Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagotto, Erico Luciano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-22072013-141652/
Resumo: As propagandas estão presentes hoje em praticamente todos os meios de comunicação, e nelas a recorrência de temas ambientais é cada vez mais notável. As chamadas propagandas verdes constituem importantes elementos das estratégias de marketing que muitas organizações utilizam para difundir mensagens de compromisso e preocupação com a natureza e o ambiente, e que são veiculadas junto aos apelos para o consumo de suas marcas e produtos. Esta dissertação, que é uma pesquisa e uma reflexão acerca do significado e da amplitude do greenwashing, procura fazer uma análise crítica do discurso das propagandas ambientais e de suas ideologias, discutindo de que forma seus conflitos éticos ajudam a produzir um cenário favorável à manutenção de valores culturais e socioambientais insustentáveis, e ao contrário do que diz a propaganda. Com base em levantamento feito nas produções e pesquisas realizadas por diversos outros autores, foi elaborada inclusive uma matriz de referências teóricas que permite a identificação do greenwashing veiculado pelas organizações. E com os pressupostos metateóricos que essa matriz fornece, foram analisadas propagandas nacionais veiculadas na mídia impressa ou eletrônica nos últimos anos.
id USP_f7e9fc3684bb51bc6638c3a89e8e2522
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22072013-141652
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambientalGreenwashing: ethical conflicts of environmental advertisingEcodesenvolvimentoEcodevelopmentGreenwashingGreenwashingMarketingMarketingMudança socialSocial changeSocio-environmentalismSocioambientalismoAs propagandas estão presentes hoje em praticamente todos os meios de comunicação, e nelas a recorrência de temas ambientais é cada vez mais notável. As chamadas propagandas verdes constituem importantes elementos das estratégias de marketing que muitas organizações utilizam para difundir mensagens de compromisso e preocupação com a natureza e o ambiente, e que são veiculadas junto aos apelos para o consumo de suas marcas e produtos. Esta dissertação, que é uma pesquisa e uma reflexão acerca do significado e da amplitude do greenwashing, procura fazer uma análise crítica do discurso das propagandas ambientais e de suas ideologias, discutindo de que forma seus conflitos éticos ajudam a produzir um cenário favorável à manutenção de valores culturais e socioambientais insustentáveis, e ao contrário do que diz a propaganda. Com base em levantamento feito nas produções e pesquisas realizadas por diversos outros autores, foi elaborada inclusive uma matriz de referências teóricas que permite a identificação do greenwashing veiculado pelas organizações. E com os pressupostos metateóricos que essa matriz fornece, foram analisadas propagandas nacionais veiculadas na mídia impressa ou eletrônica nos últimos anos.Advertising can be found in almost all kinds of media, and among that the increasing occurrence specifically of green advertising is remarkable. The so called green advertising is an important element of marketing strategies used by many organizations to spread their messages of worries and commitment about nature and the environment while, at the same time, promote their brands and products for sale. This dissertation, which is a research and also a reflection about the meaning and occurrence of greenwashing, makes a critical analysis of discourse of green advertising and its ideology. It reveals their ethical conflicts and how they help to produce a favorable scenario to keep social and cultural values actually unsustainable, on the opposite way of the advertising claims. It was proposed a sinoptical matrix of theoretical references from previous authors which can be used to identify greenwashing. According to the meta-theoretical conjectures provided by this matrix, several cases of recent advertising were assessed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Marcos Bernardino dePagotto, Erico Luciano2013-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-22072013-141652/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-22072013-141652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental
Greenwashing: ethical conflicts of environmental advertising
title Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental
spellingShingle Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental
Pagotto, Erico Luciano
Ecodesenvolvimento
Ecodevelopment
Greenwashing
Greenwashing
Marketing
Marketing
Mudança social
Social change
Socio-environmentalism
Socioambientalismo
title_short Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental
title_full Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental
title_fullStr Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental
title_full_unstemmed Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental
title_sort Greenwashing: os conflitos éticos da propaganda ambiental
author Pagotto, Erico Luciano
author_facet Pagotto, Erico Luciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Marcos Bernardino de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagotto, Erico Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Ecodesenvolvimento
Ecodevelopment
Greenwashing
Greenwashing
Marketing
Marketing
Mudança social
Social change
Socio-environmentalism
Socioambientalismo
topic Ecodesenvolvimento
Ecodevelopment
Greenwashing
Greenwashing
Marketing
Marketing
Mudança social
Social change
Socio-environmentalism
Socioambientalismo
description As propagandas estão presentes hoje em praticamente todos os meios de comunicação, e nelas a recorrência de temas ambientais é cada vez mais notável. As chamadas propagandas verdes constituem importantes elementos das estratégias de marketing que muitas organizações utilizam para difundir mensagens de compromisso e preocupação com a natureza e o ambiente, e que são veiculadas junto aos apelos para o consumo de suas marcas e produtos. Esta dissertação, que é uma pesquisa e uma reflexão acerca do significado e da amplitude do greenwashing, procura fazer uma análise crítica do discurso das propagandas ambientais e de suas ideologias, discutindo de que forma seus conflitos éticos ajudam a produzir um cenário favorável à manutenção de valores culturais e socioambientais insustentáveis, e ao contrário do que diz a propaganda. Com base em levantamento feito nas produções e pesquisas realizadas por diversos outros autores, foi elaborada inclusive uma matriz de referências teóricas que permite a identificação do greenwashing veiculado pelas organizações. E com os pressupostos metateóricos que essa matriz fornece, foram analisadas propagandas nacionais veiculadas na mídia impressa ou eletrônica nos últimos anos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-22072013-141652/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-22072013-141652/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257274859388928