A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marcel de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2362
Resumo: O texto trata da quase ausência de mulheres nas principais academias científicas do Brasil e entre os vencedores do Prêmio Nobel e como tal fato ajuda a desestimular que alunas ingressem nas carreiras científicas, já que, inconscientemente, essas instituições passam a ideia de que a ciência é masculina, processo sociocultural que se autoalimenta. A partir da Teoria do Reconhecimento e de um breve histórico sobre as primeiras mulheres que entraram na ANM e na ABC (respectivamente, Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Ciências), aqui se argumenta que a maior inserção de mulheres nessas instituições assim como maior divulgação da vida e obra de mulheres cientistas encorajaria que mais estudantes do sexo feminino se interessassem pelas carreiras acadêmicas.
id UNIR-3_0cb5decd35b990b562ca289b94539478
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/2362
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileirasThe irrisory representation of female on Nobel prize and on brazilian scientific academiesA irrisoria representación femenina en el premio Nobel y en las academias científicas brasileñasMulheres Cientistas. Teoria do Reconhecimento. Academias de Ciência. Prêmio Nobel.370Women in Science. Recognition Theory. Academies of Science. Nobel Prize.Mujeres científicas. Teoría del Reconocimiento. Academias de Ciencias. Prémio Nobel.O texto trata da quase ausência de mulheres nas principais academias científicas do Brasil e entre os vencedores do Prêmio Nobel e como tal fato ajuda a desestimular que alunas ingressem nas carreiras científicas, já que, inconscientemente, essas instituições passam a ideia de que a ciência é masculina, processo sociocultural que se autoalimenta. A partir da Teoria do Reconhecimento e de um breve histórico sobre as primeiras mulheres que entraram na ANM e na ABC (respectivamente, Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Ciências), aqui se argumenta que a maior inserção de mulheres nessas instituições assim como maior divulgação da vida e obra de mulheres cientistas encorajaria que mais estudantes do sexo feminino se interessassem pelas carreiras acadêmicas.The text deals about the almost absence of women in the principal scientific academies of Brazil and between the Nobel winners and how this fact supports to discourage that female students to join the academic career, whereas, unconsciously, these institutions diffuse the idea that the science is masculine, social and cultural process in self feedback. From the Recognition Theory and from a brief historic about the earliest women that came in the ANM and in the ABC (Academia Nacional de Medicina and Academia Brasileira de Ciências, respectively), here is argued that more inclusion of women in these institutions as well as a wider dissemination of life and work of women scientists would encourage more female students to become interested for academic careers.El artículo trata de la casi inexistencia de mujeres en las principales academias científicas de Brasil y entre los vencedores del premio Nobel, y de cómo éste fenómeno favorece el desinterés de estudiantes del sexo femenino a ingresar en las carreras académicas, pues, inconscientemente, esas instituciones transmiten la idea de que la ciencia es masculina, proceso sociocultural que se autoalimenta. Desde la Teoría del Reconocimiento y desde un breve histórico sobre las primeras mujeres que entraron en la ANM y en la ABC (respectivamente, Academia Nacional de Medicina y Academia Brasileira de Ciências), aquí se argumenta que una más fuerte inclusión de mujeres en esas instituciones así como una más amplia divulgación acerca de la vida y del trabajo de mujeres científicas podría incentivar a estudiantes del sexo femenino a interesarse por carreras académicas.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/236210.26568/2359-2087.2017.2362EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 144-1582359-20872359-2087reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2362/2146Copyright (c) 2018 Arrayinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Marcel de Almeida2018-01-06T04:35:56Zoai:periodicos.unir.br:article/2362Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-01-06T04:35:56Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras
The irrisory representation of female on Nobel prize and on brazilian scientific academies
A irrisoria representación femenina en el premio Nobel y en las academias científicas brasileñas
title A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras
spellingShingle A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras
Freitas, Marcel de Almeida
Mulheres Cientistas. Teoria do Reconhecimento. Academias de Ciência. Prêmio Nobel.
370
Women in Science. Recognition Theory. Academies of Science. Nobel Prize.
Mujeres científicas. Teoría del Reconocimiento. Academias de Ciencias. Prémio Nobel.
title_short A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras
title_full A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras
title_fullStr A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras
title_full_unstemmed A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras
title_sort A irrisória representação feminina no prêmio Nobel e nas academias científicas brasileiras
author Freitas, Marcel de Almeida
author_facet Freitas, Marcel de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marcel de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres Cientistas. Teoria do Reconhecimento. Academias de Ciência. Prêmio Nobel.
370
Women in Science. Recognition Theory. Academies of Science. Nobel Prize.
Mujeres científicas. Teoría del Reconocimiento. Academias de Ciencias. Prémio Nobel.
topic Mulheres Cientistas. Teoria do Reconhecimento. Academias de Ciência. Prêmio Nobel.
370
Women in Science. Recognition Theory. Academies of Science. Nobel Prize.
Mujeres científicas. Teoría del Reconocimiento. Academias de Ciencias. Prémio Nobel.
description O texto trata da quase ausência de mulheres nas principais academias científicas do Brasil e entre os vencedores do Prêmio Nobel e como tal fato ajuda a desestimular que alunas ingressem nas carreiras científicas, já que, inconscientemente, essas instituições passam a ideia de que a ciência é masculina, processo sociocultural que se autoalimenta. A partir da Teoria do Reconhecimento e de um breve histórico sobre as primeiras mulheres que entraram na ANM e na ABC (respectivamente, Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Ciências), aqui se argumenta que a maior inserção de mulheres nessas instituições assim como maior divulgação da vida e obra de mulheres cientistas encorajaria que mais estudantes do sexo feminino se interessassem pelas carreiras acadêmicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2362
10.26568/2359-2087.2017.2362
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2362
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2017.2362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2362/2146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Array
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Array
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 4 n. 9 (2017); 144-158
2359-2087
2359-2087
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542071758848