Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yanaze, Leandro Key Higuchi
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-10082009-105130/
Resumo: Esta pesquisa se insere nas linhas de investigação do Centro de Pesquisa ATOPOS, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sobre os aspectos teóricos das mídias digitais. Explora a interdisciplinaridade da comunicação digital, ressaltando os aspectos lúdicos e pedagógicos presentes na relação dialógica entre o homem e a tecnologia. Para tanto, desenvolve-se a discussão teórica de vários autores que tratam sobre tecnologia, comunicação digital, ludicidade e pedagogia. Contextualiza-se o universo dos videogames descrevendo as diversas gerações, plataformas e interações promovidas pelos diferentes gêneros de jogos. Por fim, é realizada a análise de alguns jogos como forma de sustentar o conceito de tecno-pedagogia proposto por este trabalho.
id USP_f9e25bbe13bd3998c675b2ba94635d74
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10082009-105130
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digitalTechno-Pedagogy: the entertainment and educational aspects of digital communicationComunicação digitalDigital communicationLudicidade PedagogiaPlayfulness PedagogyTechno-pedagogyTechnologyTecno-pedagogiaTecnologiaVideogameVideogameEsta pesquisa se insere nas linhas de investigação do Centro de Pesquisa ATOPOS, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sobre os aspectos teóricos das mídias digitais. Explora a interdisciplinaridade da comunicação digital, ressaltando os aspectos lúdicos e pedagógicos presentes na relação dialógica entre o homem e a tecnologia. Para tanto, desenvolve-se a discussão teórica de vários autores que tratam sobre tecnologia, comunicação digital, ludicidade e pedagogia. Contextualiza-se o universo dos videogames descrevendo as diversas gerações, plataformas e interações promovidas pelos diferentes gêneros de jogos. Por fim, é realizada a análise de alguns jogos como forma de sustentar o conceito de tecno-pedagogia proposto por este trabalho.This research falls within the lines of investigation of the Research Center ATOPOS, from the School of Communication and Arts of the University of Sao Paulo (ECA / USP) on the theoretical aspects of digital media. It explores the interdisciplinarity of digital communication, highlighting the entertainment and educational aspects in the dialogical relationship between man and technology. To this end, it develops a theoretical discussion of several authors who deal on technology, digital communication, leisure and education. It contexts the universe of videogames describing the different generations, platforms and interactions promoted by different genres of games. Finally, it performs the analysis of some games as a way to sustain the concept of \"techno-pedagogy\" proposed by this work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFelice, Massimo diYanaze, Leandro Key Higuchi2009-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-10082009-105130/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-10082009-105130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital
Techno-Pedagogy: the entertainment and educational aspects of digital communication
title Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital
spellingShingle Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital
Yanaze, Leandro Key Higuchi
Comunicação digital
Digital communication
Ludicidade Pedagogia
Playfulness Pedagogy
Techno-pedagogy
Technology
Tecno-pedagogia
Tecnologia
Videogame
Videogame
title_short Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital
title_full Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital
title_fullStr Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital
title_full_unstemmed Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital
title_sort Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital
author Yanaze, Leandro Key Higuchi
author_facet Yanaze, Leandro Key Higuchi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felice, Massimo di
dc.contributor.author.fl_str_mv Yanaze, Leandro Key Higuchi
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação digital
Digital communication
Ludicidade Pedagogia
Playfulness Pedagogy
Techno-pedagogy
Technology
Tecno-pedagogia
Tecnologia
Videogame
Videogame
topic Comunicação digital
Digital communication
Ludicidade Pedagogia
Playfulness Pedagogy
Techno-pedagogy
Technology
Tecno-pedagogia
Tecnologia
Videogame
Videogame
description Esta pesquisa se insere nas linhas de investigação do Centro de Pesquisa ATOPOS, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sobre os aspectos teóricos das mídias digitais. Explora a interdisciplinaridade da comunicação digital, ressaltando os aspectos lúdicos e pedagógicos presentes na relação dialógica entre o homem e a tecnologia. Para tanto, desenvolve-se a discussão teórica de vários autores que tratam sobre tecnologia, comunicação digital, ludicidade e pedagogia. Contextualiza-se o universo dos videogames descrevendo as diversas gerações, plataformas e interações promovidas pelos diferentes gêneros de jogos. Por fim, é realizada a análise de alguns jogos como forma de sustentar o conceito de tecno-pedagogia proposto por este trabalho.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-10082009-105130/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-10082009-105130/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256917019197440