Relações entre competências e habilidades socioemocionais, adaptabilidade de carreira e empregabilidade em estagiários do ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-17072023-141759/ |
Resumo: | Em um mundo marcado por mudanças no modo de trabalhar e com novas exigências no mercado, torna-se necessário desenvolver competências socioemocionais, cognitivas e técnicas, visando o enfrentamento aos complexos desafios da vida cotidiana e do trabalho. No contexto universitário, como etapa preparatória da formação, o estágio requer destaque, pois possibilita aos estudantes maior conhecimento da realidade do mundo profissional, proporcionando-lhes experiência de trabalho e, ao mesmo tempo, maior conhecimento de si e das possibilidades de definição da identidade profissional. Este estudo focaliza a relação entre competências socioemocionais e de carreira em universitários. As competências socioemocionais são compreendidas como relevantes nas interações no ambiente de trabalho, exercendo um papel central na adaptabilidade de carreira e na empregabilidade. Desta forma, este estudo objetivou investigar as relações entre as competências socioemocionais com a adaptabilidade de carreira e a empregabilidade, em estagiários do ensino superior. Os objetivos secundários foram: (a) verificar possíveis relações entre as competências socioemocionais com a adaptabilidade de carreira e a empregabilidade, aferindo as correlações que possam existir entre elas; (b) aferir a capacidade preditiva das competências socioemocionais e da adaptabilidade de carreira em relação à autopercepção de empregabilidade; (c) aferir se há mediação da adaptabilidade de carreira na relação entre as competências socioemocionais e a empregabilidade. A amostra foi constituída por 273 estagiários universitários, na faixa etária entre 18 e 54 anos (média 25), que realizam estágio na região de Ribeirão Preto. Na primeira onda de coleta de dados buscou-se participantes via Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e na segunda onda abriu-se para ampla participação na mesma região. Realizou-se coleta online no google form por meio de quatro instrumentos: (a) \"Instrumento para Avaliação de Competências Socioemocionais\" (SENNA 2.0); (b) \"Escala de Autopercepção de Empregabilidade\"; (c) Escala de Adaptabilidade de Carreira; e (d) Questionário de identificação. Após esclarecimento sobre os objetivos da pesquisa e a anuência ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) os participantes responderam aos instrumentos. As informações foram redirecionadas a um banco de dados para serem inseridos no programa estatístico SPSS, versão 25. Os dados foram analisados por recursos a análises multivariadas (estatística descritiva, análises fatoriais confirmatórias e confiabilidade, análises de correlação, regressões e equações estruturais). Os resultados respondem ao objetivo principal do estudo, sendo encontradas correlações significativas entre as variáveis, bem como a presença de mediação total de adaptabilidade de carreira entre as competências socioemocionais e a empregabilidade. Espera-se contribuir com a produção do conhecimento sobre competências socioemocionais, adaptabilidade de carreira e empregabilidade, particularmente no contexto de atividades de estágio no ensino superior. A compreensão da relação entre as variáveis estudadas pode auxiliar com pistas para a intervenção com essa população. |
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Relações entre competências e habilidades socioemocionais, adaptabilidade de carreira e empregabilidade em estagiários do ensino superiorRelationships between competences and socio-emotional skills, career adaptability and employability in higher education internsAdaptabilidade de carreiraCareer adaptabilityCompetências socioemocionaisEmployabilityEmpregabilidadeEstagiário universitárioSocioemotional competencesUniversity internEm um mundo marcado por mudanças no modo de trabalhar e com novas exigências no mercado, torna-se necessário desenvolver competências socioemocionais, cognitivas e técnicas, visando o enfrentamento aos complexos desafios da vida cotidiana e do trabalho. No contexto universitário, como etapa preparatória da formação, o estágio requer destaque, pois possibilita aos estudantes maior conhecimento da realidade do mundo profissional, proporcionando-lhes experiência de trabalho e, ao mesmo tempo, maior conhecimento de si e das possibilidades de definição da identidade profissional. Este estudo focaliza a relação entre competências socioemocionais e de carreira em universitários. As competências socioemocionais são compreendidas como relevantes nas interações no ambiente de trabalho, exercendo um papel central na adaptabilidade de carreira e na empregabilidade. Desta forma, este estudo objetivou investigar as relações entre as competências socioemocionais com a adaptabilidade de carreira e a empregabilidade, em estagiários do ensino superior. Os objetivos secundários foram: (a) verificar possíveis relações entre as competências socioemocionais com a adaptabilidade de carreira e a empregabilidade, aferindo as correlações que possam existir entre elas; (b) aferir a capacidade preditiva das competências socioemocionais e da adaptabilidade de carreira em relação à autopercepção de empregabilidade; (c) aferir se há mediação da adaptabilidade de carreira na relação entre as competências socioemocionais e a empregabilidade. A amostra foi constituída por 273 estagiários universitários, na faixa etária entre 18 e 54 anos (média 25), que realizam estágio na região de Ribeirão Preto. Na primeira onda de coleta de dados buscou-se participantes via Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e na segunda onda abriu-se para ampla participação na mesma região. Realizou-se coleta online no google form por meio de quatro instrumentos: (a) \"Instrumento para Avaliação de Competências Socioemocionais\" (SENNA 2.0); (b) \"Escala de Autopercepção de Empregabilidade\"; (c) Escala de Adaptabilidade de Carreira; e (d) Questionário de identificação. Após esclarecimento sobre os objetivos da pesquisa e a anuência ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) os participantes responderam aos instrumentos. As informações foram redirecionadas a um banco de dados para serem inseridos no programa estatístico SPSS, versão 25. Os dados foram analisados por recursos a análises multivariadas (estatística descritiva, análises fatoriais confirmatórias e confiabilidade, análises de correlação, regressões e equações estruturais). Os resultados respondem ao objetivo principal do estudo, sendo encontradas correlações significativas entre as variáveis, bem como a presença de mediação total de adaptabilidade de carreira entre as competências socioemocionais e a empregabilidade. Espera-se contribuir com a produção do conhecimento sobre competências socioemocionais, adaptabilidade de carreira e empregabilidade, particularmente no contexto de atividades de estágio no ensino superior. A compreensão da relação entre as variáveis estudadas pode auxiliar com pistas para a intervenção com essa população.In a world marked by changes in the way of working and with new market demands, it is necessary to develop socioemotional, cognitive and technical skills, in order to face the complex challenges of everyday life and work. In the university context, as a preparatory stage of training, the internship requires emphasis, because it allows students to have more knowledge of the reality of the professional world, providing them with work experience and, at the same time, greater knowledge of themselves and of the possibilities of defining their professional identity. This study focuses on the relationship between socioemotional and career competencies in college students. Socioemotional competencies are understood to be relevant in interactions in the work environment, playing a central role in career adaptability and employability. Thus, this study aimed to investigate the relationships between socioemotional competencies with career adaptability and employability, in higher education trainees. The secondary objectives were: (a) to verify possible relations between socioemotional competences with career adaptability and employability, assessing the correlations that may exist between them; (b) to assess the predictive capacity of socioemotional competences and career adaptability in relation to self-perception of employability; (c) to assess whether there is mediation of career adaptability in the relation between socioemotional competences and employability. The sample was made up of 273 college interns, aged between 18 and 54 years (average 25), who carry out their internship in the region of Ribeirão Preto. In the first wave of data collection we sought participants via the Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), and in the second wave we opened up for wide participation in the same region. Online collection was done on Google form using four instruments: (a) \"Inventory for the Assessment of Social and Emotional Skills\" (SENNA 2.0); (b) \"Employability Self-Perception Scale\"; (c) Career Adapt-abilities Scale; and (d) Identification Questionnaire. After clarification about the research objectives and consent to the Informed Consent Form (ICF) the participants answered the instruments. The information was redirected to a database to be entered into the statistical program SPSS, version 25. Data were analyzed using multivariate analyses (descriptive statistics, confirmatory factor and reliability analyses, correlation analyses, regressions, and structural equations). The results answer the main objective of the study, and significant correlations were found among the variables, as well as the presence of total mediation of career adaptability between socioemotional competencies and employability. It is hoped to contribute to the production of knowledge about socioemotional competencies, career adaptability and employability, particularly in the context of internship activities in higher education. Understanding the relationship between the variables studied may assist with clues for intervention with this population.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Lucy Leal MeloBarbosa, Marcela de Moura Franco2023-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-17072023-141759/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPReter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-21T17:54:45Zoai:teses.usp.br:tde-17072023-141759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-21T17:54:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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