A Biblioteca Universitária de Campos dos Goytacazes: uma biblioteca na universidade pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Thulio Pereira Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-02032021-164317/
Resumo: O foco da pesquisa é a Universidade Federal Fluminense, localizada em Campos dos Goytacazes, na região Norte Fluminense, que atua através da Biblioteca Universitária de Campos dos Goytacazes (BUCG) e do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR). O objetivo geral é caracterizar a UFF em Campos dos Goytacazes e seus contextos a partir dos documentos bibliográficos da biblioteca universitária. Os objetivos específicos são: 1) identificar situações em que a biblioteca, a biblioteconomia e seus profissionais contribuíram para a universidade pública alcançar seus objetivos institucionais; e 2) mediar documentos bibliográficos produzidos pela UFF Campos para lhes atribuir novas camadas de sentido para a comunidade universitária. O referencial teórico baseia-se nas noções de biblioteca e documento. Nesse contexto, duas ferramentas da biblioteconomia e da ciência da informação foram utilizadas: a mediação de documentos e a observação da frequência de palavras em textos suficientemente longos. A mediação articulou a biblioteca universitária no ensino de metodologia de documentos, com foco em trabalhos de conclusão de curso (tcc), na divulgação científica e a graduação. A observação de frequência de palavras em textos suficientemente longos produzidos pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) articulou os estudos bibliométricos e da linguagem e a história das ciências com foco nas dissertações de mestrado, na comunicação científica e na pós-graduação. Desse modo, conclui-se que a biblioteca e a universidade, concebidas como interdisciplinares, contribuem para o desafio de articular disciplinas, instituições e regiões tão diferentes uma das outras. A biblioteconomia crítica apresenta-se como uma opção teórica vantajosa para análise da biblioteca no contexto das transformações da universidade no início do século XXI. Os tcc e as dissertações da UFF Campos exemplificam as funções comunicativa e constitutiva do documento, ao apresentarem evidências da atividade da instituição na região em que está localizada. A universidade vive um momento em que deve perseguir a indagação sobre seu papel e relevância para o presente. A biblioteca universitária, a biblioteconomia e o bibliotecário devem inserir-se nesse debate urgente e necessário.
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Os objetivos específicos são: 1) identificar situações em que a biblioteca, a biblioteconomia e seus profissionais contribuíram para a universidade pública alcançar seus objetivos institucionais; e 2) mediar documentos bibliográficos produzidos pela UFF Campos para lhes atribuir novas camadas de sentido para a comunidade universitária. O referencial teórico baseia-se nas noções de biblioteca e documento. Nesse contexto, duas ferramentas da biblioteconomia e da ciência da informação foram utilizadas: a mediação de documentos e a observação da frequência de palavras em textos suficientemente longos. A mediação articulou a biblioteca universitária no ensino de metodologia de documentos, com foco em trabalhos de conclusão de curso (tcc), na divulgação científica e a graduação. 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A universidade vive um momento em que deve perseguir a indagação sobre seu papel e relevância para o presente. A biblioteca universitária, a biblioteconomia e o bibliotecário devem inserir-se nesse debate urgente e necessário.This study takes place in the campus of the Universidade Federal Fluminense (Federal Fluminense University, UFF) located in the city of Campos dos Goytacazes, Brazil, and aims to analyse how the university influences its surroundings by the means of the Biblioteca Universitária de Campos dos Goytacazes (Campos dos Goytacazes\' Academic Library, BUCG) and the Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (Institute of Social Sciences and Regional Development, ESR). The main goal is to characterize the UFF Campos dos Goytacazes and its contexts based on bibliographical documents from its own academic library. Other goals include: 1. identify situations in which the library, its workforce and library science have helped the university to reach its institutional goals; 2. describe how the library mediates in the process of producing bibliographical documents inside the campus. This work is based on the notions of library and document. It makes use of two instruments of Library and Information Science\'s (LIS): mediation of documents and the use of frequency of words in long texts. The first one articulates the academic library function as a learning institution, with its focus on methods for documents created by students, such as final works (tcc) of undergraduate\'s degrees and its role as an agent of scientific popularization. The second instrument observes the frequency of words in texts produced by the Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (Postgraduate Program in Regional Development, Environment and Public Policies, PPGDAP). It articulates bibliometric studies, linguistics and science history focusing on master thesis, scientific communication and graduate courses. This thesis concludes that the cross-curricular relationship between library and university contributes positively to the challenge of articulating disciplines, institutions and regions that differ from each other. Critical library and information studies emerge as a theoretical option for analysing academic libraries in the early 21st century. Undergraduate and graduate works from the UFF Campos dos Goytacazes posit an evidence of scientific deeds in the region and depict the communicative and constitutive functions of a document. The contemporary university must question itself about its own relevance and its role in this time. Academic libraries, LIS and the professional librarians must take part in this urgent debate.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Marco Antonio deGomes, Thulio Pereira Dias2020-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-02032021-164317/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-02T23:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-02032021-164317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-02T23:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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