Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-22072013-141652/ |
Resumo: | As propagandas estão presentes hoje em praticamente todos os meios de comunicação, e nelas a recorrência de temas ambientais é cada vez mais notável. As chamadas propagandas verdes constituem importantes elementos das estratégias de marketing que muitas organizações utilizam para difundir mensagens de compromisso e preocupação com a natureza e o ambiente, e que são veiculadas junto aos apelos para o consumo de suas marcas e produtos. Esta dissertação, que é uma pesquisa e uma reflexão acerca do significado e da amplitude do greenwashing, procura fazer uma análise crítica do discurso das propagandas ambientais e de suas ideologias, discutindo de que forma seus conflitos éticos ajudam a produzir um cenário favorável à manutenção de valores culturais e socioambientais insustentáveis, e ao contrário do que diz a propaganda. Com base em levantamento feito nas produções e pesquisas realizadas por diversos outros autores, foi elaborada inclusive uma matriz de referências teóricas que permite a identificação do greenwashing veiculado pelas organizações. E com os pressupostos metateóricos que essa matriz fornece, foram analisadas propagandas nacionais veiculadas na mídia impressa ou eletrônica nos últimos anos. |
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Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambientalGreenwashing: ethical conflicts of environmental advertisingEcodesenvolvimentoEcodevelopmentGreenwashingGreenwashingMarketingMarketingMudança socialSocial changeSocio-environmentalismSocioambientalismoAs propagandas estão presentes hoje em praticamente todos os meios de comunicação, e nelas a recorrência de temas ambientais é cada vez mais notável. As chamadas propagandas verdes constituem importantes elementos das estratégias de marketing que muitas organizações utilizam para difundir mensagens de compromisso e preocupação com a natureza e o ambiente, e que são veiculadas junto aos apelos para o consumo de suas marcas e produtos. Esta dissertação, que é uma pesquisa e uma reflexão acerca do significado e da amplitude do greenwashing, procura fazer uma análise crítica do discurso das propagandas ambientais e de suas ideologias, discutindo de que forma seus conflitos éticos ajudam a produzir um cenário favorável à manutenção de valores culturais e socioambientais insustentáveis, e ao contrário do que diz a propaganda. Com base em levantamento feito nas produções e pesquisas realizadas por diversos outros autores, foi elaborada inclusive uma matriz de referências teóricas que permite a identificação do greenwashing veiculado pelas organizações. E com os pressupostos metateóricos que essa matriz fornece, foram analisadas propagandas nacionais veiculadas na mídia impressa ou eletrônica nos últimos anos.Advertising can be found in almost all kinds of media, and among that the increasing occurrence specifically of green advertising is remarkable. The so called green advertising is an important element of marketing strategies used by many organizations to spread their messages of worries and commitment about nature and the environment while, at the same time, promote their brands and products for sale. This dissertation, which is a research and also a reflection about the meaning and occurrence of greenwashing, makes a critical analysis of discourse of green advertising and its ideology. It reveals their ethical conflicts and how they help to produce a favorable scenario to keep social and cultural values actually unsustainable, on the opposite way of the advertising claims. It was proposed a sinoptical matrix of theoretical references from previous authors which can be used to identify greenwashing. According to the meta-theoretical conjectures provided by this matrix, several cases of recent advertising were assessed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Marcos Bernardino dePagotto, Erico Luciano2013-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-22072013-141652/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-22072013-141652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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