Possíveis Ações Regulatórias do Greenwashing e suas Diferentes Influências na Avaliação de Marca e no Julgamento dos Consumidores
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14755 |
Resumo: | Objetivo: Analisar a influência de duas possíveis ações regulatórias (atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária/CONAR e informação educativa) acerca do greenwashing na resposta dos consumidores, especificamente na avaliação de marca e no julgamento dessa prática. Método: Abordagem hipotético-dedutiva, com dois experimentos sequenciais presenciais, ambos com desenho fatorial 2 (embalagem antes e depois da ação do CONAR) x 2 (matéria informativa presente ou não). O primeiro teve 122 respondentes e auxílio de eyetracking, enquanto que o segundo obteve 163 participantes. Originalidade/Relevância: Temática de greenwashing ainda é pouco investigada, especialmente referente às suas consequências nos consumidores e, ainda mais, empregando-se procedimento metodológico experimental. O estudo é pioneiro na seleção das variáveis independentes e dependentes, bem como uso do eyetracker. Resultados: As influências da educação informativa ao consumidor e da ação do CONAR foram encontradas sobre a avaliação de marca, mas não se mostraram significativamente presentes sobre o julgamento dos consumidores acerca da prática de greewanshing. Contribuições teóricas/metodológicas: Avanço teórico no estudo do fenômeno de greenwashing, inclusive agregando evidências empíricas pioneiras no combate a essa prática crescente. Contribuições sociais/para a gestão: Ilustração da falta de senso crítico dos respondentes acerca da prática de greenwashing, o que pode assentir com sua crescente adoção por parte das organizações. Também discussão de possíveis ações para combater esse cenário alarmante, com indicações de caminhos eficazes para isso. |
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Possíveis Ações Regulatórias do Greenwashing e suas Diferentes Influências na Avaliação de Marca e no Julgamento dos ConsumidoresPossible Regulatory Actions for Greenwashing and its Different Influences on Brand Evaluation and Consumer JudgmentMarketing verde; Greenwashing; Ações regulatórias; Influência no consumidorGreen marketing; Greenwashing; Regulatory actions; Influence on the consumerObjetivo: Analisar a influência de duas possíveis ações regulatórias (atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária/CONAR e informação educativa) acerca do greenwashing na resposta dos consumidores, especificamente na avaliação de marca e no julgamento dessa prática. Método: Abordagem hipotético-dedutiva, com dois experimentos sequenciais presenciais, ambos com desenho fatorial 2 (embalagem antes e depois da ação do CONAR) x 2 (matéria informativa presente ou não). O primeiro teve 122 respondentes e auxílio de eyetracking, enquanto que o segundo obteve 163 participantes. Originalidade/Relevância: Temática de greenwashing ainda é pouco investigada, especialmente referente às suas consequências nos consumidores e, ainda mais, empregando-se procedimento metodológico experimental. O estudo é pioneiro na seleção das variáveis independentes e dependentes, bem como uso do eyetracker. Resultados: As influências da educação informativa ao consumidor e da ação do CONAR foram encontradas sobre a avaliação de marca, mas não se mostraram significativamente presentes sobre o julgamento dos consumidores acerca da prática de greewanshing. Contribuições teóricas/metodológicas: Avanço teórico no estudo do fenômeno de greenwashing, inclusive agregando evidências empíricas pioneiras no combate a essa prática crescente. Contribuições sociais/para a gestão: Ilustração da falta de senso crítico dos respondentes acerca da prática de greenwashing, o que pode assentir com sua crescente adoção por parte das organizações. Também discussão de possíveis ações para combater esse cenário alarmante, com indicações de caminhos eficazes para isso.Objective: To analyze the influence of two possible regulatory actions, - performance of the National Council for Advertising Self-Regulation (CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) and educational information, on greenwashing in consumers’ responses, specifically in the evaluation of the brand and in the judgment of this practice. Method: Hypothetical-deductive approach, with two face-to-face sequential experiments, both with a factorial design 2 (packaging before and after the action of CONAR) with information material present or not. The first had 122 respondents and eye tracking assistance, while the second obtained 163 participants. Originality / Relevance: The theme of greenwashing is scarcely investigated, particularly regarding its consequences for consumers and less so, using an experimental methodological procedure. The study is a pioneer in the selection of independent and dependent variables, as well as the use of eye tracker. Results: The influences of consumer information education and CONAR action were identified in the brand evaluation but were not significantly present on the consumers’ judgment about the practice of greenwashing. Theoretical / methodological contributions: Theoretical progress in the study of the phenomenon of greenwashing, including aggregating pioneering empirical evidence to combat this growing practice. Social / management contributions: Illustration of the respondents’ lack of critical sense regarding the practice of greenwashing, which can coincide with their growing adoption by organizations. Additionally, we discuss possible actions to combat this alarming scenario, with indications of effective ways to do so.Universidade Nove de Julho - UninoveAndreoli, Tais PasquottoBatista, Leandro Leonardo2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1475510.5585/remark.v19i1.14755ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 19, n. 1 (2020): (jan./mar.); 29-522177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/14755/8164Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Marketinghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-18T18:00:29Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/14755Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2022-01-18T18:00:29REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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