Teste de credibilidade para a determinação da região em que as caudas de distribuições são aproximadas por funções pareto, com aplicações em análise de risco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Francisco Martins
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45132/tde-20210729-151112/
Resumo: A aproximação da cauda de uma distribuição a partir de sua amostra é um problema que tem suas raízes no fato de que a amostra, por si só, geralmente não fornece uma boa aproximação para a cauda, e são dois os motivos para isso: os poucos pontos que a amostra possui na cauda e a grande distância entre esses pontos. Um dos métodos mais utilizados na melhora desta aproximação chama-se Peaks Over Threshold (POT), que baseia-se na Teoria dos Valores Extremos e usa funções de Pareto para tal aproximação. Na execução do POT há uma parte delicada, que consiste em determinar a região onde a cauda pode ser de fato aproximada por uma função de Pareto. O presente trabalho se ocupa com a apresentação e a experimentação de um novo método para a detrminação desta região, método esse que, implementado computacionalmente, faz uso da teoria das Misturas de Distribuições, do método de Monte Carlo, do Full Bayesian Significance Test e do Teorema de Pickands. Seu desempenho foi testado para dois conjuntos de dados, um artificial, outro referente a um histórico de perdas do índice NASDAQ
id USP_f7874d3a8c0227a9b51ea0c86cb8cd52
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20210729-151112
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Teste de credibilidade para a determinação da região em que as caudas de distribuições são aproximadas por funções pareto, com aplicações em análise de risco.not availableEstatística AplicadaA aproximação da cauda de uma distribuição a partir de sua amostra é um problema que tem suas raízes no fato de que a amostra, por si só, geralmente não fornece uma boa aproximação para a cauda, e são dois os motivos para isso: os poucos pontos que a amostra possui na cauda e a grande distância entre esses pontos. Um dos métodos mais utilizados na melhora desta aproximação chama-se Peaks Over Threshold (POT), que baseia-se na Teoria dos Valores Extremos e usa funções de Pareto para tal aproximação. Na execução do POT há uma parte delicada, que consiste em determinar a região onde a cauda pode ser de fato aproximada por uma função de Pareto. O presente trabalho se ocupa com a apresentação e a experimentação de um novo método para a detrminação desta região, método esse que, implementado computacionalmente, faz uso da teoria das Misturas de Distribuições, do método de Monte Carlo, do Full Bayesian Significance Test e do Teorema de Pickands. Seu desempenho foi testado para dois conjuntos de dados, um artificial, outro referente a um histórico de perdas do índice NASDAQnot availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPStern, Julio MichaelMoreira, Francisco Martins2007-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45132/tde-20210729-151112/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-07-31T19:16:49Zoai:teses.usp.br:tde-20210729-151112Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-07-31T19:16:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teste de credibilidade para a determinação da região em que as caudas de distribuições são aproximadas por funções pareto, com aplicações em análise de risco.
not available
title Teste de credibilidade para a determinação da região em que as caudas de distribuições são aproximadas por funções pareto, com aplicações em análise de risco.
spellingShingle Teste de credibilidade para a determinação da região em que as caudas de distribuições são aproximadas por funções pareto, com aplicações em análise de risco.
Moreira, Francisco Martins
Estatística Aplicada
title_short Teste de credibilidade para a determinação da região em que as caudas de distribuições são aproximadas por funções pareto, com aplicações em análise de risco.
title_full Teste de credibilidade para a determinação da região em que as caudas de distribuições são aproximadas por funções pareto, com aplicações em análise de risco.
title_fullStr Teste de credibilidade para a determinação da região em que as caudas de distribuições são aproximadas por funções pareto, com aplicações em análise de risco.
title_full_unstemmed Teste de credibilidade para a determinação da região em que as caudas de distribuições são aproximadas por funções pareto, com aplicações em análise de risco.
title_sort Teste de credibilidade para a determinação da região em que as caudas de distribuições são aproximadas por funções pareto, com aplicações em análise de risco.
author Moreira, Francisco Martins
author_facet Moreira, Francisco Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stern, Julio Michael
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Francisco Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística Aplicada
topic Estatística Aplicada
description A aproximação da cauda de uma distribuição a partir de sua amostra é um problema que tem suas raízes no fato de que a amostra, por si só, geralmente não fornece uma boa aproximação para a cauda, e são dois os motivos para isso: os poucos pontos que a amostra possui na cauda e a grande distância entre esses pontos. Um dos métodos mais utilizados na melhora desta aproximação chama-se Peaks Over Threshold (POT), que baseia-se na Teoria dos Valores Extremos e usa funções de Pareto para tal aproximação. Na execução do POT há uma parte delicada, que consiste em determinar a região onde a cauda pode ser de fato aproximada por uma função de Pareto. O presente trabalho se ocupa com a apresentação e a experimentação de um novo método para a detrminação desta região, método esse que, implementado computacionalmente, faz uso da teoria das Misturas de Distribuições, do método de Monte Carlo, do Full Bayesian Significance Test e do Teorema de Pickands. Seu desempenho foi testado para dois conjuntos de dados, um artificial, outro referente a um histórico de perdas do índice NASDAQ
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45132/tde-20210729-151112/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45132/tde-20210729-151112/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090928451780608