Protagonismo infantil na América Latina: metodologias participativas na vida das crianças das classes populares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albardía, Maria Teresa Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-23052019-135522/
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa-intervenção que aborda o protagonismo infantil na América Latina, com o objetivo de pensar, desenhar, propor, implementar e analisar um método participativo para a revitalização e ocupação consciente de espaços públicos degradados, a partir do olhar e da experiência da criança da e na periferia. Partindo de cinco pilares fundamentais, que norteiam e permeiam o trabalho como um todo, o Co-Criança, nasce como um projeto de pesquisa, se torna um Método e constitui finalmente um coletivo, que devolve o protagonismo às crianças, como agentes, usuárias e possíveis transformadoras de todos os espaços que estão em volta delas. A saber, os cinco pilares: o Diálogo, a Cooperação, a Educação Socio-Ambiental, a Autonomia e a Liberdade, são colocados como as bases inspiradoras da análise, desenho e implementação de cada processo e resultado do trabalho desenvolvido pelo Co-Criança. A primeira expêriencia do coletivo, que ocupa a este texto desmembrar, foi efetivada junto com as crianças e a comunidade educativa do Centro da Criança e do Adolescente Elisa Maria, localizado na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. A práxis freiriana, a Metodología Comunicativa Crítica e Una Escuela Sustentable; servirão como inspiração para desenvolver com as crianças as vozes e as vezes das quais tanto precisam. Serão as ferramentas por meio das quais a pesquisadora consegue incentivar a criança a fazer uso do poder da sua palavra, no processo de se tornar protagonista dos espaços que ela pretende e deve ocupar na esfera pública. Por meio da sistematização de oito oficinas, teremos o Método Co-Criança, como principal produto deste trabalho, que consegue tirar a criança das salas de aula e levá-la pras ruas, onde vivencia uma educação integral. A proposta do Co- Criança parte do desejo de fomentar a co-responsabilidade de todos os atores sociais e não só das instituições educativas, para com a criança: pois ela deverá ocupar, de forma consciente, os espaços livres da periferia, sendo sujeito e não assujeitada às decisões da vida adulta. A criança, neste Método, gera conhecimento a partir da sua própria experiência, pareceres e o próprio olhar sobre a comunidade à que pertence; e consegue resgatar o seu poder de mudar os espaços públicos da periferia que pretende usufruir-, sem ser mudada de lá. Por meio do Co-Criança, a criança e a comunidade local se tornam parte ativa e fundamental do grupo de pesquisa, integrando academia e sociedade civil na reconstrução de saberes multidisciplinares sobre a região latinoamericana. Assim, este trabalho defende a convivência da criança com todas as outras partes da sociedade, a inseri como responsável e merecedora dos seus direitos e deveres como cidadã; incentiva a escuta de seus pontos de vista, por parte de jovens, adultos e idosos que, ao longo do país e da região, costumam isolá-la e ignorá-la. E, por último, faz das metodologias participativas uma possibilidade excepcional para tornar projetos que nascem das vontades coletivas da própria comunidade, politicas públicas que poderão contribuir com a integração de diversas camadas da nossa sociedade, com a integração da América Latina.
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Partindo de cinco pilares fundamentais, que norteiam e permeiam o trabalho como um todo, o Co-Criança, nasce como um projeto de pesquisa, se torna um Método e constitui finalmente um coletivo, que devolve o protagonismo às crianças, como agentes, usuárias e possíveis transformadoras de todos os espaços que estão em volta delas. A saber, os cinco pilares: o Diálogo, a Cooperação, a Educação Socio-Ambiental, a Autonomia e a Liberdade, são colocados como as bases inspiradoras da análise, desenho e implementação de cada processo e resultado do trabalho desenvolvido pelo Co-Criança. A primeira expêriencia do coletivo, que ocupa a este texto desmembrar, foi efetivada junto com as crianças e a comunidade educativa do Centro da Criança e do Adolescente Elisa Maria, localizado na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo. A práxis freiriana, a Metodología Comunicativa Crítica e Una Escuela Sustentable; servirão como inspiração para desenvolver com as crianças as vozes e as vezes das quais tanto precisam. Serão as ferramentas por meio das quais a pesquisadora consegue incentivar a criança a fazer uso do poder da sua palavra, no processo de se tornar protagonista dos espaços que ela pretende e deve ocupar na esfera pública. Por meio da sistematização de oito oficinas, teremos o Método Co-Criança, como principal produto deste trabalho, que consegue tirar a criança das salas de aula e levá-la pras ruas, onde vivencia uma educação integral. A proposta do Co- Criança parte do desejo de fomentar a co-responsabilidade de todos os atores sociais e não só das instituições educativas, para com a criança: pois ela deverá ocupar, de forma consciente, os espaços livres da periferia, sendo sujeito e não assujeitada às decisões da vida adulta. A criança, neste Método, gera conhecimento a partir da sua própria experiência, pareceres e o próprio olhar sobre a comunidade à que pertence; e consegue resgatar o seu poder de mudar os espaços públicos da periferia que pretende usufruir-, sem ser mudada de lá. Por meio do Co-Criança, a criança e a comunidade local se tornam parte ativa e fundamental do grupo de pesquisa, integrando academia e sociedade civil na reconstrução de saberes multidisciplinares sobre a região latinoamericana. Assim, este trabalho defende a convivência da criança com todas as outras partes da sociedade, a inseri como responsável e merecedora dos seus direitos e deveres como cidadã; incentiva a escuta de seus pontos de vista, por parte de jovens, adultos e idosos que, ao longo do país e da região, costumam isolá-la e ignorá-la. E, por último, faz das metodologias participativas uma possibilidade excepcional para tornar projetos que nascem das vontades coletivas da própria comunidade, politicas públicas que poderão contribuir com a integração de diversas camadas da nossa sociedade, com a integração da América Latina.This project consists of a research-intervention which addresses the \"children\'s protagonism\" in Latin America with the objective of thinking, drawing, suggest, implement and analyse a participative method for the revitalization and conscious occupation of degraded public spaces, from the perspective and experience of children from the suburbs. Based on five fundamental pilars that orient and permeate the work, the Co-Criança starts as a research Project, becomes a method and finally originates a group of people which aims to deliver the protagonism back to the children as agents, users and possible change-makers of the spaces surrounding them. The five pillars -Dialogue, Cooperation, Social-Environment Education, Autonomy and Freedom- are the inspiring bases of the analysis, development and implementation of each process; and the achievement of the Co-criança\'s work. The first group experience was developed with the children of the educational community of \"Centro da Criança e do Adolescente Elisa Maria\" located in Brasilândia, North Zone of São Paulo City, Brazil. The Paulo Freire´s praxis, the Critical Communicative Methodology and the Una Escuela Sustentable´s case; will inspire the process of giving the children the voice and opportunity, that they need so much. They will be the tools through which the researcher can encourage children to make use of the power of their voice in the process of becoming protagonist and transforming the spaces they intend and must occupy in the public sphere. Through the systematization of eight workshops, it will have as a result the Co- Crianças Method, which is the main product of this project, that eventually will take the children out of classrooms and bring them to the outside, where they can experience an integral education. The Co-Criança\'s proposal starts from the desire to foster the coresponsibility of all social stakeholders and not only of the educational institutions, towards the children: because they must consciously occupy the free spaces of the suburbs, being active and not only passive characters from adult\'s decisions. The children, in the Co-Criança Method, generates knowledge from their own experience, opinions and their own view of the community from where they belong; and it enables them to rescue their power to change the public spaces of the suburbs where they will be able to use and enjoy, without the need to be moved from there. From Co-Criança\'s approach, the children and the community become an active and fundamental part of the research group, by integrating the Academy and Civil society on the rebuild of multidisciplinary knowledge about Latin America. Therefore this work defends the coexistence of the children together with all the other parts of the society, inserting them as responsible and worthy for their rights and duties as citizens, encourages the attention for their points of view, by young people, adults and the elderly who throughout the country and the region, usually isolate and ignore them. It makes the participative methodologies an exceptional possibility to make cooperative projects that rise from the community\'s own desire; public policies that can contribute with the integration of several layers of our society, with the integration of Latin America.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Marilene Proença Rebello deAlbardía, Maria Teresa Santos2019-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-23052019-135522/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-23052019-135522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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