Oficinas temáticas como prática de construção do conhecimento científico no ensino de química: a busca por uma aprendizagem significativa e pelo desenvolvimento intelectual dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Thaís Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-28102020-180741/
Resumo: Sensibilizar os alunos para a necessidade de aprender Ciências, por meio de projetos que busquem fomentar uma reflexão, envolvendo-os e estimulando-os, transformando questões cotidianas em temas a serem tratados em sala de aula, possibilita um aprendizado mais significativo. Muitos alunos não entendem a importância do conhecimento científico, e buscar maneiras que colaborem com sua compreensão, facilitaria um processo de conscientização que está além dos muros da escola. Nesse sentido, a ideia principal desta pesquisa é a de intervir no processo de ensino e aprendizagem, tendo a contextualização e a experimentação investigativa, por meio da aplicação de Oficinas Temáticas com enfoque CTSA, como proposta pedagógica, de forma que as atividades contribuam para motivar os alunos a aprender Ciências, favorecendo sua educação científica, em um processo necessário à formação de um cidadão responsável e intelectualmente autônomo. O tema das Oficinas Temáticas foi \"combustíveis\", e participaram de suas 10 aulas um total de 224 alunos pertencentes à 3° série do Ensino Médio de duas diferentes escolas estaduais paulistas. Desse total, foram analisadas amostras com 25 alunos de uma escola e 27 alunos de outra. Um estudo piloto foi realizado em uma dessas escolas. Para conhecer as atitudes dos alunos, aplicou-se um conjunto de nove instrumentos e todas as aulas da oficina foram gravadas em áudio e vídeo. A análise desses instrumentos permitiu perceber um efeito significativo no processo de aprendizagem desses alunos, revelando um aprimoramento nos conceitos dos alunos, bem como nas reflexões por eles elaboradas. A realização das Oficinas Temáticas permitiu ao aluno argumentar, criar hipóteses, expor e discutir ideias com o grupo, e sobretudo, desenvolveu neles a capacidade de usar os conhecimentos e habilidades científicas no contexto do mundo real. A partir do papel mediador do professor, os alunos puderam vivenciar a Química durante a realização das Oficinas Temáticas e, consequentemente, puderam mudar sua visão em relação à Química, à Ciência e ao seu papel enquanto cidadão do mundo. Neste sentido, pode-se compreender a forma como a Química transformou a visão daqueles alunos.
id USP_f99608f3726518aa34a7518034188236
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28102020-180741
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Oficinas temáticas como prática de construção do conhecimento científico no ensino de química: a busca por uma aprendizagem significativa e pelo desenvolvimento intelectual dos alunosThematic workshops on the practice of building scientific knowledge in Chemistry Teaching: the search for meaningful learning and intellectual development of students.Aprendizagem de conceitosChemistry teachingCombustíveisConcept learningEnsino de QuímicaFuelsOficinas TemáticasThematic WorkshopsSensibilizar os alunos para a necessidade de aprender Ciências, por meio de projetos que busquem fomentar uma reflexão, envolvendo-os e estimulando-os, transformando questões cotidianas em temas a serem tratados em sala de aula, possibilita um aprendizado mais significativo. Muitos alunos não entendem a importância do conhecimento científico, e buscar maneiras que colaborem com sua compreensão, facilitaria um processo de conscientização que está além dos muros da escola. Nesse sentido, a ideia principal desta pesquisa é a de intervir no processo de ensino e aprendizagem, tendo a contextualização e a experimentação investigativa, por meio da aplicação de Oficinas Temáticas com enfoque CTSA, como proposta pedagógica, de forma que as atividades contribuam para motivar os alunos a aprender Ciências, favorecendo sua educação científica, em um processo necessário à formação de um cidadão responsável e intelectualmente autônomo. O tema das Oficinas Temáticas foi \"combustíveis\", e participaram de suas 10 aulas um total de 224 alunos pertencentes à 3° série do Ensino Médio de duas diferentes escolas estaduais paulistas. Desse total, foram analisadas amostras com 25 alunos de uma escola e 27 alunos de outra. Um estudo piloto foi realizado em uma dessas escolas. Para conhecer as atitudes dos alunos, aplicou-se um conjunto de nove instrumentos e todas as aulas da oficina foram gravadas em áudio e vídeo. A análise desses instrumentos permitiu perceber um efeito significativo no processo de aprendizagem desses alunos, revelando um aprimoramento nos conceitos dos alunos, bem como nas reflexões por eles elaboradas. A realização das Oficinas Temáticas permitiu ao aluno argumentar, criar hipóteses, expor e discutir ideias com o grupo, e sobretudo, desenvolveu neles a capacidade de usar os conhecimentos e habilidades científicas no contexto do mundo real. A partir do papel mediador do professor, os alunos puderam vivenciar a Química durante a realização das Oficinas Temáticas e, consequentemente, puderam mudar sua visão em relação à Química, à Ciência e ao seu papel enquanto cidadão do mundo. Neste sentido, pode-se compreender a forma como a Química transformou a visão daqueles alunos.Engaging students into school science through projects that seek to foster reflection, involving and stimulating them to learn, can be reached by transforming everyday issues into topics to be teaching in the classroom. As many students do not understand the importance of scientific knowledge, teachers should seek for ways to make them understand the role of science in society, helping them to develop an awareness that is beyond school. In this sense, the main goal of this research is to investigate a formative action designed by context-based and inquiry activities. A Thematic Workshop was applied, with a CTSE focus, aiming to motivate students to learn Science, in order to improve their scientific education, wich is part of a fundamental process of education a responsible and intellectually autonomous citizen. The Thematic Workshop explores \"fuels\" as the main theme, and a total of 224 students from the third grade of two different public high schools of Sao Paulo state attended the workshop and its 10 classes. From this total, we analyzed the data produced by 25 students from one school and 27 students from the other. A Pilot study was carried on one of these schools. In to know the students \'attitudes it was the applied a set of nine instruments and all the workshop classes were video recorded The analysis of these instruments allowed us to perceive a significant effect on the learning process of these students, revealing an improvement of the students\' concepts, as well as the reflections elaborated by them. Conducting the Thematic Workshops allowed the student to argue, hypothesize, expose and discuss ideas with the classmates, and above all, developed in them the ability to use scientific knowledge and skills in the real world context. From the teacher\'s mediating role, students were able to experience Chemistry during the Thematic Workshops and, consequently, were able to change their view in relation to Chemistry, Science and their role as citizens of the world. In this sense, one can understand how Chemistry has transformed the vision of those students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarcondes, Maria Eunice RibeiroRomero, Thaís Lopes2020-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-28102020-180741/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-12T01:50:44Zoai:teses.usp.br:tde-28102020-180741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-12T01:50:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas temáticas como prática de construção do conhecimento científico no ensino de química: a busca por uma aprendizagem significativa e pelo desenvolvimento intelectual dos alunos
Thematic workshops on the practice of building scientific knowledge in Chemistry Teaching: the search for meaningful learning and intellectual development of students.
title Oficinas temáticas como prática de construção do conhecimento científico no ensino de química: a busca por uma aprendizagem significativa e pelo desenvolvimento intelectual dos alunos
spellingShingle Oficinas temáticas como prática de construção do conhecimento científico no ensino de química: a busca por uma aprendizagem significativa e pelo desenvolvimento intelectual dos alunos
Romero, Thaís Lopes
Aprendizagem de conceitos
Chemistry teaching
Combustíveis
Concept learning
Ensino de Química
Fuels
Oficinas Temáticas
Thematic Workshops
title_short Oficinas temáticas como prática de construção do conhecimento científico no ensino de química: a busca por uma aprendizagem significativa e pelo desenvolvimento intelectual dos alunos
title_full Oficinas temáticas como prática de construção do conhecimento científico no ensino de química: a busca por uma aprendizagem significativa e pelo desenvolvimento intelectual dos alunos
title_fullStr Oficinas temáticas como prática de construção do conhecimento científico no ensino de química: a busca por uma aprendizagem significativa e pelo desenvolvimento intelectual dos alunos
title_full_unstemmed Oficinas temáticas como prática de construção do conhecimento científico no ensino de química: a busca por uma aprendizagem significativa e pelo desenvolvimento intelectual dos alunos
title_sort Oficinas temáticas como prática de construção do conhecimento científico no ensino de química: a busca por uma aprendizagem significativa e pelo desenvolvimento intelectual dos alunos
author Romero, Thaís Lopes
author_facet Romero, Thaís Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Romero, Thaís Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de conceitos
Chemistry teaching
Combustíveis
Concept learning
Ensino de Química
Fuels
Oficinas Temáticas
Thematic Workshops
topic Aprendizagem de conceitos
Chemistry teaching
Combustíveis
Concept learning
Ensino de Química
Fuels
Oficinas Temáticas
Thematic Workshops
description Sensibilizar os alunos para a necessidade de aprender Ciências, por meio de projetos que busquem fomentar uma reflexão, envolvendo-os e estimulando-os, transformando questões cotidianas em temas a serem tratados em sala de aula, possibilita um aprendizado mais significativo. Muitos alunos não entendem a importância do conhecimento científico, e buscar maneiras que colaborem com sua compreensão, facilitaria um processo de conscientização que está além dos muros da escola. Nesse sentido, a ideia principal desta pesquisa é a de intervir no processo de ensino e aprendizagem, tendo a contextualização e a experimentação investigativa, por meio da aplicação de Oficinas Temáticas com enfoque CTSA, como proposta pedagógica, de forma que as atividades contribuam para motivar os alunos a aprender Ciências, favorecendo sua educação científica, em um processo necessário à formação de um cidadão responsável e intelectualmente autônomo. O tema das Oficinas Temáticas foi \"combustíveis\", e participaram de suas 10 aulas um total de 224 alunos pertencentes à 3° série do Ensino Médio de duas diferentes escolas estaduais paulistas. Desse total, foram analisadas amostras com 25 alunos de uma escola e 27 alunos de outra. Um estudo piloto foi realizado em uma dessas escolas. Para conhecer as atitudes dos alunos, aplicou-se um conjunto de nove instrumentos e todas as aulas da oficina foram gravadas em áudio e vídeo. A análise desses instrumentos permitiu perceber um efeito significativo no processo de aprendizagem desses alunos, revelando um aprimoramento nos conceitos dos alunos, bem como nas reflexões por eles elaboradas. A realização das Oficinas Temáticas permitiu ao aluno argumentar, criar hipóteses, expor e discutir ideias com o grupo, e sobretudo, desenvolveu neles a capacidade de usar os conhecimentos e habilidades científicas no contexto do mundo real. A partir do papel mediador do professor, os alunos puderam vivenciar a Química durante a realização das Oficinas Temáticas e, consequentemente, puderam mudar sua visão em relação à Química, à Ciência e ao seu papel enquanto cidadão do mundo. Neste sentido, pode-se compreender a forma como a Química transformou a visão daqueles alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-28102020-180741/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-28102020-180741/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091160913739776