Relações interpessoais na interação midiática: recursos de envolvimento na constituição de práticas discursivas de conselho em revistas de nicho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rafaela Baracat Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-24112016-132206/
Resumo: Nesta pesquisa, temos por objeto de estudo o envolvimento interpessoal. Buscamos descrever um conjunto de opções linguísticas que constitui uma atividade interativa e que tenham por finalidade gerenciar o contato com o leitor. Nosso objetivo é analisar o papel do envolvimento e delinear sua rede de recursos na construção das relações interpessoais. Para tanto, investigamos textos produzidos no âmbito da interação midiática, em particular em revistas de nicho, uma vez que favorecem a particularidade da relação com o público alvo, empregando em suas publicações estratégias para criar afinidade e identificação com o mercado consumidor, além de investir na atratividade dos textos. Selecionamos como corpus um espaço interativo composto por cartas de leitores e respostas das revistas às perguntas enviadas no caso, por homens adultos, mulheres adultas e mulheres adolescentes , que constituem os textos das seções Pergunte à Vizinha e Pergunte ao Beto, o Barman (revista Mens Health), Pergunte ao Amigo Gay e Pergunte ao Vizinho (revista Womens Health) e Arrasa! Ficadas e rolos (revista Atrevida). Por oferecer soluções sucintas para situaçõesproblema do cotidiano, tais seções caracterizam-se como prática discursiva de aconselhamento, e, para analisá-las, respaldamo-nos na abordagem sistêmico-funcional, com foco na metafunção interpessoal, a fim de depreender os recursos responsáveis pela construção do envolvimento, complementando com estudos a respeito do que ocorre na dinâmica da interação, para verificar de que maneira são efetivados a solidariedade e o estreitamento dos vínculos entre revista de nicho e leitor. Particularmente, fundamentamo-nos na concepção e nas categorias propostas por Gonçalves Segundo (2011), e, em diálogo com essa perspectiva, a partir da análise do corpus, pudemos ampliar a rede de opções linguísticas que constroem vínculos e buscam atrair a atenção dos leitores. Os resultados da investigação apontam variadas opções paradigmáticas que desempenham a função de tracionar e atrair o leitor e que formam a rede de envolvimento, bem como revelam o papel de relevância dos recursos dessa rede na prática de conselhos em revistas de nicho, por possibilitar que efeitos de empatia sejam neles insculpidos, sinalizando padrões interpessoais que enfatizam o gerenciamento interativo.
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Para tanto, investigamos textos produzidos no âmbito da interação midiática, em particular em revistas de nicho, uma vez que favorecem a particularidade da relação com o público alvo, empregando em suas publicações estratégias para criar afinidade e identificação com o mercado consumidor, além de investir na atratividade dos textos. Selecionamos como corpus um espaço interativo composto por cartas de leitores e respostas das revistas às perguntas enviadas no caso, por homens adultos, mulheres adultas e mulheres adolescentes , que constituem os textos das seções Pergunte à Vizinha e Pergunte ao Beto, o Barman (revista Mens Health), Pergunte ao Amigo Gay e Pergunte ao Vizinho (revista Womens Health) e Arrasa! Ficadas e rolos (revista Atrevida). Por oferecer soluções sucintas para situaçõesproblema do cotidiano, tais seções caracterizam-se como prática discursiva de aconselhamento, e, para analisá-las, respaldamo-nos na abordagem sistêmico-funcional, com foco na metafunção interpessoal, a fim de depreender os recursos responsáveis pela construção do envolvimento, complementando com estudos a respeito do que ocorre na dinâmica da interação, para verificar de que maneira são efetivados a solidariedade e o estreitamento dos vínculos entre revista de nicho e leitor. Particularmente, fundamentamo-nos na concepção e nas categorias propostas por Gonçalves Segundo (2011), e, em diálogo com essa perspectiva, a partir da análise do corpus, pudemos ampliar a rede de opções linguísticas que constroem vínculos e buscam atrair a atenção dos leitores. Os resultados da investigação apontam variadas opções paradigmáticas que desempenham a função de tracionar e atrair o leitor e que formam a rede de envolvimento, bem como revelam o papel de relevância dos recursos dessa rede na prática de conselhos em revistas de nicho, por possibilitar que efeitos de empatia sejam neles insculpidos, sinalizando padrões interpessoais que enfatizam o gerenciamento interativo.This research aims to study the interpersonal involvement. We seek to describe a set of linguistic options that constitutes an interactive activity and whose purpose is to manage the contact with the reader. Our objective is analyzing the role of involvement and delineating its network resources in the construction of interpersonal relations. To this end, we investigate texts produced within a mediatic interaction approach, specifically in Brazilian niche magazines, in view of the fact that they foster the relation with the targeted public, embracing in their publications strategies to promote bonding and identification with the consumer market, besides investing in attractiveness of the texts. We have selected as corpus an interactive space formed by letters from readers and replies from the magazines to the questions sent by adult men and women, and teenage girls, which compound the texts of the sections Pergunte à Vizinha and Pergunte ao Beto, o Barman (Mens Health), Pergunte ao Amigo Gay and Pergunte ao Vizinho (Womens Health) and Arrasa! Ficadas e rolos (Atrevida). Since they offer simple solutions for daily-basis problems, those sections are characterized as discursive practice of counselling, and, in order to analyze them we employed the systemic functional approach, focusing on interpersonal metafunction, so as to understand the responsible resources in the construction of involvement, adding studies regarding the dynamics of interaction in order that it is possible to verify solidarity and interpersonal bonds between niche magazine and the reader. Particularly, we are based on the conception and categories proposed by Gonçalves Segundo (2011), and, in dialogue with this perspective, from the analysis of the corpus, it was possible to extend the network linguistic options that build bonds and seek to attract the attention of readers. The results of the investigation suggest a varied number of paradigmatic options which perform the function of traction and attract the reader, build an involvement network, as well as reveal the role of relevance of these network resources in the practice of counselling in niche magazines due to the allowance-insertion of empathy effects, signaling to interpersonal patterns which emphasize the interaction management.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de OliveiraRodrigues, Rafaela Baracat Ribeiro2016-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-24112016-132206/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:29Zoai:teses.usp.br:tde-24112016-132206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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