Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-02052019-154516/ |
Resumo: | Neste trabalho discutimos aspectos de natureza da ciência presentes em discursos proferidos por ganhadores do Prêmio Nobel. Analisamos quatro palestras utilizando metodologia apoiada na Análise Textual Discursiva; as palestras analisadas foram as de Marie Curie proferida em 1911, Chandrasekhara Venkata Raman em 1930, Alexander Fleming em 1945 e Richard Feynman em 1965. A escolha deu-se pela popularidade desses cientistas segundo o website oficial da premiação. Os laureados são apresentados contextualmente considerando os contextos epistemológicos, sociais e culturais de cada período. Baseamo-nos na abordagem de ciência integral para analisar as fontes primárias em busca de conceitos relacionados a natureza da ciência. Com isso, temos por objetivo fornecer subsídios para que educadores científicos em formação tenham à disposição uma metodologia confiável para introduzir discussões de natureza da ciência em sala de aula, utilizando-se de fontes históricas primárias. A problematização de uma instituição de tamanha importância quanto o Prêmio Nobel é relevante para um ensino de ciências que tenha uma abordagem histórica, social e epistemológica. Por meio de fontes históricas primárias, podem ser explicitados e problematizados conceitos sobre como se desenvolve e se constrói o fazer científico em nossa sociedade. |
id |
USP_fa5598e6d517f6618d5633e802481a56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-02052019-154516 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência IntegralNobel Prize: Official Lectures on the Whole Science PerspectiveAnálise Textual DiscursivaCiência IntegralEnsino de FísicaNature of ScienceNatureza da CiênciaNobel PrizePhysics TeachingPrêmio NobelWhole Science,Discursive Textual AnalysisNeste trabalho discutimos aspectos de natureza da ciência presentes em discursos proferidos por ganhadores do Prêmio Nobel. Analisamos quatro palestras utilizando metodologia apoiada na Análise Textual Discursiva; as palestras analisadas foram as de Marie Curie proferida em 1911, Chandrasekhara Venkata Raman em 1930, Alexander Fleming em 1945 e Richard Feynman em 1965. A escolha deu-se pela popularidade desses cientistas segundo o website oficial da premiação. Os laureados são apresentados contextualmente considerando os contextos epistemológicos, sociais e culturais de cada período. Baseamo-nos na abordagem de ciência integral para analisar as fontes primárias em busca de conceitos relacionados a natureza da ciência. Com isso, temos por objetivo fornecer subsídios para que educadores científicos em formação tenham à disposição uma metodologia confiável para introduzir discussões de natureza da ciência em sala de aula, utilizando-se de fontes históricas primárias. A problematização de uma instituição de tamanha importância quanto o Prêmio Nobel é relevante para um ensino de ciências que tenha uma abordagem histórica, social e epistemológica. Por meio de fontes históricas primárias, podem ser explicitados e problematizados conceitos sobre como se desenvolve e se constrói o fazer científico em nossa sociedade.We discuss Nature of Science aspects presented in the official Nobel Lectures. We analyze 4 lectures using a methodology which is based on Discursive Textual Analysis: Marie Curie\"s in 1911, Chandrasekhara Venkata Raman\"s in 1930, Alexander Fleming\"s in 1945 and Richard Feynman\"s in 1965. These lectures were selected based on the laureates\" popularity among general public according to the official Nobel website. Laureates are presented considering epistemological, social and cultural contexts in each period. The whole science approach is used in order to read the primary sources seeking concepts related to nature of science. Our aim is to provide trustful methodologies and sources directed to undergraduated scientific educators, in order to introduce discussions on nature of science in classroom. It is relevant to approach critically such important institutions to the sciences as the Nobel Prize in a teaching program that envises an historical, social and epistemological approach. By using primary historical sources, we can foster discussions about concepts on how science is developed and constructed in our society.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Cibelle CelestinoLicio, José Guilherme2018-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-02052019-154516/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:27:54Zoai:teses.usp.br:tde-02052019-154516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:27:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral Nobel Prize: Official Lectures on the Whole Science Perspective |
title |
Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral |
spellingShingle |
Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral Licio, José Guilherme Análise Textual Discursiva Ciência Integral Ensino de Física Nature of Science Natureza da Ciência Nobel Prize Physics Teaching Prêmio Nobel Whole Science,Discursive Textual Analysis |
title_short |
Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral |
title_full |
Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral |
title_fullStr |
Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral |
title_full_unstemmed |
Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral |
title_sort |
Prêmio Nobel: Palestras Oficiais sob a Perspectiva da Ciência Integral |
author |
Licio, José Guilherme |
author_facet |
Licio, José Guilherme |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Cibelle Celestino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Licio, José Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Textual Discursiva Ciência Integral Ensino de Física Nature of Science Natureza da Ciência Nobel Prize Physics Teaching Prêmio Nobel Whole Science,Discursive Textual Analysis |
topic |
Análise Textual Discursiva Ciência Integral Ensino de Física Nature of Science Natureza da Ciência Nobel Prize Physics Teaching Prêmio Nobel Whole Science,Discursive Textual Analysis |
description |
Neste trabalho discutimos aspectos de natureza da ciência presentes em discursos proferidos por ganhadores do Prêmio Nobel. Analisamos quatro palestras utilizando metodologia apoiada na Análise Textual Discursiva; as palestras analisadas foram as de Marie Curie proferida em 1911, Chandrasekhara Venkata Raman em 1930, Alexander Fleming em 1945 e Richard Feynman em 1965. A escolha deu-se pela popularidade desses cientistas segundo o website oficial da premiação. Os laureados são apresentados contextualmente considerando os contextos epistemológicos, sociais e culturais de cada período. Baseamo-nos na abordagem de ciência integral para analisar as fontes primárias em busca de conceitos relacionados a natureza da ciência. Com isso, temos por objetivo fornecer subsídios para que educadores científicos em formação tenham à disposição uma metodologia confiável para introduzir discussões de natureza da ciência em sala de aula, utilizando-se de fontes históricas primárias. A problematização de uma instituição de tamanha importância quanto o Prêmio Nobel é relevante para um ensino de ciências que tenha uma abordagem histórica, social e epistemológica. Por meio de fontes históricas primárias, podem ser explicitados e problematizados conceitos sobre como se desenvolve e se constrói o fazer científico em nossa sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-02052019-154516/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-02052019-154516/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256605757800448 |