Modelo de simulação para dimensionamento da frota de contêineres movimentada por navios em rota dedicada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Netto, João
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-16072013-170407/
Resumo: As empresas de navegação que operam com transporte de contêineres têm como desafio alocar a quantidade de navios, com características específicas (entre elas capacidade de transporte e velocidade), em uma rota dedicada, atendendo à demanda em um determinado período. Para tanto, é também necessário que sejam disponibilizados aos clientes uma frota de contêineres, que serão retirados nos depósitos de vazios, carregados nas origens e enviados aos portos de embarque para serem transportados pela frota, em ciclo fechado, aos outros terminais que compõem a rota, de acordo com a matriz de cargas de cada navio. Esse trabalho apresenta um modelo de simulação para o dimensionamento da quantidade de contêineres necessária para operar junto a uma frota de navios que atende determinada rota (em ciclo fechado) ao mesmo tempo em que se consideram as operações de carregamento e esvaziamento dos contêineres junto aos clientes, em terra. Além deste modelo de simulação, apresenta-se um processo de busca por melhores soluções apresenta resultados que minimizem a frota de contêineres à disposição da empresa. Os principais parâmetros estudados são: o tempo de retenção de contêineres nos clientes (seja para carregamento ou descarregamento dos mesmos), os estoques iniciais de contêineres nos portos e o reposicionamento de contêineres vazios entre os terminais que compõem a rota. Os resultados apresentados mostraram que a técnica de simulação aplicada a este problema possibilitou o dimensionamento proposto, além de avaliar a sensibilidade do sistema em relação a estes principais parâmetros.
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