Mulheres na prisão: entre famílias, batalhas e a vida normal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lago, Natália Bouças do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-23042014-114955/
Resumo: O presente trabalho se propõe a compreender as elaborações, produzidas por mulheres em privação de liberdade, que buscam conectar os mundos de dentro e de fora da prisão. A pesquisa apresenta quatro principais personagens para discutir que o encarceramento altera profundamente as formas pelas quais as mulheres dão continuidade às relações previamente estabelecidas, mas não as retira completamente dessas mesmas relações e promove outras, antes inexistentes. O gênero é um marcador central para compreender o posicionamento dessas mulheres ao estabelecer expectativas e desempenhos específicos, e se articula à situação social dessas mulheres, pobres. As articulações entre os marcadores são aludidas ao longo do trabalho diante dos discursos que as personagens produzem sobre família e sobre seus relacionamentos amorosos. Tais formulações ajudam a situá-las no mundo da prisão e vincular a experiência do cárcere à vida na rua, tanto em relação ao período anterior à privação de liberdade como em relação às suas perspectivas de futuro.
id USP_f6ad3107ce3920f826cc85ee80113afc
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23042014-114955
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Mulheres na prisão: entre famílias, batalhas e a vida normalWomen in prison: between families, battles and normal lifeFamíliaFamilyGenderGêneroMarcadores sociais da diferençaMulheresPrisãoPrisonSocial markers of differenceWomenO presente trabalho se propõe a compreender as elaborações, produzidas por mulheres em privação de liberdade, que buscam conectar os mundos de dentro e de fora da prisão. A pesquisa apresenta quatro principais personagens para discutir que o encarceramento altera profundamente as formas pelas quais as mulheres dão continuidade às relações previamente estabelecidas, mas não as retira completamente dessas mesmas relações e promove outras, antes inexistentes. O gênero é um marcador central para compreender o posicionamento dessas mulheres ao estabelecer expectativas e desempenhos específicos, e se articula à situação social dessas mulheres, pobres. As articulações entre os marcadores são aludidas ao longo do trabalho diante dos discursos que as personagens produzem sobre família e sobre seus relacionamentos amorosos. Tais formulações ajudam a situá-las no mundo da prisão e vincular a experiência do cárcere à vida na rua, tanto em relação ao período anterior à privação de liberdade como em relação às suas perspectivas de futuro.This study seeks to understand the elaborations produced by women in prison seeking to connect the worlds inside and outside prison. The research presents four main characters to discuss that imprisonment deeply changes the ways in which women continue those previously established relations, but not completely cut off those relations and promotes other, previously nonexistent. Gender is a central marker to understand the positioning of these women to establish specific expectations and performances, and is articulated to the social situation of these women, poor. The joints between the markers are alluded throughout the work with the speeches that the characters produce about family and their relationships. Such formulations help to situate them in the prison world and link the experience of prison with the life on the street, in relation to the previous incarceration and to the expected future period.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSimoes, Julio AssisLago, Natália Bouças do2014-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-23042014-114955/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-23042014-114955Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres na prisão: entre famílias, batalhas e a vida normal
Women in prison: between families, battles and normal life
title Mulheres na prisão: entre famílias, batalhas e a vida normal
spellingShingle Mulheres na prisão: entre famílias, batalhas e a vida normal
Lago, Natália Bouças do
Família
Family
Gender
Gênero
Marcadores sociais da diferença
Mulheres
Prisão
Prison
Social markers of difference
Women
title_short Mulheres na prisão: entre famílias, batalhas e a vida normal
title_full Mulheres na prisão: entre famílias, batalhas e a vida normal
title_fullStr Mulheres na prisão: entre famílias, batalhas e a vida normal
title_full_unstemmed Mulheres na prisão: entre famílias, batalhas e a vida normal
title_sort Mulheres na prisão: entre famílias, batalhas e a vida normal
author Lago, Natália Bouças do
author_facet Lago, Natália Bouças do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simoes, Julio Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Lago, Natália Bouças do
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Family
Gender
Gênero
Marcadores sociais da diferença
Mulheres
Prisão
Prison
Social markers of difference
Women
topic Família
Family
Gender
Gênero
Marcadores sociais da diferença
Mulheres
Prisão
Prison
Social markers of difference
Women
description O presente trabalho se propõe a compreender as elaborações, produzidas por mulheres em privação de liberdade, que buscam conectar os mundos de dentro e de fora da prisão. A pesquisa apresenta quatro principais personagens para discutir que o encarceramento altera profundamente as formas pelas quais as mulheres dão continuidade às relações previamente estabelecidas, mas não as retira completamente dessas mesmas relações e promove outras, antes inexistentes. O gênero é um marcador central para compreender o posicionamento dessas mulheres ao estabelecer expectativas e desempenhos específicos, e se articula à situação social dessas mulheres, pobres. As articulações entre os marcadores são aludidas ao longo do trabalho diante dos discursos que as personagens produzem sobre família e sobre seus relacionamentos amorosos. Tais formulações ajudam a situá-las no mundo da prisão e vincular a experiência do cárcere à vida na rua, tanto em relação ao período anterior à privação de liberdade como em relação às suas perspectivas de futuro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-23042014-114955/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-23042014-114955/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091011814621184