde-18112010-114629
url https://doi.org/10.11606/T.16.2006.tde-18112010-114629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502844563324928