Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Licio, José Guilherme
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-02052019-154516/
Resumo: Neste trabalho discutimos aspectos de natureza da ciência presentes em discursos proferidos por ganhadores do Prêmio Nobel. Analisamos quatro palestras utilizando metodologia apoiada na Análise Textual Discursiva; as palestras analisadas foram as de Marie Curie proferida em 1911, Chandrasekhara Venkata Raman em 1930, Alexander Fleming em 1945 e Richard Feynman em 1965. A escolha deu-se pela popularidade desses cientistas segundo o website oficial da premiação. Os laureados são apresentados contextualmente considerando os contextos epistemológicos, sociais e culturais de cada período. Baseamo-nos na abordagem de ciência integral para analisar as fontes primárias em busca de conceitos relacionados a natureza da ciência. Com isso, temos por objetivo fornecer subsídios para que educadores científicos em formação tenham à disposição uma metodologia confiável para introduzir discussões de natureza da ciência em sala de aula, utilizando-se de fontes históricas primárias. A problematização de uma instituição de tamanha importância quanto o Prêmio Nobel é relevante para um ensino de ciências que tenha uma abordagem histórica, social e epistemológica. Por meio de fontes históricas primárias, podem ser explicitados e problematizados conceitos sobre como se desenvolve e se constrói o fazer científico em nossa sociedade.
id USP_fa5598e6d517f6618d5633e802481a56
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02052019-154516
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência IntegralNobel Prize: Official Lectures on the Whole Science PerspectiveAnálise Textual DiscursivaCiência IntegralEnsino de FísicaNature of ScienceNatureza da CiênciaNobel PrizePhysics TeachingPrêmio NobelWhole Science,Discursive Textual AnalysisNeste trabalho discutimos aspectos de natureza da ciência presentes em discursos proferidos por ganhadores do Prêmio Nobel. Analisamos quatro palestras utilizando metodologia apoiada na Análise Textual Discursiva; as palestras analisadas foram as de Marie Curie proferida em 1911, Chandrasekhara Venkata Raman em 1930, Alexander Fleming em 1945 e Richard Feynman em 1965. A escolha deu-se pela popularidade desses cientistas segundo o website oficial da premiação. Os laureados são apresentados contextualmente considerando os contextos epistemológicos, sociais e culturais de cada período. Baseamo-nos na abordagem de ciência integral para analisar as fontes primárias em busca de conceitos relacionados a natureza da ciência. Com isso, temos por objetivo fornecer subsídios para que educadores científicos em formação tenham à disposição uma metodologia confiável para introduzir discussões de natureza da ciência em sala de aula, utilizando-se de fontes históricas primárias. A problematização de uma instituição de tamanha importância quanto o Prêmio Nobel é relevante para um ensino de ciências que tenha uma abordagem histórica, social e epistemológica. Por meio de fontes históricas primárias, podem ser explicitados e problematizados conceitos sobre como se desenvolve e se constrói o fazer científico em nossa sociedade.We discuss Nature of Science aspects presented in the official Nobel Lectures. We analyze 4 lectures using a methodology which is based on Discursive Textual Analysis: Marie Curie\"s in 1911, Chandrasekhara Venkata Raman\"s in 1930, Alexander Fleming\"s in 1945 and Richard Feynman\"s in 1965. These lectures were selected based on the laureates\" popularity among general public according to the official Nobel website. Laureates are presented considering epistemological, social and cultural contexts in each period. The whole science approach is used in order to read the primary sources seeking concepts related to nature of science. Our aim is to provide trustful methodologies and sources directed to undergraduated scientific educators, in order to introduce discussions on nature of science in classroom. It is relevant to approach critically such important institutions to the sciences as the Nobel Prize in a teaching program that envises an historical, social and epistemological approach. By using primary historical sources, we can foster discussions about concepts on how science is developed and constructed in our society.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Cibelle CelestinoLicio, José Guilherme2018-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-02052019-154516/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:27:54Zoai:teses.usp.br:tde-02052019-154516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:27:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral
Nobel Prize: Official Lectures on the Whole Science Perspective
title Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral
spellingShingle Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral
Licio, José Guilherme
Análise Textual Discursiva
Ciência Integral
Ensino de Física
Nature of Science
Natureza da Ciência
Nobel Prize
Physics Teaching
Prêmio Nobel
Whole Science,Discursive Textual Analysis
title_short Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral
title_full Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral
title_fullStr Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral
title_full_unstemmed Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral
title_sort Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral
author Licio, José Guilherme
author_facet Licio, José Guilherme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Cibelle Celestino
dc.contributor.author.fl_str_mv Licio, José Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Textual Discursiva
Ciência Integral
Ensino de Física
Nature of Science
Natureza da Ciência
Nobel Prize
Physics Teaching
Prêmio Nobel
Whole Science,Discursive Textual Analysis
topic Análise Textual Discursiva
Ciência Integral
Ensino de Física
Nature of Science
Natureza da Ciência
Nobel Prize
Physics Teaching
Prêmio Nobel
Whole Science,Discursive Textual Analysis
description Neste trabalho discutimos aspectos de natureza da ciência presentes em discursos proferidos por ganhadores do Prêmio Nobel. Analisamos quatro palestras utilizando metodologia apoiada na Análise Textual Discursiva; as palestras analisadas foram as de Marie Curie proferida em 1911, Chandrasekhara Venkata Raman em 1930, Alexander Fleming em 1945 e Richard Feynman em 1965. A escolha deu-se pela popularidade desses cientistas segundo o website oficial da premiação. Os laureados são apresentados contextualmente considerando os contextos epistemológicos, sociais e culturais de cada período. Baseamo-nos na abordagem de ciência integral para analisar as fontes primárias em busca de conceitos relacionados a natureza da ciência. Com isso, temos por objetivo fornecer subsídios para que educadores científicos em formação tenham à disposição uma metodologia confiável para introduzir discussões de natureza da ciência em sala de aula, utilizando-se de fontes históricas primárias. A problematização de uma instituição de tamanha importância quanto o Prêmio Nobel é relevante para um ensino de ciências que tenha uma abordagem histórica, social e epistemológica. Por meio de fontes históricas primárias, podem ser explicitados e problematizados conceitos sobre como se desenvolve e se constrói o fazer científico em nossa sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-02052019-154516/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-02052019-154516/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256605757800448