Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-10082009-105130/ |
Resumo: | Esta pesquisa se insere nas linhas de investigação do Centro de Pesquisa ATOPOS, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sobre os aspectos teóricos das mídias digitais. Explora a interdisciplinaridade da comunicação digital, ressaltando os aspectos lúdicos e pedagógicos presentes na relação dialógica entre o homem e a tecnologia. Para tanto, desenvolve-se a discussão teórica de vários autores que tratam sobre tecnologia, comunicação digital, ludicidade e pedagogia. Contextualiza-se o universo dos videogames descrevendo as diversas gerações, plataformas e interações promovidas pelos diferentes gêneros de jogos. Por fim, é realizada a análise de alguns jogos como forma de sustentar o conceito de tecno-pedagogia proposto por este trabalho. |
id |
USP_f9e25bbe13bd3998c675b2ba94635d74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10082009-105130 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digitalTechno-Pedagogy: the entertainment and educational aspects of digital communicationComunicação digitalDigital communicationLudicidade PedagogiaPlayfulness PedagogyTechno-pedagogyTechnologyTecno-pedagogiaTecnologiaVideogameVideogameEsta pesquisa se insere nas linhas de investigação do Centro de Pesquisa ATOPOS, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sobre os aspectos teóricos das mídias digitais. Explora a interdisciplinaridade da comunicação digital, ressaltando os aspectos lúdicos e pedagógicos presentes na relação dialógica entre o homem e a tecnologia. Para tanto, desenvolve-se a discussão teórica de vários autores que tratam sobre tecnologia, comunicação digital, ludicidade e pedagogia. Contextualiza-se o universo dos videogames descrevendo as diversas gerações, plataformas e interações promovidas pelos diferentes gêneros de jogos. Por fim, é realizada a análise de alguns jogos como forma de sustentar o conceito de tecno-pedagogia proposto por este trabalho.This research falls within the lines of investigation of the Research Center ATOPOS, from the School of Communication and Arts of the University of Sao Paulo (ECA / USP) on the theoretical aspects of digital media. It explores the interdisciplinarity of digital communication, highlighting the entertainment and educational aspects in the dialogical relationship between man and technology. To this end, it develops a theoretical discussion of several authors who deal on technology, digital communication, leisure and education. It contexts the universe of videogames describing the different generations, platforms and interactions promoted by different genres of games. Finally, it performs the analysis of some games as a way to sustain the concept of \"techno-pedagogy\" proposed by this work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFelice, Massimo diYanaze, Leandro Key Higuchi2009-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-10082009-105130/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-10082009-105130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital Techno-Pedagogy: the entertainment and educational aspects of digital communication |
title |
Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital |
spellingShingle |
Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital Yanaze, Leandro Key Higuchi Comunicação digital Digital communication Ludicidade Pedagogia Playfulness Pedagogy Techno-pedagogy Technology Tecno-pedagogia Tecnologia Videogame Videogame |
title_short |
Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital |
title_full |
Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital |
title_fullStr |
Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital |
title_full_unstemmed |
Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital |
title_sort |
Tecno-pedagogia: os aspectos lúdicos e pedagógicos da comunicação digital |
author |
Yanaze, Leandro Key Higuchi |
author_facet |
Yanaze, Leandro Key Higuchi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Felice, Massimo di |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yanaze, Leandro Key Higuchi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação digital Digital communication Ludicidade Pedagogia Playfulness Pedagogy Techno-pedagogy Technology Tecno-pedagogia Tecnologia Videogame Videogame |
topic |
Comunicação digital Digital communication Ludicidade Pedagogia Playfulness Pedagogy Techno-pedagogy Technology Tecno-pedagogia Tecnologia Videogame Videogame |
description |
Esta pesquisa se insere nas linhas de investigação do Centro de Pesquisa ATOPOS, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sobre os aspectos teóricos das mídias digitais. Explora a interdisciplinaridade da comunicação digital, ressaltando os aspectos lúdicos e pedagógicos presentes na relação dialógica entre o homem e a tecnologia. Para tanto, desenvolve-se a discussão teórica de vários autores que tratam sobre tecnologia, comunicação digital, ludicidade e pedagogia. Contextualiza-se o universo dos videogames descrevendo as diversas gerações, plataformas e interações promovidas pelos diferentes gêneros de jogos. Por fim, é realizada a análise de alguns jogos como forma de sustentar o conceito de tecno-pedagogia proposto por este trabalho. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-10082009-105130/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-10082009-105130/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256917019197440 |